Cerca de 200 iniciativas, promovidas pela Câmara e diversas entidades de Viana do Castelo celebram, ao longo do ano, os 50 anos da revolução do 25 de abril de 1974.
Na conferência de imprensa de apresentação do programa, realizada no museu de Artes Decorativas, a coordenadora da Comissão Promotora das Comemorações Populares do 25 de Abril, função que por inerência cabe à presidente do Centro Cultural do Alto Minho, Maria José Guerreiro foram apresentadas 30 iniciativas que vão decorrer entre sábado e 05 de outubro.
A responsável referiu que desde janeiro já decorreram 20 eventos de evocação dos 50 anos do 25 de abril e que até 2025, serão realizadas mais ações por se tratar de um programa aberto a novas propostas.
Maria José Guerreiro explicou que o programa resulta da contribuição de uma comissão de honra, composta por 61 entidades, desde individualidades dos vários setores da sociedade, representantes de todos os agrupamentos políticos da Assembleia Municipal, diretores de agrupamentos de escolas públicas e privadas, presidentes das Juntas e Uniões de Freguesia, pessoas representativas de variadas profissões, entre outros.
Aquela comissão de honra foi constituída por proposta do presidente da Câmara, Luís Nobre, que hoje, presente da apresentação do programa justificou a iniciativa com a “obrigação que cabe todos cuidarem” dos valores de abril.
“Sentimos que nos comprometia a todos uma convocatória coletiva para celebrar estes 50 anos e para projetarmos os próximos 50 anos para demonstrarmos que a sociedade assimilou verdadeiramente os valores de abril. Todos temos a obrigação de cuidar desta transformação que o 25 de Abril nos trouxe nestes últimos 50 anos de liberdade”, sublinhou Luís Nobre.
As atividades a desenvolver ao longo do ano, disponíveis para consulta nas redes sociais, abrangem as diversas áreas artísticas desde o lançamento de livros, tertúlias, exposições, teatro, cinema, oficinas, concertos, conferências, pintura de murais.
O vereador da Cultura, Manuel Vitorino realçou que além da evocação da data, as comemorações pretendem envolver os agentes locais e o território, promovendo a reflexão em vários domínios, educação, cultura, ciência e outros e, sobre os benefícios dos 50 anos de democracia e liberdade.
“É também objetivo de a autarquia incorporar a temática nos eventos que são promovidos e nos protocolos de apoio ao associativismo”, sublinhou.
Manuel Vitorino referiu que as iniciativas que a autarquia vai promover até ao primeiro trimestre de 2025 “intersetam com as iniciativas promovidas pelas diferentes entidades, tendo sido criado um logótipo local inspirado na liberdade, democracia, o desenvolvimento.
A primeira iniciativa do programa hoje apresentada começa no sábado, pelas 16:00, no dia 24, às 21:30, começa a Festa de Abril, também na praça da República com poesia pela Voz da Tribo e, música com Cantares de Abril, Tuna de Veteranos, Venham mais Cinco, grupo composto por Augusto Canário, Cândido Miranda, Pedro Miranda, Xico Malheiro e Zeca Torres e, Xornas. À meia-noite, será lançado fogo-de-artifício.
No dia 25, pelas 15:30, a praça da República será palco de mais um concerto musical com a participação das Cantadeiras do Vale do Neiva, Grupo Folclórico de Viana do Castelo, Ronda Típica de Carreço, Dixie e Combos de Rock.
Durante o ano, a Câmara irá promover também um mural coletivo por Mário Rocha, em colaboração com alunos do concelho, e inaugurar uma escultura, do mesmo artista, na rotunda que inicia a avenida 25 de Abril, na capital do Alto Minho.
O Bloco de Esquerda conseguiu aprovar, no Orçamento de Estado para 2026, duas propostas históricas para o Alto Minho: a requalificação do portinho de Vila Praia de Âncora, em Caminha, e as dragagens em Castelo de Neiva, em Viana do Castelo.
Entre os dias 24 e 30 de novembro, o Comando Territorial de Viana do Castelo realizou um conjunto de operações que visaram a prevenção da criminalidade, fiscalização rodoviária e segurança geral, resultando em 16 detenções e várias apreensões.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, passou a integrar o Conselho Económico e Social do Conselho Regional do Norte, órgão deliberativo da CCDR-N, reforçando assim a voz do concelho nas instâncias que orientam o desenvolvimento estratégico da região.
A Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo abriu, no passado sábado, as portas do Centro Cultural para um treino operacional destinado ao público em geral. A iniciativa teve como objetivo aproximar a população do dia a dia da corporação, mostrando a exigência física, a técnica e o trabalho de equipa envolvidos nas operações dos bombeiros.
O festival Sonic Blast vai voltar a animar a Praia da Duna do Caldeirão, em Âncora, concelho de Caminha, entre 6 e 8 de agosto de 2026, para a sua 14.ª edição. A organização anunciou os primeiros 22 nomes que irão marcar presença no evento, reforçando a aposta em sonoridades pesadas, psicadélicas e alternativas que fazem do Sonic Blast uma referência no panorama europeu.
A banda Excesso anunciou o cancelamento de três concertos da sua nova digressão “Lado B”, entre os quais o espetáculo que estava previsto para 10 de janeiro de 2026, no Centro Cultural de Viana do Castelo.
O Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, será o palco do confronto entre Juventude Viana e SC Tomar, dos 16 avos de final da Taça de Portugal de hóquei em patins. O jogo está marcado para o próximo dia 10 de janeiro de 2026.