Cerca de 200 iniciativas, promovidas pela Câmara e diversas entidades de Viana do Castelo celebram, ao longo do ano, os 50 anos da revolução do 25 de abril de 1974.
Na conferência de imprensa de apresentação do programa, realizada no museu de Artes Decorativas, a coordenadora da Comissão Promotora das Comemorações Populares do 25 de Abril, função que por inerência cabe à presidente do Centro Cultural do Alto Minho, Maria José Guerreiro foram apresentadas 30 iniciativas que vão decorrer entre sábado e 05 de outubro.
A responsável referiu que desde janeiro já decorreram 20 eventos de evocação dos 50 anos do 25 de abril e que até 2025, serão realizadas mais ações por se tratar de um programa aberto a novas propostas.
Maria José Guerreiro explicou que o programa resulta da contribuição de uma comissão de honra, composta por 61 entidades, desde individualidades dos vários setores da sociedade, representantes de todos os agrupamentos políticos da Assembleia Municipal, diretores de agrupamentos de escolas públicas e privadas, presidentes das Juntas e Uniões de Freguesia, pessoas representativas de variadas profissões, entre outros.
Aquela comissão de honra foi constituída por proposta do presidente da Câmara, Luís Nobre, que hoje, presente da apresentação do programa justificou a iniciativa com a “obrigação que cabe todos cuidarem” dos valores de abril.
“Sentimos que nos comprometia a todos uma convocatória coletiva para celebrar estes 50 anos e para projetarmos os próximos 50 anos para demonstrarmos que a sociedade assimilou verdadeiramente os valores de abril. Todos temos a obrigação de cuidar desta transformação que o 25 de Abril nos trouxe nestes últimos 50 anos de liberdade”, sublinhou Luís Nobre.
As atividades a desenvolver ao longo do ano, disponíveis para consulta nas redes sociais, abrangem as diversas áreas artísticas desde o lançamento de livros, tertúlias, exposições, teatro, cinema, oficinas, concertos, conferências, pintura de murais.
O vereador da Cultura, Manuel Vitorino realçou que além da evocação da data, as comemorações pretendem envolver os agentes locais e o território, promovendo a reflexão em vários domínios, educação, cultura, ciência e outros e, sobre os benefícios dos 50 anos de democracia e liberdade.
“É também objetivo de a autarquia incorporar a temática nos eventos que são promovidos e nos protocolos de apoio ao associativismo”, sublinhou.
Manuel Vitorino referiu que as iniciativas que a autarquia vai promover até ao primeiro trimestre de 2025 “intersetam com as iniciativas promovidas pelas diferentes entidades, tendo sido criado um logótipo local inspirado na liberdade, democracia, o desenvolvimento.
A primeira iniciativa do programa hoje apresentada começa no sábado, pelas 16:00, no dia 24, às 21:30, começa a Festa de Abril, também na praça da República com poesia pela Voz da Tribo e, música com Cantares de Abril, Tuna de Veteranos, Venham mais Cinco, grupo composto por Augusto Canário, Cândido Miranda, Pedro Miranda, Xico Malheiro e Zeca Torres e, Xornas. À meia-noite, será lançado fogo-de-artifício.
No dia 25, pelas 15:30, a praça da República será palco de mais um concerto musical com a participação das Cantadeiras do Vale do Neiva, Grupo Folclórico de Viana do Castelo, Ronda Típica de Carreço, Dixie e Combos de Rock.
Durante o ano, a Câmara irá promover também um mural coletivo por Mário Rocha, em colaboração com alunos do concelho, e inaugurar uma escultura, do mesmo artista, na rotunda que inicia a avenida 25 de Abril, na capital do Alto Minho.
O Centro Cultural de Viana do Castelo será, uma vez mais, palco do New Year 2026, um dos eventos de passagem de ano mais aguardados da região. Organizado pela Collective e pelo Santa Luzia Futebol Clube, o evento regressa pelo segundo ano consecutivo, prometendo uma noite de elegância, sofisticação e diversão.
O evento “Remember Luziamar”, previsto para se realizar no Club Lote 5, em Viana do Castelo, foi cancelado por falta de acordo entre a gerência do espaço e o detentor da marca registada.
Viana do Castelo vai acolher, de 18 a 21 de dezembro de 2025, o 1.º Festival Internacional de Guitarra Clássica “Cordas Douradas”, que promete reunir alguns dos mais prestigiados guitarristas nacionais e internacionais no Museu de Artes Decorativas.
A Associação Concelhia das Feiras Novas anunciou o lançamento do concurso para a criação do cartaz oficial das Feiras Novas 2026, de Ponte de Lima, uma das festas mais emblemáticas do País.
A APPACDM de Viana do Castelo foi distinguida com a entrega da Bandeira da Ética, do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), numa cerimónia realizada a 9 de dezembro no Instituto Politécnico da Maia.
Tiago Brandão Rodrigues foi eleito Presidente do Conselho Geral do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), para o quadriénio 2025-2029.
Viana do Castelo foi este fim de semana o centro das decisões autárquicas nacionais. No encerramento do XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), centenas de presidentes de câmara e vereadores aprovaram por esmagadora maioria uma resolução que define as medidas prioritárias para o mandato 2025-2029.