A Comissão Executiva do Eixo Atlântico aprovou hoje a proposta do Grupo Temático de Educação e Cultura de que Viana do Castelo será a Capital da Cultura em 2025. Assim, serão organizados 64 grandes eventos de cultura urbana, música, literatura, gastronomia, cinema, arquitetura, e muito mais durante 10 meses, de janeiro a outubro de 2025.
Viana do Castelo é um município com um património histórico, arquitetónico, cultural e paisagístico aberto à diversidade e à mudança, procurando sempre manter o equilíbrio entre o passado e o futuro. É nesta premissa criativa que se baseia a criação artística e cultural, pelo que ser a Capital da Cultura do Eixo Atlântico vai promover a aproximação e a interligação dos elementos identitários de Viana do Castelo com o Eixo Atlântico.

A decisão foi tomada esta quinta-feira, durante a reunião da Comissão Executiva do Eixo Atlântico, que se juntou hoje no concelho de Lugo para inaugurar a sexta praça pública do Eixo Atlântico e a primeira na Galiza. A recém-inaugurada em Lugo, junta-se à de Bragança, Matosinhos, Braga, Vila Nova de Gaia e Viana do Castelo.
Trata-se de um reconhecimento não só da história da entidade, mas também como símbolo de ponto de encontro das cidades galegas e portuguesas. A escultura presente nesta nova praça é um cilindro iluminativo que integra os 41 municípios e deputações que compõem o Eixo Atlântico.
Depois da inauguração do novo espaço urbano, a Comissão Executiva do Eixo Atlântico reuniu-se no edifício Impulso Verde para analisar a situação e evolução das infraestruturas, assim como dos principais projetos em curso do Eixo Atlântico. Entre os acordos tomados, a Comissão ratificou a proposta do Grupo Temático de Turismo para que Sarria seja, em maio de 2025, a sede da VIII Expocidades, a feira de turismo de proximidade. Sarria é um dos municípios de referência do Caminho de Santiago Francês, onde milhares de peregrinos iniciam os últimos 100km até Santiago.
A Comissão Executiva aprovou ainda a proposta do Grupo Temático de Desporto para organizar em Valongo, no mês de outubro, um seminário de intercâmbio de experiências sobre a igualdade de género no desporto.
No que diz respeito às infraestruturas, verificou-se o compromisso do Governo de Portugal de manter o calendário da linha Lisboa – A Coruña, tal e como foi aprovado pela Assembleia da República, iniciando os processos prévios à construção da linha sem nenhum atraso.
O Centro Cultural de Viana do Castelo será, uma vez mais, palco do New Year 2026, um dos eventos de passagem de ano mais aguardados da região. Organizado pela Collective e pelo Santa Luzia Futebol Clube, o evento regressa pelo segundo ano consecutivo, prometendo uma noite de elegância, sofisticação e diversão.
O evento “Remember Luziamar”, previsto para se realizar no Club Lote 5, em Viana do Castelo, foi cancelado por falta de acordo entre a gerência do espaço e o detentor da marca registada.
Viana do Castelo vai acolher, de 18 a 21 de dezembro de 2025, o 1.º Festival Internacional de Guitarra Clássica “Cordas Douradas”, que promete reunir alguns dos mais prestigiados guitarristas nacionais e internacionais no Museu de Artes Decorativas.
A Associação Concelhia das Feiras Novas anunciou o lançamento do concurso para a criação do cartaz oficial das Feiras Novas 2026, de Ponte de Lima, uma das festas mais emblemáticas do País.
A APPACDM de Viana do Castelo foi distinguida com a entrega da Bandeira da Ética, do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), numa cerimónia realizada a 9 de dezembro no Instituto Politécnico da Maia.
Tiago Brandão Rodrigues foi eleito Presidente do Conselho Geral do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), para o quadriénio 2025-2029.
Viana do Castelo foi este fim de semana o centro das decisões autárquicas nacionais. No encerramento do XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), centenas de presidentes de câmara e vereadores aprovaram por esmagadora maioria uma resolução que define as medidas prioritárias para o mandato 2025-2029.