A Comissão Executiva do Eixo Atlântico aprovou hoje a proposta do Grupo Temático de Educação e Cultura de que Viana do Castelo será a Capital da Cultura em 2025. Assim, serão organizados 64 grandes eventos de cultura urbana, música, literatura, gastronomia, cinema, arquitetura, e muito mais durante 10 meses, de janeiro a outubro de 2025.
Viana do Castelo é um município com um património histórico, arquitetónico, cultural e paisagístico aberto à diversidade e à mudança, procurando sempre manter o equilíbrio entre o passado e o futuro. É nesta premissa criativa que se baseia a criação artística e cultural, pelo que ser a Capital da Cultura do Eixo Atlântico vai promover a aproximação e a interligação dos elementos identitários de Viana do Castelo com o Eixo Atlântico.
A decisão foi tomada esta quinta-feira, durante a reunião da Comissão Executiva do Eixo Atlântico, que se juntou hoje no concelho de Lugo para inaugurar a sexta praça pública do Eixo Atlântico e a primeira na Galiza. A recém-inaugurada em Lugo, junta-se à de Bragança, Matosinhos, Braga, Vila Nova de Gaia e Viana do Castelo.
Trata-se de um reconhecimento não só da história da entidade, mas também como símbolo de ponto de encontro das cidades galegas e portuguesas. A escultura presente nesta nova praça é um cilindro iluminativo que integra os 41 municípios e deputações que compõem o Eixo Atlântico.
Depois da inauguração do novo espaço urbano, a Comissão Executiva do Eixo Atlântico reuniu-se no edifício Impulso Verde para analisar a situação e evolução das infraestruturas, assim como dos principais projetos em curso do Eixo Atlântico. Entre os acordos tomados, a Comissão ratificou a proposta do Grupo Temático de Turismo para que Sarria seja, em maio de 2025, a sede da VIII Expocidades, a feira de turismo de proximidade. Sarria é um dos municípios de referência do Caminho de Santiago Francês, onde milhares de peregrinos iniciam os últimos 100km até Santiago.
A Comissão Executiva aprovou ainda a proposta do Grupo Temático de Desporto para organizar em Valongo, no mês de outubro, um seminário de intercâmbio de experiências sobre a igualdade de género no desporto.
No que diz respeito às infraestruturas, verificou-se o compromisso do Governo de Portugal de manter o calendário da linha Lisboa – A Coruña, tal e como foi aprovado pela Assembleia da República, iniciando os processos prévios à construção da linha sem nenhum atraso.
Dos jogos referentes aos 16 avos de final da Taça de Portugal de seniores masculinos, em Hóquei em Patins, o destaque vai para a deslocação da Juventude Viana aos Carvalhos, para defrontar, hoje às 18h00, o Clube Hóquei Carvalhos, líder da Zona Norte da 2ª divisão nacional.
Sporting e Benfica procuram suceder ao Sporting de Braga na Taça da Liga de futebol, numa final que vale mais pelo ânimo e consistência para a segunda metade da época do que pelo troféu em si.
Os vencedores da segunda edição do Orçamento Participativo já foram anunciados pelo Município de Ponte de Lima. Entre as várias propostas, 7 foram escolhidas através do voto dos munícipes, num mecanismo de democracia participativa que permite aos cidadãos limianos decidir como investir uma parte das verbas do Orçamento Municipal.
O ano de 2024 ultrapassou pela primeira vez os 1,5°C (graus celsius) acima do nível pré-industrial e foi também o ano mais quente de que há registos, informou o serviço europeu Copernicus.
O Municipio de Ponte de Lima continua a privilegiar iniciativas que são foco de atratividade para as famílias, concebidas e desenvolvidas mensalmente, ao sábado de manhã, com novas temáticas e com estratégias diversificadas.
A Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo (ESTG-IPVC) celebrou, esta quinta-feira, o seu 39.º aniversário com a apresentação de novas iniciativas que reforçam o seu papel na educação e no desenvolvimento da região.
Realizou-se, esta quinta-feira, o sorteio do concurso “Viana é Natal”, uma iniciativa promovida pela Associação Empresarial de Viana do Castelo (AEVC), em colaboração com a Câmara Municipal da capital do Alto Minho, para dinamizar o comércio local vianense.