A Comissão Executiva do Eixo Atlântico aprovou hoje a proposta do Grupo Temático de Educação e Cultura de que Viana do Castelo será a Capital da Cultura em 2025. Assim, serão organizados 64 grandes eventos de cultura urbana, música, literatura, gastronomia, cinema, arquitetura, e muito mais durante 10 meses, de janeiro a outubro de 2025.
Viana do Castelo é um município com um património histórico, arquitetónico, cultural e paisagístico aberto à diversidade e à mudança, procurando sempre manter o equilíbrio entre o passado e o futuro. É nesta premissa criativa que se baseia a criação artística e cultural, pelo que ser a Capital da Cultura do Eixo Atlântico vai promover a aproximação e a interligação dos elementos identitários de Viana do Castelo com o Eixo Atlântico.

A decisão foi tomada esta quinta-feira, durante a reunião da Comissão Executiva do Eixo Atlântico, que se juntou hoje no concelho de Lugo para inaugurar a sexta praça pública do Eixo Atlântico e a primeira na Galiza. A recém-inaugurada em Lugo, junta-se à de Bragança, Matosinhos, Braga, Vila Nova de Gaia e Viana do Castelo.
Trata-se de um reconhecimento não só da história da entidade, mas também como símbolo de ponto de encontro das cidades galegas e portuguesas. A escultura presente nesta nova praça é um cilindro iluminativo que integra os 41 municípios e deputações que compõem o Eixo Atlântico.
Depois da inauguração do novo espaço urbano, a Comissão Executiva do Eixo Atlântico reuniu-se no edifício Impulso Verde para analisar a situação e evolução das infraestruturas, assim como dos principais projetos em curso do Eixo Atlântico. Entre os acordos tomados, a Comissão ratificou a proposta do Grupo Temático de Turismo para que Sarria seja, em maio de 2025, a sede da VIII Expocidades, a feira de turismo de proximidade. Sarria é um dos municípios de referência do Caminho de Santiago Francês, onde milhares de peregrinos iniciam os últimos 100km até Santiago.
A Comissão Executiva aprovou ainda a proposta do Grupo Temático de Desporto para organizar em Valongo, no mês de outubro, um seminário de intercâmbio de experiências sobre a igualdade de género no desporto.
No que diz respeito às infraestruturas, verificou-se o compromisso do Governo de Portugal de manter o calendário da linha Lisboa – A Coruña, tal e como foi aprovado pela Assembleia da República, iniciando os processos prévios à construção da linha sem nenhum atraso.
No âmbito das comemorações do Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, foi inaugurado nos Paços do Concelho de Ponte da Barca um mural comunitário que reúne peças artísticas criadas por alunos das escolas locais e utentes de instituições do concelho.
O Centro Educativo das Lagoas recebeu os docentes das turmas selecionadas para a 11.ª edição do Festival de Jardins Escolinhas, que este ano tem como tema “Jardins de Sonho”.
Depois de cinco jogos sem vencer, o SC Vianense voltou este domingo de manhã aos triunfos, batendo os madeirenses do Ribeira Brava por 2-1, em jogo disputado no Estádio Dr. José de Matos, referente à 10.ª jornada do Campeonato de Portugal, série A.
A Juventude Viana entrou da melhor forma na edição 2025/2026 da Taça de Portugal, ao vencer este sábado a Biblioteca Instrução e Recreio (BIR) por 3-5, em Valado dos Frades, num encontro dos 32 avos de final marcado pelo equilíbrio, intensidade e pela eficácia vianense nos momentos-chave.
A VianaFestas vai abrir ao público, no dia 6 de dezembro, um dos ofícios mais emblemáticos da Romaria da Senhora d’Agonia. O workshop “Arte em Fio – Arte da Filigrana” inaugura o ciclo “Somos Todos Romaria” e convida 12 participantes a aprender, passo a passo, a técnica ancestral que atravessa séculos de tradição no Minho.
A 6.ª edição da exposição Presépios de Artesanato promete ser um dos grandes destaques do evento “Viana Coração do Natal”, que decorre entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026, no centro histórico de Viana do Castelo.
Com a chegada do inverno, os donos de cães enfrentam a questão: como manter os animais quentes, confortáveis e seguros?