A Comissão Executiva do Eixo Atlântico aprovou hoje a proposta do Grupo Temático de Educação e Cultura de que Viana do Castelo será a Capital da Cultura em 2025. Assim, serão organizados 64 grandes eventos de cultura urbana, música, literatura, gastronomia, cinema, arquitetura, e muito mais durante 10 meses, de janeiro a outubro de 2025.
Viana do Castelo é um município com um património histórico, arquitetónico, cultural e paisagístico aberto à diversidade e à mudança, procurando sempre manter o equilíbrio entre o passado e o futuro. É nesta premissa criativa que se baseia a criação artística e cultural, pelo que ser a Capital da Cultura do Eixo Atlântico vai promover a aproximação e a interligação dos elementos identitários de Viana do Castelo com o Eixo Atlântico.

A decisão foi tomada esta quinta-feira, durante a reunião da Comissão Executiva do Eixo Atlântico, que se juntou hoje no concelho de Lugo para inaugurar a sexta praça pública do Eixo Atlântico e a primeira na Galiza. A recém-inaugurada em Lugo, junta-se à de Bragança, Matosinhos, Braga, Vila Nova de Gaia e Viana do Castelo.
Trata-se de um reconhecimento não só da história da entidade, mas também como símbolo de ponto de encontro das cidades galegas e portuguesas. A escultura presente nesta nova praça é um cilindro iluminativo que integra os 41 municípios e deputações que compõem o Eixo Atlântico.
Depois da inauguração do novo espaço urbano, a Comissão Executiva do Eixo Atlântico reuniu-se no edifício Impulso Verde para analisar a situação e evolução das infraestruturas, assim como dos principais projetos em curso do Eixo Atlântico. Entre os acordos tomados, a Comissão ratificou a proposta do Grupo Temático de Turismo para que Sarria seja, em maio de 2025, a sede da VIII Expocidades, a feira de turismo de proximidade. Sarria é um dos municípios de referência do Caminho de Santiago Francês, onde milhares de peregrinos iniciam os últimos 100km até Santiago.
A Comissão Executiva aprovou ainda a proposta do Grupo Temático de Desporto para organizar em Valongo, no mês de outubro, um seminário de intercâmbio de experiências sobre a igualdade de género no desporto.
No que diz respeito às infraestruturas, verificou-se o compromisso do Governo de Portugal de manter o calendário da linha Lisboa – A Coruña, tal e como foi aprovado pela Assembleia da República, iniciando os processos prévios à construção da linha sem nenhum atraso.
O Távora somou mais uma vitória expressiva na 2.ª divisão distrital da Associação de Futebol de Viana do Castelo, ao triunfar por 1-5 no reduto do Anais FC, este fim de semana, em jogo da 12.ª jornada. A equipa arcoense mantém-se firme no topo da tabela, agora com 30 pontos, reforçando o estatuto de líder isolado.
O ciclista vianense Iúri Leitão voltou a destacar-se no panorama internacional ao conquistar a vitória na prova de Madison dos 6 Dias de Roterdão, uma das competições mais emblemáticas e exigentes do ciclismo de pista. O atleta de Santa Marta de Portuzelo, Viana do Castelo, fez dupla com o neerlandês Yoeri Havik, atleta da casa, numa parceria que se revelou dominante ao longo de toda a prova.
A Câmara Municipal de Valença vai realizar no próximo sábado, 13 de dezembro, a partir das 9h30, o retiro micológico “Entre Fungos e Monges”, na Quinta do Mosteiro de Sanfins.
A Câmara de Ponte de Lima abriu concurso público, no valor de 820 mil euros mais IVA, para transformar um edifício no centro da vila em oito apartamentos de habitação colaborativa. O projeto, financiado pelo PRR, terá um prazo de execução de 180 dias.
O Politécnico de Viana do Castelo marcou presença esta semana em Veneza, Itália, no primeiro workshop europeu dedicado à criação de orientações para novos graus conjuntos transnacionais. O encontro reuniu mais de 500 participantes, entre presenciais e online, e deu início a um ciclo de trabalho que se prolongará até 2028, envolvendo 73 alianças universitárias em toda a Europa.
A Câmara de Viana do Castelo lançou um concurso público de 324.740 euros para serviços de arqueologia durante a construção do novo mercado municipal e a requalificação da sua envolvente. O prazo de execução do contrato é de 150 dias, e a entrega de propostas termina a 2 de janeiro de 2016.
Trabalhadores de Viana do Castelo, de 15 distritos, Açores e Madeira vão participar na greve geral marcada para quinta-feira, 11 de dezembro, convocada pela CGTP e UGT contra a reforma da legislação laboral proposta pelo Governo.