Estão abertas até 4 de julho as candidaturas para a Escola de Verão para Atores Guillermo Heras 2025, que decorrerá de 28 de julho a 7 de agosto, no Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo.
Dedicada ao tema “O Teatro de Pina Bausch” a 11ª edição desta iniciativa decorre em residência aberta e inclui alojamento para participantes, num laboratório de criação para intérpretes profissionais e estudantes de artes performativas, que este ano trabalharão com Albano Jerónimo, multipremiado ator e fundador do Teatro Nacional XXI; Isabel Barros, coreógrafa, fundadora do Balleteatro e Diretora Artística do Teatro de Marionetas do Porto; Jean Laurent Sasportes, bailarino convidado do Tanztheater Wuppertal Pina Bausch, que pertenceu à companhia entre 1979 e 1996; Mónica Guerreiro, Diretora Artística do Ponto C, Penafiel; Mónica Runde, artista multidisciplinar, coreógrafa e videoartista de Madrid; Ricardo Simões, Diretor do Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana e coordenador da iniciativa; Robert Sturm, assistente e diretor de ensaios de Pina Bausch entre 2000 e 2009 e atual Diretor de Gestão Artística do Tanztheater Wuppertal Pina Bausch; Rui Horta, bailarino e coreógrafo, fundador d’ O Espaço do Tempo; Sara Belo, experimentalista vocal e docente da Escola Superior de Teatro e Cinema.
A Escola de Verão para Atores Guillermo Heras é aberta a participantes nacionais e estrangeiros, dispondo de tradução simultânea em inglês, num total de 16 vagas para participantes, dispondo também de 50 vagas para assistentes que poderão inscrever-se gratuitamente para assistir às sessões de trabalho a partir da plateia do Teatro Municipal Sá de Miranda.
As candidaturas podem ser feitas através do formulário disponível no sítio digital do Teatro Municipal Sá de Miranda www.tmsm.pt até ao dia 4 de julho.
O Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana disponibiliza mais informações através do endereço de email geral@tmsm.pt ou do contacto telefónico 967 552 988.

Cerca de 3500 atletas encheram Viana do Castelo para a 12ª Edição da Corrida São Silvestre. O atleta Alex Figueiredo, do Sport Lisboa e Benfica, venceu a prova masculina (28.43), e Monica Silva do Clube Atlético de Macedo de Cavaleiros, ganhou a prova feminina (34:46).
É já este sábado, 27 de dezembro, que a comunidade courense se reúne para uma das iniciativas mais aguardadas das festividades natalícias: o tradicional Concerto de Natal, que este ano acontece na belíssima Igreja Ecce Homo, em Padornelo, Paredes de Coura, a partir das 21h00.
A passagem para o Ano Novo deverá ser marcada por tempo tendencialmente seco e temperaturas dentro do normal para a época, de acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O Centro Cultural de Viana do Castelo recebe, de 30 de janeiro a 1 de fevereiro, mais uma edição do Festival de Dança de Viana do Castelo, um evento que promete três dias intensos dedicados à arte do movimento, à formação e ao espetáculo.
Viana do Castelo recebe este sábado, às 17h30, o candidato presidencial João Cotrim de Figueiredo, apoiado pela Iniciativa Liberal (IL), que marcará presença na tradicional corrida de São Silvestre, integrada na sua agenda de campanha para as eleições presidenciais de 2026.
O funeral de Ângela Pereira, jovem natural de Viana do Castelo que lutava contra uma doença grave, realiza-se este sábado, na Igreja Paroquial de Afife, no concelho de Viana do Castelo.
Viana do Castelo acolhe, a partir de hoje, a 14.ª edição do Viana Volley Cup, um dos maiores torneios de voleibol da região. O evento, organizado pelo Clube de Voleibol de Viana, reúne centenas de atletas, treinadores e adeptos, combinando competição e convívio.