Logo
Desporto

Viana do Castelo avança como cidade piloto no projeto europeu STANDOUT para o desporto outdoor

6 Setembro, 2025 | 13:55
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

Viana do Castelo terminou uma nova etapa do projeto europeu STANDOUT, que decorreu na Suécia, reforçando o papel da cidade como uma das pioneiras na criação de uma rede de cidades certificadas para o desporto ao ar livre. A cidade integra este projeto inovador como cidade piloto, juntamente com Silkeborg, na Dinamarca, que será a outra cidade inaugural da rede.

O STANDOUT, cofinanciado pelo programa Erasmus+, pretende estabelecer normas de qualidade para transformar cidades em “Outdoor Cities” — territórios urbanos que promovem condições ideais para a prática desportiva ao ar livre, focando na saúde, no bem-estar e na sustentabilidade ambiental.

Desde o início do projeto, já foram realizadas pesquisas em várias cidades europeias para identificar boas práticas e obstáculos, além de três encontros internacionais realizados em Silkeborg, Lecco e Viana do Castelo. Estes momentos juntaram representantes de municípios, universidades e associações para debater os resultados e colaborar na criação das normas.

Atualmente, o projeto está na fase de desenvolvimento e validação do primeiro rascunho destas normas, com a participação direta de municípios e parceiros locais, incluindo Viana do Castelo. Nos próximos meses, será iniciada a fase de testes-piloto para ajustar as normas e preparar a sua implementação final, permitindo que outras cidades europeias possam adotar este modelo.

O projeto tem conclusão prevista para dezembro de 2026 e representa uma aposta estratégica de Viana do Castelo para se afirmar como uma referência na promoção do desporto e do estilo de vida saudável ao ar livre.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 10 Novembro, 2025

Escolas de Viana do Castelo integram programa internacional de literacia anticorrupção

Três escolas do distrito de Viana do Castelo foram selecionadas para participar na 5.ª edição do programa RedEscolas AntiCorrupção, uma iniciativa internacional que promove a integridade e a transparência entre os jovens.

Regional 10 Novembro, 2025

Estão abertas as inscrições para o Mercado de Natal 2025 em Vila Nova de Cerveira

A magia do Natal está prestes a regressar a Vila Nova de Cerveira, e a Câmara Municipal já abriu as inscrições para o Mercado de Natal 2025, que este ano promete transformar a vila num verdadeiro “Conto de Natal”.

Regional 10 Novembro, 2025

Diocese de Viana do Castelo apela à renovação e compromisso comunitário

Centenas de fiéis participaram este domingo, 9 de novembro, na celebração do Dia da Diocese de Viana do Castelo, que coincidiu com o Dia Jubilar dos Acólitos, a Semana dos Seminários e a Abertura do Ano da Pastoral Juvenil. A jornada culminou com uma Eucaristia na igreja de São Domingos, presidida pelo Bispo diocesano, D. João Lavrador.

Regional 10 Novembro, 2025

Viana do Castelo assinala 400 anos do Convento do Carmo com Jornadas de História

O Convento do Carmo de Viana do Castelo celebra este ano uma data de profundo significado histórico e espiritual: os 400 anos da sua inauguração e do início da vida comunitária dos Carmelitas Descalços, ocorridos a 8 de maio de 1625.

Regional 10 Novembro, 2025

Arcos de Valdevez investe 2,5 milhões na ampliação do Centro de Saúde

A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez aprovou a abertura de concurso público para a ampliação e requalificação do Centro de Saúde, num investimento base de cerca de 2,5 milhões de euros, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Regional 10 Novembro, 2025

Valença prolonga prazo do concurso para construção de creche em Gandra

A Câmara de Valença prolongou até 21 de novembro o prazo para a entrega de propostas no concurso público da nova creche da zona industrial, um investimento de 1,5 milhões de euros.

Regional 10 Novembro, 2025

Vila Nova de Cerveira investe quatro milhões em água e saneamento

A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira vai investir quatro milhões de euros na modernização das redes de abastecimento de água e saneamento, num plano a executar nos próximos dois anos.