A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, esta terça-feira, em reunião ordinária de executivo, um Protocolo de Colaboração e Cooperação entre Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, a Câmara Municipal de Viana do Castelo e o Centro Humanitário do Alto Minho da Cruz Vermelha Portuguesa para implementação do projeto “Janelas ConVIDA”, que visa combater a solidão e o isolamento social dos idosos do concelho.
A vereadora da Coesão Social, Carlota Borges, indica que o projeto avança “considerando a importância do envelhecimento bem-sucedido e a necessidade de promover a solidariedade intergeracional”.
“Este protocolo visa estabelecer um programa de voluntariado académico, cujo intuito é da construção de uma rede de apoio às pessoas idosas no concelho de Viana do Castelo, promovendo a relação entre diferentes gerações e combatendo a solidão e o isolamento social”, refere a vereadora na proposta.
A minuta do protocolo aprovada em reunião ordinária explica que este “o Programa de Voluntariado Académico Janelas ConVIDA tem como entidade promotora a Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo e como entidades parceiras a Câmara Municipal de Viana do Castelo (CMVC) e o Centro Humanitário do Alto Minho da Cruz Vermelha Portuguesa (CHAM), tendo como objetivo geral contribuir para o envelhecimento bem-sucedido de pessoas mais velhas residentes no concelho de Viana do Castelo”.
Nesse sentido, o Município assume o seguro dos voluntários através do Banco Local do Voluntariado (BLV), assim como a sua formação, colabora na articulação com as Juntas de Freguesia e Uniões de Freguesia sempre que necessário, colaborando igualmente no transporte dos alunos para as freguesias em autocarro do município, desde que devidamente planeado, com o máximo de dois transportes mensais. O projeto-piloto desta iniciativa vai avançar, de forma imediata, na Montaria, freguesia vianense de montanha.
“Pretende-se, para o efeito, a promoção e interação entre diferentes gerações no combate à solidão, ao isolamento social, à insegurança e exclusão social dos idosos, além de contribuir para a formação destes jovens”, indica ainda Carlota Borges.
A atriz francesa Brigitte Bardot, uma das maiores figuras do cinema europeu do século XX, morreu aos 91 anos, informou hoje a Fundação Brigitte Bardot em comunicado.
A edição 2025 do Lourear a Pevide voltou a afirmar Ponte de Lima como território de excelência na valorização da gastronomia local e do Vinho Verde Loureiro, reforçando a ligação entre restauração, produtores, consumidores e identidade territorial. A forte participação do público confirmou o crescente interesse por esta iniciativa, que alia tradição, inovação e envolvimento comunitário.
Valença vai receber 2026 com uma grande festa no Jardim Municipal, no próximo dia 31 de dezembro. A iniciativa “Valença – Olá 2026” terá música ao vivo, DJs e um espetáculo de fogo de artifício, oferecendo uma noite de convívio e animação para a população e visitantes.
O Governo galego anunciou a criação, no próximo ano, de uma nova categoria destinada a reconhecer rotas culturais de interesse regional associadas ao Caminho de Santiago, incluindo o Caminho Cultural de Santiago da Geira e dos Arrieiros, que começa em Braga.
Vila Nova de Cerveira prepara uma Passagem de Ano 2025-2026 marcada pelo glamour dos Anos 20, com dois palcos, banda ao vivo e quatro DJ’s de renome. A iniciativa da Câmara Municipal aposta numa programação diversificada, dirigida a diferentes públicos, com animação garantida até de manhã.
Viana do Castelo foi palco do I Encontro Nacional de InVolei, evento pioneiro de desporto adaptado que reuniu mais de 60 participantes no Centro Cultural da cidade, com delegações da APPACDM de Viana do Castelo e da APPACDM da Trofa.
A Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) registou, este sábado, o parto número 1500 deste ano, um marco que reflete o aumento da procura pelos serviços de saúde materna na região.