A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, esta terça-feira, em reunião ordinária de executivo, um Protocolo de Colaboração e Cooperação entre Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, a Câmara Municipal de Viana do Castelo e o Centro Humanitário do Alto Minho da Cruz Vermelha Portuguesa para implementação do projeto “Janelas ConVIDA”, que visa combater a solidão e o isolamento social dos idosos do concelho.
A vereadora da Coesão Social, Carlota Borges, indica que o projeto avança “considerando a importância do envelhecimento bem-sucedido e a necessidade de promover a solidariedade intergeracional”.
“Este protocolo visa estabelecer um programa de voluntariado académico, cujo intuito é da construção de uma rede de apoio às pessoas idosas no concelho de Viana do Castelo, promovendo a relação entre diferentes gerações e combatendo a solidão e o isolamento social”, refere a vereadora na proposta.
A minuta do protocolo aprovada em reunião ordinária explica que este “o Programa de Voluntariado Académico Janelas ConVIDA tem como entidade promotora a Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo e como entidades parceiras a Câmara Municipal de Viana do Castelo (CMVC) e o Centro Humanitário do Alto Minho da Cruz Vermelha Portuguesa (CHAM), tendo como objetivo geral contribuir para o envelhecimento bem-sucedido de pessoas mais velhas residentes no concelho de Viana do Castelo”.
Nesse sentido, o Município assume o seguro dos voluntários através do Banco Local do Voluntariado (BLV), assim como a sua formação, colabora na articulação com as Juntas de Freguesia e Uniões de Freguesia sempre que necessário, colaborando igualmente no transporte dos alunos para as freguesias em autocarro do município, desde que devidamente planeado, com o máximo de dois transportes mensais. O projeto-piloto desta iniciativa vai avançar, de forma imediata, na Montaria, freguesia vianense de montanha.
“Pretende-se, para o efeito, a promoção e interação entre diferentes gerações no combate à solidão, ao isolamento social, à insegurança e exclusão social dos idosos, além de contribuir para a formação destes jovens”, indica ainda Carlota Borges.
No âmbito das comemorações do Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, foi inaugurado nos Paços do Concelho de Ponte da Barca um mural comunitário que reúne peças artísticas criadas por alunos das escolas locais e utentes de instituições do concelho.
O Centro Educativo das Lagoas recebeu os docentes das turmas selecionadas para a 11.ª edição do Festival de Jardins Escolinhas, que este ano tem como tema “Jardins de Sonho”.
Depois de cinco jogos sem vencer, o SC Vianense voltou este domingo de manhã aos triunfos, batendo os madeirenses do Ribeira Brava por 2-1, em jogo disputado no Estádio Dr. José de Matos, referente à 10.ª jornada do Campeonato de Portugal, série A.
A Juventude Viana entrou da melhor forma na edição 2025/2026 da Taça de Portugal, ao vencer este sábado a Biblioteca Instrução e Recreio (BIR) por 3-5, em Valado dos Frades, num encontro dos 32 avos de final marcado pelo equilíbrio, intensidade e pela eficácia vianense nos momentos-chave.
A VianaFestas vai abrir ao público, no dia 6 de dezembro, um dos ofícios mais emblemáticos da Romaria da Senhora d’Agonia. O workshop “Arte em Fio – Arte da Filigrana” inaugura o ciclo “Somos Todos Romaria” e convida 12 participantes a aprender, passo a passo, a técnica ancestral que atravessa séculos de tradição no Minho.
A 6.ª edição da exposição Presépios de Artesanato promete ser um dos grandes destaques do evento “Viana Coração do Natal”, que decorre entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026, no centro histórico de Viana do Castelo.
Com a chegada do inverno, os donos de cães enfrentam a questão: como manter os animais quentes, confortáveis e seguros?