A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, esta terça-feira, em reunião ordinária de executivo, um Protocolo de Colaboração e Cooperação entre Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, a Câmara Municipal de Viana do Castelo e o Centro Humanitário do Alto Minho da Cruz Vermelha Portuguesa para implementação do projeto “Janelas ConVIDA”, que visa combater a solidão e o isolamento social dos idosos do concelho.
A vereadora da Coesão Social, Carlota Borges, indica que o projeto avança “considerando a importância do envelhecimento bem-sucedido e a necessidade de promover a solidariedade intergeracional”.
“Este protocolo visa estabelecer um programa de voluntariado académico, cujo intuito é da construção de uma rede de apoio às pessoas idosas no concelho de Viana do Castelo, promovendo a relação entre diferentes gerações e combatendo a solidão e o isolamento social”, refere a vereadora na proposta.
A minuta do protocolo aprovada em reunião ordinária explica que este “o Programa de Voluntariado Académico Janelas ConVIDA tem como entidade promotora a Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo e como entidades parceiras a Câmara Municipal de Viana do Castelo (CMVC) e o Centro Humanitário do Alto Minho da Cruz Vermelha Portuguesa (CHAM), tendo como objetivo geral contribuir para o envelhecimento bem-sucedido de pessoas mais velhas residentes no concelho de Viana do Castelo”.
Nesse sentido, o Município assume o seguro dos voluntários através do Banco Local do Voluntariado (BLV), assim como a sua formação, colabora na articulação com as Juntas de Freguesia e Uniões de Freguesia sempre que necessário, colaborando igualmente no transporte dos alunos para as freguesias em autocarro do município, desde que devidamente planeado, com o máximo de dois transportes mensais. O projeto-piloto desta iniciativa vai avançar, de forma imediata, na Montaria, freguesia vianense de montanha.
“Pretende-se, para o efeito, a promoção e interação entre diferentes gerações no combate à solidão, ao isolamento social, à insegurança e exclusão social dos idosos, além de contribuir para a formação destes jovens”, indica ainda Carlota Borges.
A 10.ª jornada da Primeira Divisão da AF Viana do Castelo disputou-se este domingo, com o SC Courense a reforçar a liderança após vencer fora de portas, enquanto Valenciano e AC Caminha seguem a dois pontos.
A 10.ª jornada da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo disputou-se este domingo e trouxe vários duelos carregados de emoção e golos. O Távora e o Neves voltaram a confirmar o seu excelente momento de forma.
A Capela de Santa Catarina, no coração da Ribeira de Viana do Castelo, recebe na próxima terça-feira, 25 de novembro, às 16h30, uma missa solene em homenagem ao aniversário de Santa Catarina.
A Juventude Viana continua imparável no Campeonato Nacional da 2.ª Divisão – Zona Norte. Este sábado, a formação orientada por André Torres deslocou-se ao terreno da AD OH Sports, em Oliveira do Hospital, onde somou mais uma vitória expressiva (3-9), em jogo referente à 8.ª jornada da competição.
A Associação Desportiva da Camacha recebeu este domingo, na Ilha da Madeira, o SC Vianense para concluir o encontro referente à 7.ª jornada do Campeonato de Portugal, interrompido ao intervalo no passado dia 26 de outubro devido ao denso nevoeiro que impossibilitou a continuação da partida.
O Coro Ars Vocalis, da Escola de Música de Esposende, prepara-se para atuar no Palau da Música Catalã, em Barcelona, uma das salas mais prestigiadas da Europa. A seleção do coro português para este palco, reconhecido pela excelência artística e acústica, confirma a qualidade do trabalho desenvolvido no concelho.
O Teatro Municipal Sá de Miranda prepara-se para viver dias de festa com a chegada da «Zé Pedro Associação Musical». O grupo sobe ao palco com uma revista à portuguesa especialmente criada para celebrar os 50 anos da Escola de Música José Pedro.