A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, por unanimidade, a adjudicação da empreitada de reabilitação da Igreja de São Domingos, no valor de 522.649 euros, mais IVA.
As obras, com um prazo de execução de 270 dias, vão incidir na substituição da cobertura e da caixilharia exterior do templo, que se encontram em elevado estado de degradação.
Segundo o presidente da autarquia, Luís Nobre, esta será a terceira intervenção naquele monumento, estando ainda previstas “a quarta e a quinta fases”. “Trata-se de uma intervenção fundamental para garantir a preservação de um espaço que é parte essencial da nossa história e da nossa identidade”, sublinhou o autarca.
A empreitada foi aprovada com parecer favorável da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) e contará com financiamento comunitário do programa Norte 2030, no âmbito do projeto Rotas Culturais.
Situada no Largo de São Domingos, em Monserrate, a igreja, classificada como Monumento Nacional, integra o antigo convento de Santa Cruz, mais tarde conhecido como Convento de São Domingos. O conjunto foi mandado construir no século XVI por frei Bartolomeu dos Mártires, que ali viveu, morreu em 1590 e se encontra sepultado. O beato foi declarado santo em 2019 pelo Papa Francisco.
A Igreja de São Domingos, da autoria do mestre João Lopes “o Moço”, é considerada um dos melhores exemplos da arquitetura contrarreformista em Portugal, concebida de acordo com os planos e orientações do próprio frei Bartolomeu.
O projeto aprovado pela câmara respeita o Plano de Pormenor do Centro Histórico, garantindo a manutenção do sistema construtivo original em madeira. Serão realizadas apenas reparações pontuais e substituições de elementos danificados.
A cobertura será novamente revestida com telha de barro tradicional, rematada com telhão de beirado, e as caleiras e tubos de queda serão executados em zinco puro.
No interior, o destaque vai para a reabilitação do teto em madeira pintada da capela-mor, onde as peças irrecuperáveis serão substituídas por outras de igual material e acabamento. Após limpeza e tratamento, o teto será repintado de branco com tinta de óleo.
No exterior, o projeto inclui a limpeza e recuperação do gradeamento em ferro, a pintura geral das fachadas e torreões e a reparação de cantarias.
O projeto técnico foi desenvolvido pela Fábrica da Igreja de São Domingos, que cedeu ao município o projeto de execução no início deste ano, através de um protocolo assinado em janeiro.
Com esta intervenção, a Câmara de Viana do Castelo reforça o investimento na preservação do património religioso e histórico da cidade, garantindo a conservação de um dos seus templos mais emblemáticos e visitados.
Viana do Castelo enfrenta um aumento significativo nos custos da iluminação pública, levando o presidente da Câmara, Luís Nobre, a apelar ao Governo para a redução do IVA da eletricidade de 23% para 6%, classificando a atual taxa como “imoral e inaceitável”.
A E-REDES – Distribuição de Eletricidade anunciou que, em 2026, vai realizar trabalhos de gestão de faixas de combustível em várias freguesias de Vila Nova de Cerveira, incluindo Cornes, Sopo, Covas, União das Freguesias de Candemil e Gondar, Sapardos e Mentrestido.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, por unanimidade, a adjudicação da empreitada de reabilitação da Igreja de São Domingos, no valor de 522.649 euros, mais IVA.
Paredes de Coura volta a ser, esta quarta e quinta-feira, 12 e 13 de novembro, palco de música experimental e improvisada com a realização de mais uma edição do Space Festival. A Capela do Espírito Santo, o Centro Cultural e o Quartel das Artes serão os espaços que recebem os eventos deste festival dedicado à inovação musical.
O Município de Ponte de Lima continua a apostar na cultura e no lazer como eixos estruturantes, promovendo iniciativas que atraem famílias e incentivam a criatividade. Neste âmbito, regressa o ciclo de “Oficinas Criativas”, destinado a crianças dos 4 aos 12 anos, num espaço informal de experimentação e expressão manual.
Vila Nova de Cerveira subiu da 41.ª para a 35.ª posição no ranking dos 50 melhores municípios de pequena dimensão em Portugal, segundo o Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses 2024, alcançando 1.112 pontos — à frente de municípios como Ponte de Lima.
A Infraestruturas de Portugal (IP) e a Guarda Nacional Republicana (GNR) assinaram, no dia 10 de novembro, no Quartel do Carmo, em Lisboa, um Protocolo de Cooperação destinado a reforçar a segurança rodoviária em todo o país.