O executivo municipal aprovou hoje, por unanimidade, a atribuição do título honorífico de Cidadão de Honra ao ciclista santamartense Iúri Leitão, que recentemente trouxe para Viana do Castelo duas medalhas, de ouro e prata, na sua estreia nos Jogos Olímpicos.
Na proposta, apresentada pelo Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, é referido que “pela sua notável carreira desportiva e por elevar bem alto o nome de Viana do Castelo, de Portugal e do desporto português em cada conquista alcançada, propõe-se o agradecimento e homenagem a Iúri Leitão, atribuindo-lhe o título de Cidadão de Honra”.
Nascido em 3 de julho de 1998, Iúri Gabriel Dantas Leitão ingressou na Escola de Ciclismo de Santa Marta de Portuzelo aos seis anos. Em 2015, destacou-se ao vencer a 5.ª prova da Taça de Portugal de Juniores, em Oliveira do Bairro. Em 2016, conquistou o primeiro título de Campeão Nacional de Pista, naCorrida por Pontos em juniores, em Anadia.
No início de ano de 2018, conquistou a medalha de bronze na categoria de elites no Campeonato Nacional de Pista, na Corrida por Pontos. Em setembro do mesmo ano, impõe-se, ao sprint, na 5.ª etapa da Volta a Portugal do Futuro. Em junho de 2021, Iúri Leitão venceu a 2.ª etapa do GP Douro Internacionale, nesse mesmo mês, é também o vencedor da 2.ª e 3.ª etapas da Volta ao Alentejo, consagrando-se vencedor por Pontos, arrecadando a camisola verde.
Em 2021, sagrou–se Vice-campeão do Mundo de Pista – categoria Eliminação, em Roubaix, França. No mesmo Campeonato, obteve o 4.º lugar na prova de Omnium. Em 2023,subiu ao pódio em Estrada ao ser o grande vencedor do International Tour of Hellas, na Grécia, arrecadando duas camisolas, a da geral e da classificação por pontos. No mesmo ano, conquistou o título de Campeão do Mundo de Ciclismo de Pista, ao vencer a Medalha de Ouro na categoria Omnium, em Glasgow – Escócia.
Iúri Leitão é Tricampeão Europeu na categoria de Scratch, medalhas arrecadadas em 2020 (Plovdiv – Bulgária), 2022 (Munique – Alemanha) e 2024 (Apeldoorn – Países Baixos), sendo o único ciclista europeu com três títulos de campeãonesta categoria de Ciclismo de Pista. Conta ainda, no seu palmarés, com muitos outros pódios em campeonatos de Ciclismo de Pista e provas de Ciclismo de Estrada.
Em 2024, sagrou-se Campeão Olímpico, conquistando a medalha de ouro para Portugal ao vencer a prova de Madison juntamente com Rui Oliveira, em Ciclismo de Pista, nos Jogos Olímpicos de Paris. Ainda nos Jogos, arrecadou a medalha de prata e o título de Vice-campeão Olímpico depois de disputar a prova de Ominium. Esta foi a 1.ª participação masculina e a 1.ª medalha de sempre de Portugal em ciclismo de pista nos JO, tendo Iúri Leitão sido o primeiro atleta português a conquistar duas medalhas numa mesma edição olímpica.
É Cidadão de Mérito de Viana do Castelo desde 2021 pelos relevantes serviços ao desporto, nomeadamente no ciclismo, enquanto campeão europeu de pista em cic
Os preços das casas em Viana do Castelo registaram uma subida expressiva nos últimos 12 meses. Segundo o índice do portal imobiliário Idealista, em janeiro de 2026 o valor mediano por metro quadrado atingiu 2.233 euros, refletindo um aumento de 16,8% face a janeiro de 2025.
O distrito de Viana do Castelo está a promover uma campanha de recolha de bens para apoiar as vítimas afetadas pela tempestade Kristin, que causou vários estragos na região de Leiria. A iniciativa é promovida pelo OLYMPICS4ALL – Desporto/Solidariedade, com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo e da Federação Distrital de Bombeiros de Viana do Castelo.
Paredes de Coura prepara-se para um fevereiro recheado de cultura, tradições e programação para todos os públicos. O mês começa com o já tradicional Entrudo Sopeiro, mas traz também propostas de teatro, dança, cinema e atividades para famílias e bebés.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo realiza, esta terça-feira 3 de fevereiro, mais uma reunião ordinária do executivo, com uma ordem de trabalhos composta por 21 pontos que abrangem áreas como gestão financeira, apoios sociais e associativos, mobilidade, saúde e desenvolvimento local.
O Festival Viana Jazz foi distinguido como um dos 10 finalistas da 10.ª edição dos Iberian Festival Awards, um prestigiado certame que reconhece os melhores festivais de música da Península Ibérica.
Valença celebra, uma vez mais, o mês do amor com a iniciativa “Valença – Onde o Amor Acontece”, um concurso de fotografia que convida os casais a registar momentos especiais nos cenários mais emblemáticos do concelho.
A Região Escutista de Viana do Castelo mobilizou uma equipa de dirigentes para apoiar as populações afetadas pela passagem da depressão Kristin, que provocou elevados prejuízos em várias zonas do país, sobretudo no centro de Portugal.