O executivo municipal aprovou hoje, por unanimidade, a atribuição do título honorífico de Cidadão de Honra ao ciclista santamartense Iúri Leitão, que recentemente trouxe para Viana do Castelo duas medalhas, de ouro e prata, na sua estreia nos Jogos Olímpicos.
Na proposta, apresentada pelo Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, é referido que “pela sua notável carreira desportiva e por elevar bem alto o nome de Viana do Castelo, de Portugal e do desporto português em cada conquista alcançada, propõe-se o agradecimento e homenagem a Iúri Leitão, atribuindo-lhe o título de Cidadão de Honra”.
Nascido em 3 de julho de 1998, Iúri Gabriel Dantas Leitão ingressou na Escola de Ciclismo de Santa Marta de Portuzelo aos seis anos. Em 2015, destacou-se ao vencer a 5.ª prova da Taça de Portugal de Juniores, em Oliveira do Bairro. Em 2016, conquistou o primeiro título de Campeão Nacional de Pista, naCorrida por Pontos em juniores, em Anadia.
No início de ano de 2018, conquistou a medalha de bronze na categoria de elites no Campeonato Nacional de Pista, na Corrida por Pontos. Em setembro do mesmo ano, impõe-se, ao sprint, na 5.ª etapa da Volta a Portugal do Futuro. Em junho de 2021, Iúri Leitão venceu a 2.ª etapa do GP Douro Internacionale, nesse mesmo mês, é também o vencedor da 2.ª e 3.ª etapas da Volta ao Alentejo, consagrando-se vencedor por Pontos, arrecadando a camisola verde.
Em 2021, sagrou–se Vice-campeão do Mundo de Pista – categoria Eliminação, em Roubaix, França. No mesmo Campeonato, obteve o 4.º lugar na prova de Omnium. Em 2023,subiu ao pódio em Estrada ao ser o grande vencedor do International Tour of Hellas, na Grécia, arrecadando duas camisolas, a da geral e da classificação por pontos. No mesmo ano, conquistou o título de Campeão do Mundo de Ciclismo de Pista, ao vencer a Medalha de Ouro na categoria Omnium, em Glasgow – Escócia.
Iúri Leitão é Tricampeão Europeu na categoria de Scratch, medalhas arrecadadas em 2020 (Plovdiv – Bulgária), 2022 (Munique – Alemanha) e 2024 (Apeldoorn – Países Baixos), sendo o único ciclista europeu com três títulos de campeãonesta categoria de Ciclismo de Pista. Conta ainda, no seu palmarés, com muitos outros pódios em campeonatos de Ciclismo de Pista e provas de Ciclismo de Estrada.
Em 2024, sagrou-se Campeão Olímpico, conquistando a medalha de ouro para Portugal ao vencer a prova de Madison juntamente com Rui Oliveira, em Ciclismo de Pista, nos Jogos Olímpicos de Paris. Ainda nos Jogos, arrecadou a medalha de prata e o título de Vice-campeão Olímpico depois de disputar a prova de Ominium. Esta foi a 1.ª participação masculina e a 1.ª medalha de sempre de Portugal em ciclismo de pista nos JO, tendo Iúri Leitão sido o primeiro atleta português a conquistar duas medalhas numa mesma edição olímpica.
É Cidadão de Mérito de Viana do Castelo desde 2021 pelos relevantes serviços ao desporto, nomeadamente no ciclismo, enquanto campeão europeu de pista em cic
O Benfica reforçou esta quarta-feira a sua candidatura ao play-off de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões, ao bater na Luz o campeão italiano Nápoles por claros 2-0, somando a segunda vitória consecutiva na fase de liga.
Após uma longa paragem devido ao Mundial de Futsal Feminino, a Liga Feminina Placard regressa este sábado, 13 de dezembro, às 18h00, ao Pavilhão Municipal José Natário, em Viana do Castelo, com um confronto muito aguardado: o vice-campeão Santa Luzia defronta o atual campeão nacional Nun’Alvares.
Três réplicas em LEGO® de monumentos icónicos do Porto – a Torre dos Clérigos, a Livraria Lello e a Sé Catedral – viajaram recentemente da Caixa dos Brinquedos, em Paredes de Coura, para o WOW Porto, onde integram a exposição imersiva ‘Brick World’.
Viana do Castelo volta a assumir um papel central no contexto autárquico nacional ao acolher, no próximo sábado e domingo, o XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), que reunirá centenas de autarcas de todo o país no Centro Cultural da cidade.
O Governo vai transferir 25 imóveis devolutos para 19 municípios, num investimento total de 13,5 milhões de euros destinado à sua requalificação. Viana do Castelo está entre os concelhos contemplados, beneficiando assim de património público que poderá vir a ser reconvertido para novos usos de interesse local.
A empreitada de colocação de barreiras para proteção à catenária na Ponte Eiffel vai ficar temporariamente parada até sábado, 13 de dezembro, anunciou a Infraestruturas de Portugal (IP). A empresa justifica a suspensão com “constrangimentos diversos” que obrigaram a reajustar o calendário da intervenção.
A vila de Ponte de Lima destacou-se na 3.ª edição dos Prémios Património Ibérico, entregues no encerramento da 8.ª Bienal Ibérica do Património Cultural, em Sintra. O município foi premiado na categoria de Melhor Projeto de Parceria pelo projeto Vínculos com (a) História – À descoberta das casas históricas da Ribeira Lima, desenvolvido em colaboração com o Instituto de História Contemporânea da FCSH-UNL.