O executivo municipal aprovou hoje, por unanimidade, a atribuição do título honorífico de Cidadão de Honra ao ciclista santamartense Iúri Leitão, que recentemente trouxe para Viana do Castelo duas medalhas, de ouro e prata, na sua estreia nos Jogos Olímpicos.
Na proposta, apresentada pelo Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, é referido que “pela sua notável carreira desportiva e por elevar bem alto o nome de Viana do Castelo, de Portugal e do desporto português em cada conquista alcançada, propõe-se o agradecimento e homenagem a Iúri Leitão, atribuindo-lhe o título de Cidadão de Honra”.
Nascido em 3 de julho de 1998, Iúri Gabriel Dantas Leitão ingressou na Escola de Ciclismo de Santa Marta de Portuzelo aos seis anos. Em 2015, destacou-se ao vencer a 5.ª prova da Taça de Portugal de Juniores, em Oliveira do Bairro. Em 2016, conquistou o primeiro título de Campeão Nacional de Pista, naCorrida por Pontos em juniores, em Anadia.
No início de ano de 2018, conquistou a medalha de bronze na categoria de elites no Campeonato Nacional de Pista, na Corrida por Pontos. Em setembro do mesmo ano, impõe-se, ao sprint, na 5.ª etapa da Volta a Portugal do Futuro. Em junho de 2021, Iúri Leitão venceu a 2.ª etapa do GP Douro Internacionale, nesse mesmo mês, é também o vencedor da 2.ª e 3.ª etapas da Volta ao Alentejo, consagrando-se vencedor por Pontos, arrecadando a camisola verde.
Em 2021, sagrou–se Vice-campeão do Mundo de Pista – categoria Eliminação, em Roubaix, França. No mesmo Campeonato, obteve o 4.º lugar na prova de Omnium. Em 2023,subiu ao pódio em Estrada ao ser o grande vencedor do International Tour of Hellas, na Grécia, arrecadando duas camisolas, a da geral e da classificação por pontos. No mesmo ano, conquistou o título de Campeão do Mundo de Ciclismo de Pista, ao vencer a Medalha de Ouro na categoria Omnium, em Glasgow – Escócia.
Iúri Leitão é Tricampeão Europeu na categoria de Scratch, medalhas arrecadadas em 2020 (Plovdiv – Bulgária), 2022 (Munique – Alemanha) e 2024 (Apeldoorn – Países Baixos), sendo o único ciclista europeu com três títulos de campeãonesta categoria de Ciclismo de Pista. Conta ainda, no seu palmarés, com muitos outros pódios em campeonatos de Ciclismo de Pista e provas de Ciclismo de Estrada.
Em 2024, sagrou-se Campeão Olímpico, conquistando a medalha de ouro para Portugal ao vencer a prova de Madison juntamente com Rui Oliveira, em Ciclismo de Pista, nos Jogos Olímpicos de Paris. Ainda nos Jogos, arrecadou a medalha de prata e o título de Vice-campeão Olímpico depois de disputar a prova de Ominium. Esta foi a 1.ª participação masculina e a 1.ª medalha de sempre de Portugal em ciclismo de pista nos JO, tendo Iúri Leitão sido o primeiro atleta português a conquistar duas medalhas numa mesma edição olímpica.
É Cidadão de Mérito de Viana do Castelo desde 2021 pelos relevantes serviços ao desporto, nomeadamente no ciclismo, enquanto campeão europeu de pista em cic
O Sporting saiu esta terça-feira da Baviera com uma derrota por 3-1 frente ao Bayern Munique, em jogo da sexta jornada da fase de liga da Liga dos Campeões, mas deixou uma imagem de coragem, organização e ambição diante de um dos colossos do futebol europeu.
Viana do Castelo já vive a magia do Natal! Desde esta sexta-feira, a capital do Alto Minho acolhe o tradicional Mercado de Natal, que se estende este ano por vários pontos do centro urbano, incluindo a Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, o Passeio das Mordomas da Romaria e o Largo Maestro José Pedro.
Tui-Valença vai receber mais de 500 mil euros de fundos europeus para reforçar o seu programa conjunto de atividades culturais e desportivas. O financiamento integra o Programa de Cooperação Interreg VI-A Espanha–Portugal (POCTEP) 2021-2027 e reconhece a Eurocidade como um exemplo de integração transfronteiriça.
O Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto reagiu esta segunda-feira ao apelo público feito por Ângela Pereira, jovem de 23 anos natural de Afife, Viana do Castelo, que pediu ajuda nas redes sociais à procura de alternativas de tratamento, afirmando que, em Portugal, “já não há saída”.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo concluiu as obras de substituição do pavimento na Rua da Aldeia de Baixo e na Rua do Radivau, em São Romão de Neiva, numa intervenção que representou um investimento de 45 mil euros.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) alcançou a sua melhor classificação de sempre no UI GreenMetric World University Rankings, subindo ao 156.º lugar entre 1.745 instituições de ensino superior de 105 países. A nível nacional, o IPVC mantém-se no pódio e volta a conquistar o 3.º lugar, reforçando a posição de referência no panorama da sustentabilidade em Portugal.
Viana do Castelo registou na madrugada e à noite da passada sexta-feira a detenção de dois condutores por condução sob efeito de álcool, anunciou o Comando Distrital da PSP.