O executivo municipal aprovou hoje, por unanimidade, a atribuição do título honorífico de Cidadão de Honra ao ciclista santamartense Iúri Leitão, que recentemente trouxe para Viana do Castelo duas medalhas, de ouro e prata, na sua estreia nos Jogos Olímpicos.
Na proposta, apresentada pelo Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, é referido que “pela sua notável carreira desportiva e por elevar bem alto o nome de Viana do Castelo, de Portugal e do desporto português em cada conquista alcançada, propõe-se o agradecimento e homenagem a Iúri Leitão, atribuindo-lhe o título de Cidadão de Honra”.
Nascido em 3 de julho de 1998, Iúri Gabriel Dantas Leitão ingressou na Escola de Ciclismo de Santa Marta de Portuzelo aos seis anos. Em 2015, destacou-se ao vencer a 5.ª prova da Taça de Portugal de Juniores, em Oliveira do Bairro. Em 2016, conquistou o primeiro título de Campeão Nacional de Pista, naCorrida por Pontos em juniores, em Anadia.
No início de ano de 2018, conquistou a medalha de bronze na categoria de elites no Campeonato Nacional de Pista, na Corrida por Pontos. Em setembro do mesmo ano, impõe-se, ao sprint, na 5.ª etapa da Volta a Portugal do Futuro. Em junho de 2021, Iúri Leitão venceu a 2.ª etapa do GP Douro Internacionale, nesse mesmo mês, é também o vencedor da 2.ª e 3.ª etapas da Volta ao Alentejo, consagrando-se vencedor por Pontos, arrecadando a camisola verde.
Em 2021, sagrou–se Vice-campeão do Mundo de Pista – categoria Eliminação, em Roubaix, França. No mesmo Campeonato, obteve o 4.º lugar na prova de Omnium. Em 2023,subiu ao pódio em Estrada ao ser o grande vencedor do International Tour of Hellas, na Grécia, arrecadando duas camisolas, a da geral e da classificação por pontos. No mesmo ano, conquistou o título de Campeão do Mundo de Ciclismo de Pista, ao vencer a Medalha de Ouro na categoria Omnium, em Glasgow – Escócia.
Iúri Leitão é Tricampeão Europeu na categoria de Scratch, medalhas arrecadadas em 2020 (Plovdiv – Bulgária), 2022 (Munique – Alemanha) e 2024 (Apeldoorn – Países Baixos), sendo o único ciclista europeu com três títulos de campeãonesta categoria de Ciclismo de Pista. Conta ainda, no seu palmarés, com muitos outros pódios em campeonatos de Ciclismo de Pista e provas de Ciclismo de Estrada.
Em 2024, sagrou-se Campeão Olímpico, conquistando a medalha de ouro para Portugal ao vencer a prova de Madison juntamente com Rui Oliveira, em Ciclismo de Pista, nos Jogos Olímpicos de Paris. Ainda nos Jogos, arrecadou a medalha de prata e o título de Vice-campeão Olímpico depois de disputar a prova de Ominium. Esta foi a 1.ª participação masculina e a 1.ª medalha de sempre de Portugal em ciclismo de pista nos JO, tendo Iúri Leitão sido o primeiro atleta português a conquistar duas medalhas numa mesma edição olímpica.
É Cidadão de Mérito de Viana do Castelo desde 2021 pelos relevantes serviços ao desporto, nomeadamente no ciclismo, enquanto campeão europeu de pista em cic
Valença deu, na sexta-feira, 15 de novembro, um passo decisivo para o desenvolvimento do setor agrícola com a inauguração oficial da Associação para o Desenvolvimento Regional Valença Regenera+.
Viana do Castelo completa sete anos desde que a sua emblemática araucária excelsa, considerada a maior árvore de Natal natural da Europa, deixou de ser iluminada.
Valença assinalou os 92 anos da chegada do lendário aviador norte-americano Charles Lindbergh, recordando um dos episódios mais marcantes da história do concelho e da aviação mundial.
A Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC) vai organizar a Volta a Portugal em 2026, numa solução transitória que surge após a rutura antecipada do contrato de concessão com a Podium Events, anunciou o organismo.
O Politécnico de Viana do Castelo e o Centro de Interface Tecnológico Industrial (CiTin) realizam no dia 26 de novembro, às 14h00, na ESTG-IPVC, o seminário “Do laboratório ao mercado: Potenciar a tecnologia para criar valor nas empresas”. A iniciativa pretende reforçar a ligação entre investigação aplicada e setor empresarial, promovendo a transferência de conhecimento e a adoção de tecnologias emergentes no Alto Minho.
Cerca de 400 crianças da Educação Pré-Escolar do Agrupamento de Escolas de Monção e da Santa Casa da Misericórdia estão a conhecer a história mais famosa da região através do teatro de fantoches.
O futebol distrital está de luto pela morte de Aníbal Ferreira, ex-treinador do Neves FC e do Clube Desportivo de Cerveira, que faleceu na noite de segunda-feira, aos 61 anos, vítima de Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), doença contra a qual lutava há vários anos.