A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai assinalar a Semana Europeia da Mobilidade com um programa alargado de 16 a 30 de setembro.
No dia 18 de setembro, quarta-feira, a Praça da República acolhe uma ação de sensibilização em parceria com a Polícia de Segurança Pública sobre prevenção rodoviária, denominada “Mobilidade Segura”, das 9h30 às 12h30. No mesmo período, serão promovidas atividades infantis com o circuito “Brincar à Mobilidade”.
A 19 de setembro, quinta-feira, serão instaladas mais marcas rodoviárias de bicicletas nas vias da cidade, demarcando a ciclovias.
A 20 de setembro, sexta-feira, no âmbito da programação, é promovido um passeio de bicicleta num percurso pela cidade, aberto ao público e aos funcionários municipais. Será também promovida uma mostra de bicicletas no Jardim Público e os miniautocarros elétricos do município serão gratuitos para os utentes.
No sábado, 21 de setembro, o “Rua a Brincar” apresenta-se na Praça da Erva, das 10h00 às 13h00, e a Avenida dos Combatentes da Grande Guerra acolhe uma mostra de carros elétricos, recebendo o Jardim Público uma mostra de bicicletas.

O parque de estacionamento do Gil Eannes recebe, das 9h00 às 18h00, uma ação de formação dinamizada pela escola de condução “Vida Nova”, direcionada para a sensibilização e prevenção da sinistralidade em motociclos.
No domingo, 22 de setembro, Dia Europeu sem Carros, a Avenida dos Combatentes e a Alameda 5 de Outubro (faixa norte) estarão interditas ao trânsito automóvel. Para celebrar a efeméride, o Elevador de Santa Luzia terá viagens gratuitas e será novamente promovida a mostra de bicicletas no Jardim Público, no dia em que os miniautocarros elétricos assinalam o 19º aniversário de serviço.
A 30 de setembro, será promovido o webinar “Sistemas de Mobilidade e Cidade 15 minutos”, encerrando a programação da Semana Europeia da Mobilidade em Viana do Castelo.

O Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto reagiu esta segunda-feira ao apelo público feito por Ângela Pereira, jovem de 23 anos natural de Afife, Viana do Castelo, que pediu ajuda nas redes sociais à procura de alternativas de tratamento, afirmando que, em Portugal, “já não há saída”.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo concluiu as obras de substituição do pavimento na Rua da Aldeia de Baixo e na Rua do Radivau, em São Romão de Neiva, numa intervenção que representou um investimento de 45 mil euros.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) alcançou a sua melhor classificação de sempre no UI GreenMetric World University Rankings, subindo ao 156.º lugar entre 1.745 instituições de ensino superior de 105 países. A nível nacional, o IPVC mantém-se no pódio e volta a conquistar o 3.º lugar, reforçando a posição de referência no panorama da sustentabilidade em Portugal.
Viana do Castelo registou na madrugada e à noite da passada sexta-feira a detenção de dois condutores por condução sob efeito de álcool, anunciou o Comando Distrital da PSP.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo promoveu, pela primeira vez, o Curso de Suporte Básico de Vida com Desfibrilhação Automática Externa (SBV-DAE), numa iniciativa conjunta da Companhia de Bombeiros Sapadores e da Unidade Orgânica de Promoção da Saúde.
Uma jovem de 23 anos, natural de Viana do Castelo, emocionou milhares de internautas ao partilhar nas redes sociais um apelo urgente por apoio médico, numa tentativa de ver o seu caso chegar a profissionais de saúde ou a associações que a possam ajudar.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira, por maioria, o Orçamento e Grandes Opções do Plano (GOP) para 2026, no valor global superior a 236 milhões de euros – o maior de sempre. A autarquia contará com 220,4 milhões de euros e os Serviços Municipalizados com 16,4 milhões.