No próximo dia 29 de outubro, de Viana do Castelo promove uma caminhada solidária para celebrar o Outubro Rosa, o mês da prevenção e diagnóstico do cancro da mama.
Neste contexto, e sabendo que o exercício físico é um dos fatores preventivos da doença oncológica, o Município convida a população para que, às 10h00 do último domingo do mês, adira a esta caminhada solidária, cuja participação tem um custo de 5 euros que reverterá a favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC).
Ainda no âmbito do Outubro Rosa, as Unidades de Cuidados na Comunidade de Viana do Castelo, Barroselas e Darque e a Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESS-IPVC) simbolicamente colocaram nos seus edifícios um Laço Rosa. Também o município iluminou o Museu do Traje, edifício situado na praça rainha da cidade, com os tons rosa.
Neste mês, a Escola Superior de Saúde desafiou os seus alunos, no âmbito das unidades curriculares, a desenvolver diversas atividades, das quais se destaca a iniciativa “Experiência de Vida – Luta contra o cancro da mama”, uma palestra com uma sobrevivente de cancro de mama – Céu Matos, que é autora do livro “Cancro, Covid e Vida”. Esta palestra está agendada para as 14h30 de 30 de outubro e acontece no auditório da Escola Superior de Saúde, destinada a toda a comunidade educativa.
O Cancro da Mama é o mais frequente em Portugal e no Mundo. Não são conhecidas as causas, mas são identificados alguns fatores de risco.
A Cidade do Futebol foi palco, esta quarta-feira, do sorteio da 4.ª Eliminatória da Taça de Portugal Feminina de Futsal Placard, fase que marca a entrada em competição das equipas da Liga Feminina Placard, juntando-se aos conjuntos apurados nas rondas anteriores.
A banda vianense Jarojupe vai realizar um concerto acústico esta sexta-feira, 19 de dezembro, nos Paços do Concelho de Viana do Castelo, a partir das 18h00.
O ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, anunciou que o Governo vai pagar aos professores 30 milhões de euros em horas extraordinárias acumuladas desde 2018. Este ano, estão previstos mais 20 milhões em pagamentos adicionais.
O MDOC – Festival Internacional de Documentário de Melgaço não se realizará em 2026 devido à falta de apoio da câmara municipal. O município deixará de disponibilizar cerca de 140 mil euros, que representavam 90% do orçamento do evento, tornando a sua realização inviável, explicou a AO NORTE, organizadora do festival.
A Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) reuniu em Viana do Castelo, para a realização da sua Assembleia Intermunicipal, a primeira desde a eleição dos novos órgãos sociais.
A Polícia Judiciária deteve duas pessoas e constituiu arguidas duas pessoas coletivas no concelho de Valença, na sequência de uma operação destinada a travar a exploração ilegal de canais televisivos pagos através de serviços ilícitos de IPTV.
Viana do Castelo foi o cenário da cerimónia de entrega do Star Seeker, o mais recente iate de luxo da Windstar Cruises. Com capacidade para 224 hóspedes, o navio é a primeira construção da nova Classe Star da companhia, reforçando a expansão da sua frota de cruzeiros de pequeno porte.