Celebra-se hoje o Dia Nacional do Bombeiro Profissional, uma data de profundo simbolismo e de reconhecimento do papel insubstituível que os bombeiros desempenham na proteção das comunidades e no serviço público diário.
A escolha do dia 11 de setembro está intimamente ligada aos trágicos atentados de 2001 às Torres Gémeas, em Nova Iorque, que vitimaram cerca de 3.000 pessoas, incluindo 343 bombeiros que perderam a vida no cumprimento do dever. Passados 24 anos sobre essa tragédia, este é um momento de memória, mas também de homenagem a todos os homens e mulheres que, com coragem, dedicação e espírito de sacrifício, se entregam diariamente à missão de salvar vidas.
Em Viana do Castelo, tal como em todo o país, este dia é assinalado com gratidão e respeito pelos profissionais e voluntários que integram as corporações de bombeiros. O município reforça o compromisso com a valorização destes profissionais, alertando para a importância de garantir melhores condições de trabalho, formação contínua e recursos adequados para que possam exercer a sua missão com segurança e eficácia.
“Os bombeiros são verdadeiros heróis do nosso tempo. Estão presentes nos momentos mais difíceis, enfrentando riscos para proteger a vida, os bens e o meio ambiente”, pode ler-se na nota de homenagem emitida pela autarquia.
A comunidade vianense deixa, assim, uma palavra de profundo agradecimento a todos os bombeiros – profissionais e voluntários – pelo seu empenho incansável, espírito de serviço e entrega ao próximo.
Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.
Os presentes de natal são sem qualquer sombra de dúvida uma das maiores tradições de natal. Tendo começado há mais de 10 mil anos (os agricultores trocavam nesta altura o excedente das suas colheitas como forma de celebração do inverno já estar a meio), ainda hoje se mantém, fazendo as delicias de miúdos e graúdos, que deliram na altura de rasgar os presentes.
Cerca de 80 estudantes internacionais que permanecerão em Viana do Castelo durante a quadra natalícia recebem cabazes de Natal oferecidos pelos Serviços de Ação Social do Politécnico de Viana do Castelo, numa iniciativa que visa promover inclusão, solidariedade e sentimento de pertença.
A Ceia de Natal envolve muitas tradições populares. Em Portugal, a ceia de natal recebe o nome de consoada sendo celebrada na noite do dia 24 de Dezembro, a véspera de Natal. Esta tradição leva as famílias a reunirem-se à volta da mesa de jantar, comendo uma refeição reforçada. Por ser uma festa de família, muitas pessoas percorrem longas distâncias para se juntarem aos seus familiares.
O Serviço de Pediatria da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) proporcionou às crianças internadas momentos especiais de celebração natalícia.
O Papa Leão XIV manifestou “grande tristeza” pela rejeição, por parte da Rússia, do pedido de trégua de Natal e apelou a que os conflitos armados sejam interrompidos em todo o mundo durante pelo menos 24 horas no dia de Natal.
O centro histórico de Viana do Castelo está hoje a viver um ambiente de festa e confraternização com a realização do tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana”, que já está a decorrer na Praça da República.