No dia 21 de setembro, a Câmara Municipal de Viana do Castelo promove, no auditório do Museu de Artes Decorativas, o II Seminário “Património, História e Arqueologia de Viana do Castelo”, no âmbito das Jornadas Europeias do Património.
Este segundo seminário, para o público em geral, pretende dar a conhecer o trabalho dos vários setores da Câmara Municipal de Viana do Castelo em prol da inventariação, estudo, preservação e divulgação do património cultural do concelho.
O evento inicia pelas 9h30, com a apresentação do “Projeto Geoparque do Litoral de Viana do Castelo”, seguindo-se uma apresentação dedicada à “Revisão do PDM: a sua importância na gestão e preservação da memória arqueológica”.
Inclui ainda uma apresentação sobre a “Intervenção de Conservação e Restauro do Retábulo da Capela da Casa dos Condes da Carreira” e outra sobre “Arquivo, Património Cultural Imaterial”.
“Trajes com Memória” e “Casa dos Nichos – um espaço museológico para todos” serão outros dos temas abordados no seminário, que encerra com a apresentação “(Re) visitar a coleção de faiança de Viana, nos seus 250 anos (1774-1855) no inabalável edifício urbano com 3 séculos de História (1724-2024)”.
As Jornadas Europeias do Património de 2024 têm lugar entre os dias 20 e 22 de setembro e são uma iniciativa conjunta do Conselho da Europa e da Comissão Europeia. A organização em Portugal é da responsabilidade da Direção-Geral do Património Cultural.
Foram lançadas pelo Conselho da Europa em 1985, tendo-se juntado a União Europeia em 1999 para a criação de uma ação conjunta, que se tem mantido até aos dias de hoje. Em 2024, o tema é «Rotas, Redes e Conexões», numa oportunidade de reflexão sobre um património comum, cuja riqueza reside na sua diversidade, e que tem permitido, ao longo dos séculos, a partilha de práticas culturais e artísticas.
Viana do Castelo acolhe, a partir de hoje, a 14.ª edição do Viana Volley Cup, um dos maiores torneios de voleibol da região. O evento, organizado pelo Clube de Voleibol de Viana, reúne centenas de atletas, treinadores e adeptos, combinando competição e convívio.
A associação ambientalista Zero criticou a CCDR-Norte por ter colocado em consulta pública o plano de gestão do aterro da Valorminho, em Valença, considerando o projeto “ilegal” e um “atentado ao ambiente”.
Doze pessoas morreram e 453 foram detidas por condução com taxa de álcool no sangue considerada crime, nos primeiros oito dias das operações de Natal e Ano Novo realizadas pela GNR e pela PSP.
Viana do Castelo celebra mais um talento desportivo local. A velejadora Luísa Peres, natural da cidade, foi distinguida pelo Comité Olímpico de Portugal com o estatuto de Esperança Olímpica de Vela, após a sua participação no recente Campeonato do Mundo de Seniores, realizado na China.
O Largo das Neves volta a ser, este sábado, 27 de dezembro, ponto de encontro da comunidade com a realização da tradicional Fogueira de Natal. A edição deste ano contará com os DJs Marshall Hall e Pedro Pereira, prometendo uma noite de música, convívio e celebração coletiva.
O distrito de Viana do Castelo está entre os 11 distritos de Portugal continental colocados sob aviso amarelo pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), devido à persistência de valores baixos da temperatura mínima. O aviso estará em vigor entre a meia-noite de 26 de dezembro e as 6 horas de 27 de dezembro, com exceção das localidades junto ao litoral, onde o impacto do frio poderá ser menos intenso.
A Escola Secundária de Monserrate, certificada como EPAS e Escola Embaixadora do Parlamento Europeu, conquistou pela quarta vez consecutiva uma viagem ao Parlamento Europeu, em Estrasburgo, fruto de um ano repleto de atividades educativas, exposições, workshops, encontros nacionais, desafios e concursos.