No dia 21 de setembro, a Câmara Municipal de Viana do Castelo promove, no auditório do Museu de Artes Decorativas, o II Seminário “Património, História e Arqueologia de Viana do Castelo”, no âmbito das Jornadas Europeias do Património.
Este segundo seminário, para o público em geral, pretende dar a conhecer o trabalho dos vários setores da Câmara Municipal de Viana do Castelo em prol da inventariação, estudo, preservação e divulgação do património cultural do concelho.
O evento inicia pelas 9h30, com a apresentação do “Projeto Geoparque do Litoral de Viana do Castelo”, seguindo-se uma apresentação dedicada à “Revisão do PDM: a sua importância na gestão e preservação da memória arqueológica”.
Inclui ainda uma apresentação sobre a “Intervenção de Conservação e Restauro do Retábulo da Capela da Casa dos Condes da Carreira” e outra sobre “Arquivo, Património Cultural Imaterial”.
“Trajes com Memória” e “Casa dos Nichos – um espaço museológico para todos” serão outros dos temas abordados no seminário, que encerra com a apresentação “(Re) visitar a coleção de faiança de Viana, nos seus 250 anos (1774-1855) no inabalável edifício urbano com 3 séculos de História (1724-2024)”.
As Jornadas Europeias do Património de 2024 têm lugar entre os dias 20 e 22 de setembro e são uma iniciativa conjunta do Conselho da Europa e da Comissão Europeia. A organização em Portugal é da responsabilidade da Direção-Geral do Património Cultural.
Foram lançadas pelo Conselho da Europa em 1985, tendo-se juntado a União Europeia em 1999 para a criação de uma ação conjunta, que se tem mantido até aos dias de hoje. Em 2024, o tema é «Rotas, Redes e Conexões», numa oportunidade de reflexão sobre um património comum, cuja riqueza reside na sua diversidade, e que tem permitido, ao longo dos séculos, a partilha de práticas culturais e artísticas.
A Biblioteca Municipal de Valença volta a abrir as portas ao imaginário infantil com mais uma sessão do programa "Histórias em Família", marcada para sábado, 13 de setembro, às 10h30. Desta vez, o convite é feito através do divertido e inspirador conto "Eu Quero Andar Sem Rodinhas", de Tobias Giacomazzi, apresentado por Manuela Fernandes.
É hoje, 10 de setembro, que se dá o aguardado arranque das Feiras Novas 2025, uma das maiores e mais emblemáticas romarias do Alto Minho. Ao longo dos próximos seis dias, Ponte de Lima transforma-se no centro da cultura popular minhota, celebrando com música, folclore, tradições seculares e momentos de devoção em honra de Nossa Senhora das Dores.
Vivemos tempos de incerteza. O trabalho é cada vez mais precário, a habitação “não é para o bolso” da grande maioria de nós, as novas tecnologias ultrapassam-nos a velocidades vertiginosas e as crises — da economia ao clima, das guerras à imigração — sobrepõem-se umas sobre as outras.
A Erva-das-pampas (Cortaderia selloana), conhecida pelas suas plumas brancas e elegantes, está a espalhar-se rapidamente na região, preocupando especialistas e autoridades ambientais.
O Centro Paroquial e Social de Lanheses (CPSL) foi distinguido como um dos 10 finalistas da 16.ª edição do Prémio Manuel António da Mota, com o projeto Elisa – Assistente Virtual de Apoio às IPSS.
A Polícia de Segurança Pública (PSP) apreendeu 52 armas em estabelecimentos de ensino durante o ano letivo 2024/2025, no âmbito do Programa Escola Segura (PES). Os dados provisórios, divulgados na segunda-feira, revelam ainda um total de 3.887 ocorrências registadas, o que representa uma diminuição de 3,9% face ao ano letivo anterior.
O DJ e produtor português Mizzy Miles vai atuar esta sexta-feira, dia 12 de setembro, no palco da Liberdade, no âmbito do Festival Viana Bate Forte, um dos maiores eventos culturais do Alto Minho.