No dia 21 de setembro, a Câmara Municipal de Viana do Castelo promove, no auditório do Museu de Artes Decorativas, o II Seminário “Património, História e Arqueologia de Viana do Castelo”, no âmbito das Jornadas Europeias do Património.
Este segundo seminário, para o público em geral, pretende dar a conhecer o trabalho dos vários setores da Câmara Municipal de Viana do Castelo em prol da inventariação, estudo, preservação e divulgação do património cultural do concelho.
O evento inicia pelas 9h30, com a apresentação do “Projeto Geoparque do Litoral de Viana do Castelo”, seguindo-se uma apresentação dedicada à “Revisão do PDM: a sua importância na gestão e preservação da memória arqueológica”.
Inclui ainda uma apresentação sobre a “Intervenção de Conservação e Restauro do Retábulo da Capela da Casa dos Condes da Carreira” e outra sobre “Arquivo, Património Cultural Imaterial”.
“Trajes com Memória” e “Casa dos Nichos – um espaço museológico para todos” serão outros dos temas abordados no seminário, que encerra com a apresentação “(Re) visitar a coleção de faiança de Viana, nos seus 250 anos (1774-1855) no inabalável edifício urbano com 3 séculos de História (1724-2024)”.
As Jornadas Europeias do Património de 2024 têm lugar entre os dias 20 e 22 de setembro e são uma iniciativa conjunta do Conselho da Europa e da Comissão Europeia. A organização em Portugal é da responsabilidade da Direção-Geral do Património Cultural.
Foram lançadas pelo Conselho da Europa em 1985, tendo-se juntado a União Europeia em 1999 para a criação de uma ação conjunta, que se tem mantido até aos dias de hoje. Em 2024, o tema é «Rotas, Redes e Conexões», numa oportunidade de reflexão sobre um património comum, cuja riqueza reside na sua diversidade, e que tem permitido, ao longo dos séculos, a partilha de práticas culturais e artísticas.
O ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, anunciou que o Governo vai pagar aos professores 30 milhões de euros em horas extraordinárias acumuladas desde 2018. Este ano, estão previstos mais 20 milhões em pagamentos adicionais.
O MDOC – Festival Internacional de Documentário de Melgaço não se realizará em 2026 devido à falta de apoio da câmara municipal. O município deixará de disponibilizar cerca de 140 mil euros, que representavam 90% do orçamento do evento, tornando a sua realização inviável, explicou a AO NORTE, organizadora do festival.
A Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) reuniu em Viana do Castelo, para a realização da sua Assembleia Intermunicipal, a primeira desde a eleição dos novos órgãos sociais.
A Polícia Judiciária deteve duas pessoas e constituiu arguidas duas pessoas coletivas no concelho de Valença, na sequência de uma operação destinada a travar a exploração ilegal de canais televisivos pagos através de serviços ilícitos de IPTV.
Viana do Castelo foi o cenário da cerimónia de entrega do Star Seeker, o mais recente iate de luxo da Windstar Cruises. Com capacidade para 224 hóspedes, o navio é a primeira construção da nova Classe Star da companhia, reforçando a expansão da sua frota de cruzeiros de pequeno porte.
O porto de Viana do Castelo vai ser ampliado para apoiar a descarbonização do setor naval até 2050, anunciou João Neves, presidente executivo da Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL).
Caminha, no Alto Minho, e os concelhos galegos de A Guarda e O Rosal receberam aprovação para uma candidatura a fundos transfronteiriços do programa Interreg VI Espanha–Portugal (POCTEP) 2021–2027, no valor de mais de 563 mil euros, destinada à criação formal da eurocidade da Foz do Minho.