No dia 21 de setembro, a Câmara Municipal de Viana do Castelo promove, no auditório do Museu de Artes Decorativas, o II Seminário “Património, História e Arqueologia de Viana do Castelo”, no âmbito das Jornadas Europeias do Património.
Este segundo seminário, para o público em geral, pretende dar a conhecer o trabalho dos vários setores da Câmara Municipal de Viana do Castelo em prol da inventariação, estudo, preservação e divulgação do património cultural do concelho.
O evento inicia pelas 9h30, com a apresentação do “Projeto Geoparque do Litoral de Viana do Castelo”, seguindo-se uma apresentação dedicada à “Revisão do PDM: a sua importância na gestão e preservação da memória arqueológica”.
Inclui ainda uma apresentação sobre a “Intervenção de Conservação e Restauro do Retábulo da Capela da Casa dos Condes da Carreira” e outra sobre “Arquivo, Património Cultural Imaterial”.
“Trajes com Memória” e “Casa dos Nichos – um espaço museológico para todos” serão outros dos temas abordados no seminário, que encerra com a apresentação “(Re) visitar a coleção de faiança de Viana, nos seus 250 anos (1774-1855) no inabalável edifício urbano com 3 séculos de História (1724-2024)”.
As Jornadas Europeias do Património de 2024 têm lugar entre os dias 20 e 22 de setembro e são uma iniciativa conjunta do Conselho da Europa e da Comissão Europeia. A organização em Portugal é da responsabilidade da Direção-Geral do Património Cultural.
Foram lançadas pelo Conselho da Europa em 1985, tendo-se juntado a União Europeia em 1999 para a criação de uma ação conjunta, que se tem mantido até aos dias de hoje. Em 2024, o tema é «Rotas, Redes e Conexões», numa oportunidade de reflexão sobre um património comum, cuja riqueza reside na sua diversidade, e que tem permitido, ao longo dos séculos, a partilha de práticas culturais e artísticas.
O Tribunal do Porto aplicou prisão preventiva a seis homens suspeitos de envolvimento em dezenas de furtos em lares de idosos, centros de dia e juntas de freguesia nos distritos do Norte e Centro do país, anunciou a GNR.
A Infraestruturas de Portugal (IP) anunciou que a instalação de barreiras de proteção à catenária da Ponte Eiffel de Viana do Castelo só terá início a partir de 4 de janeiro de 2026.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou o pacote de benefícios fiscais para 2026, reforçando o apoio às famílias, às empresas e à competitividade local.
O Município de Viana do Castelo abriu candidaturas à 7.ª edição do programa “Reflorestar com Identidade”, que oferece gratuitamente árvores de espécies autóctones a proprietários florestais localizados nas Faixas de Gestão de Combustível (FGC) — zonas estratégicas de proteção contra incêndios junto a estradas, edifícios isolados e aglomerados populacionais.
O Governo aprovou em Conselho de Ministros, o Acordo entre Portugal e Brasil para o reconhecimento mútuo das cartas de condução. A medida visa simplificar os procedimentos e facilitar a vida de cidadãos que residem ou trabalham em ambos os países.
A Polícia Judiciária (PJ) deteve três jovens, com idades entre os 17 e os 21 anos, suspeitos da prática dos crimes de roubo agravado e sequestro ocorridos na tarde de 6 de novembro, na cidade de Viana do Castelo.
A banda vianense Jarojupe realiza hoje, sexta-feira, 19 de dezembro, um concerto acústico nos Paços do Concelho de Viana do Castelo, com início marcado para as 18h00, no âmbito da programação de animação de Natal promovida pelo município.