A Câmara Municipal de Viana do Castelo assinala, de 16 a 20 de maio, a IV Semana Municipal de Combate à Vegetação Invasora, com diversas ações de voluntariado ambiental.
O programa arranca dia 16 de maio, pelas 9h00, com uma ação de voluntariado ambiental dos colaboradores da Câmara Municipal no Monumento Natural da Ribeira de Anha com cerca de 41 hectares, classificado pelo Município de Viana do Castelo em 2016.
O Monumento Natural Local da Praia Eemiana da Ribeira de Anha apresenta elevado interesse científico, associado à preservação de importantes indícios geomorfológicos e estratigráficos. Conserva o resto de uma praia de seixos do último interglaciar, com idade absoluta próxima de 125 mil anos. Este registo é, até ao momento, o único deste género na costa do Alto Minho, conhecendo-se só mais um, no setor costeiro da Gelfa-Forte do Cão.
Já no dia 17 de maio, pelas 9h30, acontece uma ação pelos colaboradores da Nortaluga no Monumento Natural do Planalto Granítico das Chãs de Santa Luzia.
No dia seguinte, 18 de maio, o Monumento Natural da Ribeira de Anha é novamente palco de ação, desta vez pela VianaLocals, a partir das 9h30.
Já a 20 de maio, o público geral e Explore Iberia vão promover uma ação de voluntariado ambiental no Monumento Natural do Alcantilado de Montedor, também pelas 9h30. Nesse mesmo dia, as praias de Viana do Castelo, a partir das 14h00, são alvo de intervenção pelo Corpo Nacional de Escutas.
Ainda no âmbito da IV Semana Municipal de Combate à Vegetação Invasora, de 16 a 20 de maio estará patente a exposição “Vespa Velutina – Alto Minho”, no Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental (CMIA).
Consulte aqui a programação na íntegra:

O Santa Luzia FC foi o grande destaque da XXVIII Edição da Gala "O Minhoto", ao conquistar o Grande Prémio do Júri, numa cerimónia que encheu a Adega Cultural de Vila Verde de luz, cor e desporto. O atleta Rafa também brilhou, recebendo o mesmo prémio, coroando um ano de conquistas para o desporto minhoto.
O Teatro Municipal Sá de Miranda apresenta, de 10 de fevereiro a 7 de março de 2026, o espetáculo Mistério Da Vinci, da autoria de Adriel Filipe, criação do Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana. A peça, dirigida a públicos a partir dos 3 anos, celebra os 35 anos da companhia vianense e é a sua 173.ª criação.
O Santa Luzia FC venceu, na noite desta sexta-feira, a Casa do Povo de Freixo por 3-2, no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, em jogo de abertura da 15.ª jornada da Liga Feminina Placard de futsal, garantindo de forma matemática a permanência no principal escalão da modalidade.
O Papa Leão XIV manifestou um voto de pesar pelas vítimas mortais provocadas pela passagem da depressão Kristin por Portugal continental, deixando uma mensagem de solidariedade às famílias enlutadas e reconhecendo o forte espírito de entreajuda demonstrado pelos cidadãos nas zonas afetadas.
O Presidente da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA), Domingos Castro, esteve em Valença, onde realizou uma reunião institucional com o Presidente da Câmara Municipal, José Manuel Carpinteira, no âmbito da estratégia de descentralização e reforço do atletismo a nível nacional.
Uma criança de 9 anos, de nacionalidade venezuelana, que se encontrava desaparecida desde quinta-feira à tarde em Arcos de Valdevez, foi localizada em segurança durante a madrugada desta sexta-feira.
O distrito de Viana do Castelo está esta sexta-feira sob aviso laranja do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), passando a aviso vermelho a partir das 21h00 e até às 03h00 de sábado, devido à forte agitação marítima.