A Câmara Municipal de Viana do Castelo assinala, de 16 a 20 de maio, a IV Semana Municipal de Combate à Vegetação Invasora, com diversas ações de voluntariado ambiental.
O programa arranca dia 16 de maio, pelas 9h00, com uma ação de voluntariado ambiental dos colaboradores da Câmara Municipal no Monumento Natural da Ribeira de Anha com cerca de 41 hectares, classificado pelo Município de Viana do Castelo em 2016.
O Monumento Natural Local da Praia Eemiana da Ribeira de Anha apresenta elevado interesse científico, associado à preservação de importantes indícios geomorfológicos e estratigráficos. Conserva o resto de uma praia de seixos do último interglaciar, com idade absoluta próxima de 125 mil anos. Este registo é, até ao momento, o único deste género na costa do Alto Minho, conhecendo-se só mais um, no setor costeiro da Gelfa-Forte do Cão.
Já no dia 17 de maio, pelas 9h30, acontece uma ação pelos colaboradores da Nortaluga no Monumento Natural do Planalto Granítico das Chãs de Santa Luzia.
No dia seguinte, 18 de maio, o Monumento Natural da Ribeira de Anha é novamente palco de ação, desta vez pela VianaLocals, a partir das 9h30.
Já a 20 de maio, o público geral e Explore Iberia vão promover uma ação de voluntariado ambiental no Monumento Natural do Alcantilado de Montedor, também pelas 9h30. Nesse mesmo dia, as praias de Viana do Castelo, a partir das 14h00, são alvo de intervenção pelo Corpo Nacional de Escutas.
Ainda no âmbito da IV Semana Municipal de Combate à Vegetação Invasora, de 16 a 20 de maio estará patente a exposição “Vespa Velutina – Alto Minho”, no Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental (CMIA).
Consulte aqui a programação na íntegra:

O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, assegurou esta terça-feira que o projeto “Bairro Comercial Digital – Bairro do Coração”, integrado no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), estará totalmente concluído até março de 2026. A garantia foi dada durante a apresentação da nova aplicação móvel Viana Pocket – A Cidade no Teu Bolso, que recompensa consumidores que realizam compras no comércio local.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai marcar presença, até domingo (20 a 23 de novembro), na 26ª edição do XANTAR – Salão Internacional de Turismo Gastronómico, que decorre em Ourense, na Galiza. O município volta a apostar neste certame, considerado o maior evento ibérico de turismo gastronómico, reforçando a promoção da sua oferta turística num mercado galego que continua a ser estratégico para a região.
Valença volta a promover, no próximo sábado, 22 de novembro, às 10h30, uma ação de plogging nas margens do Rio Minho, iniciativa que junta desporto ao compromisso ambiental. A atividade integra a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos e é organizada pela Câmara Municipal de Valença.
Esta quarta-feira, 19 de novembro, o Teatro Municipal Sá de Miranda acolhe às 21h00, “Rei Lear”, da Companhia do Chapitô, no Festival de Teatro da capital do Alto Minho.
A Marinha Portuguesa anunciou a abertura do concurso de admissão ao Curso de Formação de Oficiais Médicos Navais (CFO-MN), uma oportunidade destinada a médicos que pretendam integrar os Quadros Permanentes da instituição.
Viana do Castelo deu mais um passo na digitalização dos serviços de proximidade com o lançamento de “Viana Pocket – A Cidade no Teu Bolso”, uma aplicação que pretende incentivar o comércio tradicional através de um sistema de recompensas.
O Serviço Integrado de Cuidados Paliativos (SICP) do Alto Minho assinala 12 anos de atividade dedicados à melhoria da qualidade de vida de doentes com doenças progressivas e sem perspetiva de cura com a inauguração da exposição “Cuidar com Arte — 12 anos, 12 olhares”.