O Dia Mundial do Turismo assinala-se a 27 de setembro e o Município de Viana do Castelo preparou, com os parceiros locais, uma programação variada para assinalar a efeméride com diversas iniciativas, entradas gratuitas, visitas guiadas e preços especiais.
Nos dias 24, 25 e 27 de setembro estarão com entrada livre e com visitas guiadas o Museu de Artes Decorativas e o Museu do Traje, sendo possível visitar as exposições permanentes e temporárias no horário normal de funcionamento. O Museu do Traje proporcionará às 11h00 uma visita orientada à Sala do Ouro e o Museu de Artes Decorativas às 15h00 uma visita à exposição dos Estuques e Estucadores de Viana do Castelo.
O programa inclui no sábado, dia 24 de setembro, a partir das 9h00, a Caminhada “Passos de Memória” (inscrições encerradas), com o Trilho do Castro de Roques | PR19, percurso que se atravessa as freguesias de Mujães, Vila Franca, Vila de Punhe e Subportela e que integra a Rede Municipal de Percursos Pedestres do Município.
A visita à Casa dos Nichos – Núcleo de Arqueologia, ao Centro de Mar e ao Centro Interpretativo do Caminho Português da Costa é também de entrada livre.
No mesmo dia, entre as 10h30 e as 12h00 haverá uma visita guiada à Porta do Neiva do Geoparque Viana do Castelo e entre as 14h30 e as 16h00 uma visita guiada à Porta de Arga do Geoparque Viana do Castelo.
A 27 de setembro, também a Citânia de Santa Luzia, conhecida localmente como “cidade velha”, estará com entrada gratuita e promoverá visitas guiadas, com marcação antecipada até ao dia 24 de setembro. A Citânia é um dos castros mais conhecidos do Norte de Portugal e um dos mais importantes para o estudo da Proto-História e da Romanização do Alto Minho.
As visitas ao Navio-hospital Gil Eannes terão um desconto de 50%, tendo o visitante a oportunidade de fazer o reconhecimento in loco e “navegar” pelos diversos espaços do navio, como a ponte de comando, cozinha, padaria, casa das máquinas, consultório médico, sala de tratamentos, gabinete de radiologia, enfermarias, bloco operatório, camarotes, capela, entre outros espaços.
As visitas guiadas à cidade de Viana do Castelo da Viv’Experiência vão ter um desconto de 50%, com visita pedonal guiada às 11h30 e visita guiada nas bicicletas “Bianinhas” às 15h30.
Com preços especiais estarão as visitas ao Museu Interativo da Fábrica do Chocolate, que oferece um conjunto de soluções interpretativas sobre o cacau e o chocolate, com uma forte componente tecnológica e interativa.
As Quintas de Enoturismo Casa da Reina e Solar do Louredo proporcionarão visitas guiadas pelas vinhas e adega, integrando provas de vinho comentadas e degustação de petiscos regionais.
Os passeios de barco no rio Lima, pela empresa Irmãos Portela Ldª, também terão desconto de metade do valor neste dia, com saídas de hora a hora a partir das 10h15.
Desconto ainda de 50% na Experiência de SUP e Cable Wakeboard, atividade para todos os níveis e idades, desde crianças a adultos, promovida pelo FeelViana Sport Hotel no FeelViana Wake Park, situado na margem esquerda do Rio Lima.
Os preços especiais estendem-se também à Experiência de Surf/Bodyboard no Mar promovida pelo Surf Clube de Viana e às modalidades de Kite e Windsurf pelo Duotone Pro Center Viana na Praia do Cabedelo e o Passeio de Barco – Mar de Ardora, para desfrutar das vistas do rio Lima e costa de Viana, tirar umas fotografias, dar uns mergulhos e passar perto de vários pontos de interesse natural e cultural promovido pelos Cavaleiros do Mar.
Já a bordo do veleiro Amazing Experiences os participantes são desafiados a realizar um Peddy Paper pelas águas de Viana do Castelo para desvendar uma série de “enigmas” referentes a monumentos e outros locais de interesse, ao alcance da vista a partir do canal do Rio Lima e costa.
Os Passeios de Burro na Serra d’Arga, promovidos pela Descubra Minho, estarão também disponíveis neste dia a preços especiais.
Desde 1980 que o dia 27 de setembro celebra o Turismo. Esta comemoração anual tem como objetivo chamar a atenção para a importância do turismo em todo o mundo. Em 2022, o tema do Dia Mundial do Turismo é “Repensar o Turismo”.
O Benfica reforçou esta quarta-feira a sua candidatura ao play-off de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões, ao bater na Luz o campeão italiano Nápoles por claros 2-0, somando a segunda vitória consecutiva na fase de liga.
Após uma longa paragem devido ao Mundial de Futsal Feminino, a Liga Feminina Placard regressa este sábado, 13 de dezembro, às 18h00, ao Pavilhão Municipal José Natário, em Viana do Castelo, com um confronto muito aguardado: o vice-campeão Santa Luzia defronta o atual campeão nacional Nun’Alvares.
Três réplicas em LEGO® de monumentos icónicos do Porto – a Torre dos Clérigos, a Livraria Lello e a Sé Catedral – viajaram recentemente da Caixa dos Brinquedos, em Paredes de Coura, para o WOW Porto, onde integram a exposição imersiva ‘Brick World’.
Viana do Castelo volta a assumir um papel central no contexto autárquico nacional ao acolher, no próximo sábado e domingo, o XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), que reunirá centenas de autarcas de todo o país no Centro Cultural da cidade.
O Governo vai transferir 25 imóveis devolutos para 19 municípios, num investimento total de 13,5 milhões de euros destinado à sua requalificação. Viana do Castelo está entre os concelhos contemplados, beneficiando assim de património público que poderá vir a ser reconvertido para novos usos de interesse local.
A empreitada de colocação de barreiras para proteção à catenária na Ponte Eiffel vai ficar temporariamente parada até sábado, 13 de dezembro, anunciou a Infraestruturas de Portugal (IP). A empresa justifica a suspensão com “constrangimentos diversos” que obrigaram a reajustar o calendário da intervenção.
A vila de Ponte de Lima destacou-se na 3.ª edição dos Prémios Património Ibérico, entregues no encerramento da 8.ª Bienal Ibérica do Património Cultural, em Sintra. O município foi premiado na categoria de Melhor Projeto de Parceria pelo projeto Vínculos com (a) História – À descoberta das casas históricas da Ribeira Lima, desenvolvido em colaboração com o Instituto de História Contemporânea da FCSH-UNL.