Logo
Regional

Viana do Castelo assinala Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres

22 Novembro, 2022 | 10:01
Partilhar
Eduarda Alves
1 min. leitura

Dia 25 de Novembro assinala-se o dia pela eliminação da violência contra a mulher.

Os últimos dados do Observatório de Mulheres Assassinadas (OMA) revelam entre 1 de janeiro e 15 de novembro deste ano, 28 mulheres mortas, 22 das quais no contexto de relações de intimidade. Na maioria dos casos estas vítimas já tinham apresentado queixa ou existia historial de violência associada ao casal. No mesmo período, o OMA registou 48 tentativas de assassinato, sendo que 35 delas foram tentativas de femicídio e 13 tentativas de assassinato em outros contextos.

Actualmente, a sociedade é ainda dominada pelo poder patriarcal, onde prevalece o domínio e a discriminação das mulheres, impedindo o progresso pleno das mulheres e remetendo-as para posições de subordinação em relação aos homens. Reivindicamos o direito à igualdade em todas as áreas da vida quotidiana e o direito à segurança. A legislação existente não só tem de ser aplicada, como reforçada, e as vítimas têm de deixar de ser culpabilizadas.

Dia 25 de Novembro de 2022, na Praça da República, a partir das 17h30 “estão convidados a juntar-se a nós. Pelas vitimas, por todas que vivem em situações de violência e discriminação, por uma sociedade com igualdade”.

Esta iniciativa é organizada pelo Coletivo4900, pelo Feminismos Sobre Rodas e pela AISCA-Viana do Castelo.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Opinião 8 Fevereiro, 2026

OPINIÃO: Anemia: Um problema de saúde pública que não podemos ignorar

A anemia afeta cerca de 2 biliões de pessoas em todo o mundo, sendo mais frequente em crianças, mulheres e idosos. Trata-se de um importante problema de saúde pública, com impacto significativo na qualidade de vida e na saúde geral.

Cultura 8 Fevereiro, 2026

Morreu Tomé Moreira, figura histórica do Grupo Folclórico de Carrego

O Grupo Folclórico e Cultural Danças e Cantares de Carrego (GFCDCC) anunciou o falecimento de Tomé Moreira, um dos seus fundadores e figura histórica do grupo.

Regional 8 Fevereiro, 2026

Câmara de Viana promove sessão de esclarecimento sobre procedimentos urbanísticos junto das juntas de freguesia

A Câmara Municipal de Viana do Castelo, através do Gabinete de Coesão Territorial, realizou uma sessão de esclarecimento destinada a todas as Juntas de Freguesia do concelho, com o objetivo de clarificar os procedimentos urbanísticos a adotar em futuras obras.

Desporto 8 Fevereiro, 2026

Santa Luzia FC vence GD Árvore e segue para os Quartos de Final da Taça de Portugal

O Santa Luzia FC garantiu a presença nos Quartos de Final da Taça de Portugal de Futsal Feminino, depois de vencer o GD Árvore por 4-1, em encontro relativo à 4.ª eliminatória da competição.

Nacional 8 Fevereiro, 2026

Impostos em atraso? Pode ser golpe por SMS, alerta Autoridade Tributária

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) alertou para a circulação de mensagens de telemóvel fraudulentas, enviadas em nome do fisco, que alegam a existência de impostos em atraso para “evitar penhora”.

Desporto 8 Fevereiro, 2026

Juventude Viana vence em Espinho e reforça liderança do campeonato

A Juventude Viana venceu este sábado a Associação Académica de Espinho por 1-5, em jogo da 16.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins, reforçando a liderança da classificação.

Regional 8 Fevereiro, 2026

Derrocada em Moledo leva à interdição do paredão

Uma parte do paredão de Moledo aluiu este sábado, levando a Junta da União de Freguesias de Moledo e Cristelo a interditar a área e a apelar à população para que se afaste da zona.