Dia 25 de Novembro assinala-se o dia pela eliminação da violência contra a mulher.
Os últimos dados do Observatório de Mulheres Assassinadas (OMA) revelam entre 1 de janeiro e 15 de novembro deste ano, 28 mulheres mortas, 22 das quais no contexto de relações de intimidade. Na maioria dos casos estas vítimas já tinham apresentado queixa ou existia historial de violência associada ao casal. No mesmo período, o OMA registou 48 tentativas de assassinato, sendo que 35 delas foram tentativas de femicídio e 13 tentativas de assassinato em outros contextos.
Actualmente, a sociedade é ainda dominada pelo poder patriarcal, onde prevalece o domínio e a discriminação das mulheres, impedindo o progresso pleno das mulheres e remetendo-as para posições de subordinação em relação aos homens. Reivindicamos o direito à igualdade em todas as áreas da vida quotidiana e o direito à segurança. A legislação existente não só tem de ser aplicada, como reforçada, e as vítimas têm de deixar de ser culpabilizadas.
Dia 25 de Novembro de 2022, na Praça da República, a partir das 17h30 “estão convidados a juntar-se a nós. Pelas vitimas, por todas que vivem em situações de violência e discriminação, por uma sociedade com igualdade”.
Esta iniciativa é organizada pelo Coletivo4900, pelo Feminismos Sobre Rodas e pela AISCA-Viana do Castelo.

A banda Excesso anunciou o cancelamento de três concertos da sua nova digressão “Lado B”, entre os quais o espetáculo que estava previsto para 10 de janeiro de 2026, no Centro Cultural de Viana do Castelo.
O Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, será o palco do confronto entre Juventude Viana e SC Tomar, dos 16 avos de final da Taça de Portugal de hóquei em patins. O jogo está marcado para o próximo dia 10 de janeiro de 2026.
Viana do Castelo reforçou a sua estratégia de valorização turística através do enoturismo no IV MEETUP do Setor do Turismo, realizado no Solar do Louredo. O encontro reuniu especialistas, empresários e entidades locais para debater o papel desta vertente na diversificação económica e na atração de visitantes.
O Centro Cultural de Viana do Castelo prepara-se para receber, entre 30 de janeiro e 1 de fevereiro, mais uma edição do Festival de Dança de Viana do Castelo, um evento que promete encher o palco de energia, ritmo e talento. Ao longo de três dias, centenas de alunos das escolas e academias do concelho vão protagonizar uma gala que pretende celebrar a dança nas suas mais variadas formas.
A Câmara de Ponte de Lima lançou um concurso público, no valor base de 820 mil euros mais IVA, para transformar um edifício no centro da vila em oito apartamentos de habitação colaborativa e comunitária. O aviso foi publicado em Diário da República e marca mais um passo no que o município considera ser “um novo modelo de resposta social no concelho”.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, por unanimidade, um apoio financeiro de 27.350 euros para a Junta de Freguesia de Mazarefes, garantindo a conclusão do projeto de arquitetura e especialidades da futura Creche de Mazarefes, prevista para acolher 42 crianças.
A Escola Superior de Educação do Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) acolhe, esta quarta-feira, 3 de dezembro, o primeiro Encontro Estudante-Atleta, uma iniciativa que reúne estudantes, técnicos, dirigentes e parceiros para debater os desafios, estratégias e oportunidades da conciliação entre a vida académica e a prática desportiva.