Dia 25 de Novembro assinala-se o dia pela eliminação da violência contra a mulher.
Os últimos dados do Observatório de Mulheres Assassinadas (OMA) revelam entre 1 de janeiro e 15 de novembro deste ano, 28 mulheres mortas, 22 das quais no contexto de relações de intimidade. Na maioria dos casos estas vítimas já tinham apresentado queixa ou existia historial de violência associada ao casal. No mesmo período, o OMA registou 48 tentativas de assassinato, sendo que 35 delas foram tentativas de femicídio e 13 tentativas de assassinato em outros contextos.
Actualmente, a sociedade é ainda dominada pelo poder patriarcal, onde prevalece o domínio e a discriminação das mulheres, impedindo o progresso pleno das mulheres e remetendo-as para posições de subordinação em relação aos homens. Reivindicamos o direito à igualdade em todas as áreas da vida quotidiana e o direito à segurança. A legislação existente não só tem de ser aplicada, como reforçada, e as vítimas têm de deixar de ser culpabilizadas.
Dia 25 de Novembro de 2022, na Praça da República, a partir das 17h30 “estão convidados a juntar-se a nós. Pelas vitimas, por todas que vivem em situações de violência e discriminação, por uma sociedade com igualdade”.
Esta iniciativa é organizada pelo Coletivo4900, pelo Feminismos Sobre Rodas e pela AISCA-Viana do Castelo.

O Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, recebe no dia 31 de janeiro, às 21h30, o espetáculo “As Vaginas e Eu – Tudo o que ficou por dizer”, a mais recente criação a solo de Teresa Guilherme.
A jovem cantora Diva Oliveira, de 23 anos, natural de Viana do Castelo, continua a fazer brilhar o nome da região além-fronteiras com a sua participação no concurso televisivo “La Voz”, em Espanha.
Portugal garantiu esta sexta-feira um lugar na final da edição inaugural do Campeonato do Mundo Feminino de Futsal, ao vencer a Argentina por 7-1, em Pasig (Manila).
Ponte de Lima celebra, no próximo dia 11 de dezembro, os 25 anos da Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e São Pedro d’Arcos, classificada como Área Protegida de Âmbito Regional em 2000.
Ponte da Barca regressa ao espírito natalício com a iniciativa “Neste Natal, Compre no Comércio Local”, que pretende dinamizar o comércio da vila e aproximar consumidores e comerciantes.
Este sábado, a Juventude Viana regressa aos jogos em casa, recebendo o Infante de Sagres no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, a partir das 21h30, em partida referente à 9.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins.
Portugal vai integrar o Grupo K do Mundial2026, que se realiza nos Estados Unidos, Canadá e México, e vai estrear-se no torneio frente ao vencedor do play-off intercontinental, anunciou a FIFA, após o sorteio em Washington.