A Câmara Municipal de Viana do Castelo assinala, a 25 de julho, o Dia de São Tiago com um passeio pelo Caminho da Senhora do Norte, em parceria com a Associação dos Amigos do Caminho de Santiago (AACS) e a Associação Apoio ao Peregrino do Caminho Português da Costa de Castelo do Neiva.
A atividade irá permitir conhecer o património cultural, natural e enogastronómico do município que está diretamente relacionado com o Caminho da Senhora do Norte (Caminho de Santiago), além de promover o exercício físico e permitir conhecer locais com paisagens deslumbrantes.
O percurso, tipo pequena rota, localiza-se nas Terras de Geraz, representando um desafio de 10 kms de distância, cota inicial 46 m, cota máxima de 46 m e cota mínima de 1m, com duração de 4 horas e grau de dificuldade fácil.
O desafio tem como ponto de partida a Capela da Senhora do Norte (Deão) e ponto de chegada o Parque Verde de Lanheses.
As inscrições estão abertas no link: https://www.cm-viana-castelo.pt/visitar/turismo-e-lazer/o-que-fazer/percursos-pedestres-ciclovia-e-ecovia/inscricao-atividade-dia-saotiago2024/
O programa arranca às 8h30, com o encontro dos participantes junto ao Centro Cultural para transporte até à Capela da Senhora do Norte. Pelas 10h45, paragem no Solar de Louredo para visita à capela do Solar e degustação de produtos gastronómicos típicos da região do Alto Minho, acompanhada de uma prova de vinhos da casta Loureiro, oriunda do Vale do Lima. A caminhada continua pelas 11h45, até à igreja paroquial de Lanheses, sendo o regresso de autocarro até ao Centro Cultural de Viana do Castelo, pelas 12h30.

Para mais informações, 258 809 350 ou cicsantiago@cm-viana-castelo.pt .
Um residente da freguesia de Chafé, no concelho de Viana do Castelo, doou cerca de 500 telhas destinadas a apoiar as zonas mais afetadas pelo recente mau tempo, informou a Junta de Freguesia.
O Comando Territorial de Viana do Castelo da Guarda Nacional Republicana (GNR) realizou, entre os dias 2 e 8 de fevereiro, um conjunto de operações em todo o distrito, com o objetivo de prevenir e combater a criminalidade violenta, reforçar a fiscalização rodoviária e promover ações de sensibilização junto da população.
Trinta e quatro pessoas, entre as quais 18 crianças, foram realojadas preventivamente na zona ribeirinha de Valença devido ao risco de cheia do rio Minho, informou a Proteção Civil. A medida deverá manter-se pelo menos até esta terça-feira, dependendo das descargas da barragem da Frieira, em Espanha.
Portugal continental está hoje, terça-feira, sob forte instabilidade meteorológica, com previsão de chuva persistente e por vezes intensa, sobretudo nas regiões Norte e Centro, onde vigoram avisos laranja devido ao risco de acumulados elevados de precipitação.
O Comando Territorial de Viana do Castelo da GNR emitiu um aviso à população devido à continuidade de condições meteorológicas adversas, alertando para a possibilidade de cheias, inundações urbanas, vento forte e instabilidade de taludes em várias zonas do distrito.
O Elevador de Santa Luzia, uma das principais atrações turísticas de Viana do Castelo, encontra-se temporariamente encerrado após uma avaria provocada pela trovoada registada na passada sexta-feira.
O espírito folião regressa a Monção com o Carnaval na Praça 2026, que decorre nos dias 12, 14, 15 e 16 de fevereiro. Sob o mote “Dá Corda à Tua Festa!”, o evento promete transformar o centro da vila num espaço repleto de cor, música e alegria.