Com o objetivo de assinalar o Dia das Acessibilidades, Viana do Castelo apresenta a exposição “A carta dos direitos da pessoa com deficiência, com destaque para os direitos das Acessibilidades”, que decorrerá de 25 de outubro a 4 de novembro, na praça do comércio do Estação Viana Shopping.
A exposição, patente a partir desta sexta-feira, pretende sensibilizar a comunidade para os direitos das pessoas com deficiência, com destaque para os direitos das acessibilidades, pretendendo fomentar a participação e inclusão plena e efetiva na sociedade das pessoas com deficiência e dar visibilidade às suas capacidades de expressão artística e cultural.
A mostra, que estará exposta no centro comercial vianense, foi criada no âmbito do programa “Inclusão ativa de grupos vulneráveis – Cultura para Todos”, tendo a iniciativa partido da Associação de Paralisia Cerebral de Viana do Castelo (APCVC), através de uma candidatura apresentada à Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho).
Inclui 17 fotografias da autoria de vários cidadãos portadores de deficiência, permitindo conhecer a forma como cada um dos autores perspetiva o mundo dentro daquilo que são as suas limitações, contribuindo igualmente para uma integração positiva dos mesmos.
A comemoração do Dia das Acessibilidades em Viana do Castelo resulta da parceria entre a Câmara Municipal de Viana do Castelo e a Associação de Paralisia Cerebral de Viana do Castelo, a Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal (Delegação de Viana do Castelo), a ÍRIS Inclusiva – Associação de Cegos e Amblíopes, a Fundação AMA, a Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo, a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental e a Associação Salvador.
O Dia Nacional das Acessibilidades, assinalado a 20 de outubro, é promovido pela Associação Salvador e foi promulgado pela Assembleia da República em 2021 com o intuito de alertar e consciencializar a sociedade para a falta de acessibilidades, que continua a ser um dos principais fatores de exclusão social das pessoas com deficiência motora.
A Associação Salvador atua na área da deficiência motora e foi fundada por Salvador Mendes de Almeida em 2003, com a missão de promover a inclusão plena das pessoas com deficiência motora, melhorar a sua qualidade de vida e colaborar na defesa dos seus direitos, co construindo uma sociedade mais justa e sensibilizada para a diversidade.

Está em curso a rodagem de “Playback”, filme biográfico sobre o cantor e compositor Carlos Paião, realizado por Sérgio Graciano e com estreia marcada para o verão de 2026. A produção é da Caos Calmo e conta com o ator Rafael Ferreira no papel principal, escolhido entre mais de duas centenas de candidatos.
A Juventude Viana somou este sábado, 15 de novembro, mais uma vitória expressiva no Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins, ao derrotar o Sobreira por 6-1 no Pavilhão José Natário, em jogo da 7.ª jornada. A partida foi transmitida em direto pela Viana TV.
A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez vai investir mais de 306 mil euros na requalificação da antiga casa florestal de São Bento do Cando, que será convertida num espaço polivalente e de divulgação das Brandas do Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG).
O segundo dia do Festival de Teatro de Viana do Castelo, este domingo, 16 de novembro, será dedicado a públicos diversificados. Às 11h00 e às 16h00, o Teatro do Noroeste apresenta “Outra Vez Peixe?!”, criação infantojuvenil que explora, com humor e delicadeza, as mudanças de gostos alimentares ao longo da vida.
A edição de 2026 do Rali Dakar vai percorrer oito mil quilómetros na Arábia Saudita, dos quais 4.901 serão cronometrados. A prova realiza-se entre 3 e 17 de janeiro, com partida e chegada em Yanbu e um dia de descanso em Riade. Serão 13 etapas e um prólogo, numa das competições mais exigentes do mundo do todo-o-terreno.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo e a Vianafestas anunciaram a abertura das inscrições para o tradicional Mercado de Natal, iniciativa que integra a programação “Viana Coração do Natal”.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) esteve recentemente em Curitiba, Brasil, reforçando a colaboração com o Instituto Federal do Paraná (IFPR). A visita integrou o IV Encontro Luso-Brasileiro de Pesquisa, Inovação e Ensino e o II Encontro de Pós-Graduação do IFPR, no âmbito do acordo que permite a criação de programas de dupla titulação entre as duas instituições.