Logo
Cultura

Viana do Castelo assinala centenário do nascimento de Oliveira e Silva

10 Outubro, 2024 | 17:25
Partilhar
Pedro Xavier
3 min. leitura

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou esta quarta-feira presença na Sessão Evocativa do centenário do nascimento de Alberto Marques Oliveira e Silva, vianense lutador pela liberdade.

O centenário do nascimento, assinalado a 9 de outubro, integrou romagem ao cemitério municipal com deposição de coroa de flores no túmulo, descerramento de placa na casa de morada da família, descerramento de placa no Salão Nobre da Santa Casa da Misericórdia e missa, tendo encerrado com a sessão evocativa no Salão Nobre do Antigo Governo Civil, momento que contou com a presença do executivo municipal,  de Jorge Nuno Oliveira e Silva, filho do homenageado, Alberto Martins, ex-deputado da Assembleia da República e Ministro nos XIV e XVIII Governos Constitucionais, e de Rui Solheiro, antigo Presidente da Câmara Municipal de Melgaço e Secretário geral da Associação Nacional de Municípios.

A Comissão Promotora das Comemorações do Centenário do Nascimento de Alberto Marques Oliveira e Silva é composta pela Santa Casa da Misericórdia de Viana do Castelo, Academia de Música de Viana do Castelo/Conservatório Regional do Alto Minho, Centro Cultural do Alto Minho e Sport Clube Vianense, com o apoio da Câmara Municipal.

Alberto Marques de Oliveira e Silva foi distinguido como Cidadão de Honra de Viana do Castelo, a título póstumo, no 164.º aniversário da Cidade no dia 20 de janeiro de 2012, pelo seu percurso de vida dedicado às causas públicas, à defesa dos valores da liberdade e ao desenvolvimento social, cultural e económico de Viana do Castelo.

Natural da então freguesia de Monserrate – hoje União das Freguesias de Viana do Castelo (Santa Maria Maior, Monserrate) e Meadela -, nasceu a 9 de outubro de 1924 e faleceu a 10 de fevereiro de 2011. Licenciou-se em Direito com o Curso de Ciências Pedagógicas, na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, destacando-se desde os tempos de estudante como opositor ao Estado Novo. Foi preso pela polícia política PIDE, sendo julgado em Lisboa e condenado na pena de 18 meses de prisão correcional, acusado de crimes políticos, em 1947.

Participou no Movimento Estudantil e foi membro do MUD (Movimento de Unidade Democrática) em Coimbra, criado em 1945, integrando a Comissão Distrital de Coimbra, em 1946. Foi também apoiante ativo da candidatura do General Norton de Matos à Presidência da República (1949) e Membro da Comissão Distrital de Viana do Castelo da Candidatura do General Humberto Delgado à Presidência da República (1958).

Participou em todos os Movimentos da Oposição Democrática à ditadura e foi candidato a Deputado, pela Oposição Democrática, em 1969, pelo distrito de Viana do Castelo.

Foi membro fundador do Partido Socialista e Membro da Comissão Nacional e da Comissão Política Nacional, tendo sido deputado por Viana do Castelo, primeiro na Assembleia Constituinte e depois na Assembleia da República, nas I, II, IV, V e VI legislaturas. Ocupou o cargo de Ministro da Administração Interna no II Governo Constitucional, em 1978.

Exerceu ainda, por três vezes, as funções de Governador Civil do Distrito de Viana do Castelo (23 de setembro de 1976 a 30 de janeiro de 1978 | 23 de maio de 1978 a 14 de fevereiro de 1980 | 17 de novembro de 1995 a 30 de abril de 2002).

Incentivou a criação do Centro Cultural do Alto Minho e da Academia de Música; apoiou ativamente diversas associações culturais, designadamente a Companhia Profissional de Teatro Descentralizado (TEAR), tendo para sua instalação negociado com o Ministério da Defesa Nacional e das Finanças a cedência do antigo quartel do Batalhão de Caçadores 9. Foi também Presidente da Comissão Administrativa do Hospital Distrital de Viana do Castelo (1974), cofundador e Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Academia de Música de Viana do Castelo – Conservatório Regional do Alto Minho (1977) e Presidente da Mesa da Assembleia Geral do Centro Cultural do Alto Minho (1979 a 2011).

Na Santa Casa da Misericórdia de Viana do Castelo, foi Presidente da Comissão Administrativa da Santa Casa da Misericórdia de Viana do Castelo (1974); Provedor da Mesa Administrativa da Santa Casa da Misericórdia de Viana do Castelo (1975–até à data do seu falecimento 2011); e Presidente do Secretariado Distrital de Viana do Castelo da União das Misericórdias Portuguesas (2007-2009).

Na Ordem dos Advogados, destacou-se como Delegado por Viana do Castelo à Assembleia Geral da Ordem dos Advogados (1972–1974). 

No Sport Clube Vianense, foi Presidente da Assembleia Geral, durante 11 mandatos (1965 a 1990) e Presidente da Direção (1965).

Em termos de autarquias, foi Presidente da Assembleia Municipal de 1993 a 1995, ano em que regressou ao cargo de Governador Civil do mesmo distrito.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 18 Dezembro, 2025

Hugo Soares leva novo espetáculo de stand-up às freguesias de Viana do Castelo

O humorista vianense Hugo Soares vai apresentar o seu mais recente espetáculo de stand-up comedy, “em Honra de”, em várias freguesias do concelho de Viana do Castelo. A iniciativa conta já com 12 datas agendadas em 12 freguesias diferentes, sendo o primeiro espetáculo marcado para 3 de janeiro, no Centro Cultural de Outeiro.

Desporto 18 Dezembro, 2025

Árbitra valenciana promovida à Primeira Categoria da UEFA

A árbitra Filipa Cunha, filiada na Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC), foi promovida à Primeira Categoria de Arbitragem da UEFA, por decisão do Comité de Arbitragem do organismo europeu. A promoção entra em vigor a partir de 1 de janeiro de 2026.

Regional 18 Dezembro, 2025

Freguesia de Miranda celebra tradição da matança do porco com convívio e sabores típicos

A freguesia de Miranda, em Arcos de Valdevez, voltou a acolher, no primeiro fim de semana de dezembro, a tradicional matança do porco, organizada pela Associação Cultural, Recreativa e Desportiva local. A iniciativa, em vigor desde 2016, procura manter viva uma prática histórica da comunidade rural e reforçar os laços familiares e comunitários.

Internacional 18 Dezembro, 2025

Portugal conquista mais 800 toneladas de bacalhau para 2026

Portugal saiu vitorioso das negociações europeias sobre as quotas de pesca para 2026, garantindo resultados que trazem estabilidade e previsibilidade para os pescadores nacionais. O destaque vai para o bacalhau, com mais 800 toneladas asseguradas nos grandes bancos da Terra Nova, no Canadá.

Regional 18 Dezembro, 2025

Ponte de Lima aumenta apoios às freguesias em 25%

A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou um aumento de 25% nos apoios financeiros destinados às Juntas de Freguesia do concelho.

Regional 18 Dezembro, 2025

Circo Mágico de Natal em Viana do Castelo foi cancelado

O espetáculo Circo Mágico de Natal, previsto para o próximo dia 20 de dezembro, no Centro Cultural de Viana do Castelo, foi cancelado por motivos de força maior, anunciou a organização, Cardinali Live Entertainment.

Nacional 18 Dezembro, 2025

Câmara de Caminha pede ao Governo estação salva-vidas após recentes naufrágios

A Câmara Municipal de Caminha aprovou por unanimidade uma recomendação ao Governo para a instalação de uma estação salva-vidas no concelho, na sequência dos recentes naufrágios em Moledo e ao largo de Aveiro que afetaram a comunidade piscatória local.