O Município de Viana do Castelo vai promover o “Colóquio – Guerra Junqueiro e Viana do Castelo” de forma assinalar o centenário da morte do escritor Guerra Junqueiro. A homenagem acontece este sábado, pelas 10h00, na Biblioteca Municipal. A entrada é gratuita.
O colóquio vai contar com conferências sobre a passagem do escritor pela cidade da Foz do Lima. Estas conferências procuram apresentar publicamente a investigação mais recente sobre as publicações de Guerra Junqueiro nos jornais locais como “A Aurora do Lima”, a relação do escritor com beletristas vianenses, caso de João da Rocha, os indícios da presença de Viana do Castelo nas obras literárias mais importantes do escritor e a reconstrução da vida vianense de Junqueiro nomeadamente o casamento, a participação em tertúlias e a vida quotidiana.
Assim, este sábado, o colóquio inclui a conferência “Os livros de Guerra Junqueiro numa biblioteca vianense”, por António José Barroso, “Guerra Junqueiro, colecionador: entre Viana do Castelo e Espanha”, por Henrique Manuel Pereira, “Guerra Junqueiro e João da Rocha: Interesses Espiritualistas Comuns”, por Manuel Curado, com moderação de Rui A. Faria Viana.
Guerra Junqueiro teve um papel extremamente importante no cenário cultural de Portugal. Foi classificado o “Victor Hugo português” devido à sua importância e foi considerado, por muitos, o maior poeta social português do século XIX. A sua obra poética aborda temas sociais que refletem o panorama da sociedade portuguesa dos finais do século XIX e do início do século XX.
A primeira referência à árvore de natal como conhecemos hoje, data do século XVI. Nesta altura, na Alemanha, todas as famílias decoravam pinheiros com papeis coloridos, frutas secas e doces.
O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) vai financiar em mais de 40 milhões de euros intervenções de recuperação, reabilitação ou modernização de oito escolas do Norte, foi anunciado pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR).
Acuse-se quem nunca entregou uma prenda com um postal de natal agregado? Pois bem, a probabilidade é de que se tenha acusado. Mas sabe de onde é que veio esta, que é uma das maiores tradições de natal de sempre?
Uma parelha de aviões caça F-16M da Força Aérea vai sobrevoar algumas regiões de Portugal continental esta terça-feira, dia 24 de dezembro, num voo de treino que servirá para desejar um feliz Natal à população. A rota divulgada, prevê que os caças sobrevoem os céus de Viana do Castelo às 12h25.
O ministro da Agricultura e Pescas revelou que espera lançar em 2027 a empreitada de reconfiguração do porto de pesca de Vila Praia de Âncora, estimando-se um custo superior a 20 milhões de euros para a obra.
Realizaram-se, no domingo, os jogos dos campeonatos distritais da Associação de Futebol de Viana do Castelo. Na 1ª e 2ª Divisão cumpriu-se a 14ª jornada. No principal escalão do futebol distrital vianense, destaque para a vitória (1-2) do Desportivo de Monção no terreno do Cardielelnse.
O Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, vai apresentar 50 diferentes propostas artísticas, entre teatro, música, dança e cinema, em 2025, incluindo oito novas criações do Teatro do Noroeste, segundo a programação divulgada.