O Convento do Carmo de Viana do Castelo celebra este ano uma data de profundo significado histórico e espiritual: os 400 anos da sua inauguração e do início da vida comunitária dos Carmelitas Descalços, ocorridos a 8 de maio de 1625.
Para assinalar a efeméride, os Carmelitas Descalços e o Centro de Estudos Regionais promovem, no próximo dia 15 de novembro, as II Jornadas de História do Carmo, sob o tema “No rastro da História dos Carmelitas Descalços em Viana do Castelo”.
O encontro, que decorre das 10h00 às 13h00, reúne investigadores, religiosos e estudiosos num programa que alia reflexão histórica, partilha de conhecimento e convívio. Serão abordados temas como a arquitetura carmelitana, o acervo documental do convento, atualmente preservado no Arquivo Municipal de Viana do Castelo, e o projeto de investigação sobre a Restauração dos Carmelitas Descalços na cidade.

As jornadas incluem também momentos de reflexão sobre a presença carmelita em Viana e na região, bem como a inauguração de uma exposição fotográfica dedicada à vida do convento no século XX, oferecendo um olhar sobre a sua relevância espiritual e cultural ao longo dos tempos. O encontro termina com um almoço-convívio, aberto a todos os participantes.
A entrada é gratuita, sendo apenas necessária inscrição prévia para o almoço até ao dia 10 de novembro, no Convento do Carmo ou no Centro de Estudos Regionais.
Ângela Pereira, jovem de 23 anos natural de Viana do Castelo, faleceu na manhã desta quinta-feira, Dia de Natal, no Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto. A sua história tinha comovido milhares de pessoas nos últimos dias, após um apelo urgente por apoio médico partilhado nas redes sociais.
O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou presença na tradição do “Viana Moscatel e Banana”, mais conhecido como Bananeiro, e não hesitou em servir alguns copos de moscatel aos milhares de vianenses e visitantes que encheram a Praça da República na tarde desta quarta-feira, véspera de Natal.
Para a grande maioria dos cristãos, o natal significa o nascimento de Jesus. Assim sendo, colocar o presépio por debaixo da árvore de natal é uma das tradições de natal mais comuns. O mesmo recria o nascimento do menino jesus num estábulo.
Hoje assinalam-se 25 anos desde o encalhe do navio de carga Coral Bulker à entrada do porto de Viana do Castelo, um dos maiores acidentes marítimos da costa norte portuguesa.
Reza a lenda, que há muitos muitos anos, um homem da nobreza, muito desgostoso pela morte da sua mulher, terá gasto todo o seu dinheiro, deixando as suas 3 filhas sem nada.
A poucas horas do Natal e a escassos dias do final de mais um ano, agradecemos a todos pela confiança na Viana TV. Continuamos a ter "Uma nova forma de ver Viana do Castelo".
Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.