A Câmara Municipal de Viana do Castelo firmou Protocolos de Cooperação Social – Cidadania e Voluntariado empresarial com 16 empresas e 8 instituições do concelho.
Os protocolos foram assinados pelo Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, as empresas e as instituições, num momento que contou também com a presença da Vereadora da Coesão Social, Carlota Borges, e integram pastelarias, óticas, concessionários de automóveis, ginásios e espaços desportivos, cabeleireiros, dentistas, escolas de condução, lojas de tintas e pinturas, entre outros serviços.
Assim, os protocolos integram as empresas Ameadella, Apoteótica, Auto Rabal, Axis Wellness, Crossfit Viana do Castelo, Dejavú Cabeleireiros, Dental Clínica / Fábio Amorim Martins da Costa, Dona Farinha, Escola de Condução Santa Luzia, Manso Laranjo, Multiópticas, Opticenter, Rui Atelier (cabeleireiro), Solinca, Tintas e Pinturas e Vieira Oculista.
Integram as instituições ACAPO – Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal, Fundação AMA Autismo, APCVC – Associação de Paralisia Cerebral de Viana do Castelo, APPACDM – Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental, Berço de Nossa Senhora das Necessidades, Casa dos Rapazes, Íris Inclusiva e Lar de Santa Teresa.
Os protocolos permitem, assim, a oferta, aos utentes das diversas instituições sociais, de descontos na aquisição de produtos e serviços de optometria, descontos em consultas e serviços de dentista, descontos em peças e mão de obra mecânica, descontos em acessórios de pintura e tintas, oferta de bolos de aniversário, aulas em ginásios, descontos em serviços de cabeleireiro, descontos na carta de condução, entre outros benefícios.
Nos documentos é considerado que a política de inclusão, colaboração e solidariedade entre a população e os agentes presentes no território, estimulada pelo Município de Viana do Castelo, tem resultado na criação de inúmeras e diversificadas ações de promoção de voluntariado. Nesse âmbito, o Município de Viana do Castelo promove o projeto Cidadania e Voluntariado Empresarial com o objetivo de aproximar as competências das empresas e as oportunidades de intervenção social existentes na comunidade, facilitando o exercício da responsabilidade social e da cidadania ativa, contribuindo para o desenvolvimento equitativo, participado e sustentável e para a coesão social.
É igualmente referido que a implementação deste programa no território vianense permite ao setor privado desenvolver e potenciar os seus níveis de responsabilidade social, articulando e ajudando de forma direta e eficaz as instituições sociais que intervêm na comunidade. Assim, através da materialização de uma plataforma cooperativa e colaborativa, o Município visa favorecer a convergência entre o setor público, privado e solidário na construção de um território coeso, inclusivo e saudável.
Viana do Castelo vai receber, no próximo dia 20 de dezembro, o regresso do Circo Mágico de Natal, no Centro Cultural, com um espetáculo que promete encantar toda a família.
O jovem canoísta vianense Tiago Maciel foi distinguido com o estatuto de Esperança Olímpica de Canoagem, tornando-se o primeiro atleta de Viana do Castelo a alcançar este reconhecimento pelo Comité Olímpico Português.
O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou, na terça-feira, em reunião ordinária, o projeto de execução para a requalificação e ampliação da Escola EB1 e Jardim-de-Infância do Cabedelo, na freguesia de Darque, com um investimento previsto de 2,061 milhões de euros.
A Câmara Municipal de Valença vai reforçar a sua aposta no setor agropecuário com a atribuição de 10 mil euros de apoio direto à produção pecuária local, verba que será distribuída por 15 explorações candidatas ao Programa de Incentivo Municipal à Produção Pecuária.
A Assembleia Municipal de Monção aprovou, esta terça-feira, o Orçamento e Plano Plurianual de Investimentos para 2026, no valor de 46.580.885 euros, o maior da história do concelho. A proposta recebeu 39 votos a favor, 1 contra e 9 abstenções.
Valença acolhe hoje a segunda jornada das VI Jornadas de Organização e Gestão do Minho, na Escola Superior de Ciências Empresariais do Politécnico de Viana do Castelo (ESCE-IPVC). O evento reúne especialistas, académicos e profissionais para debater tendências da economia, do mercado de trabalho e da gestão de pessoas.
O Sporting saiu esta terça-feira da Baviera com uma derrota por 3-1 frente ao Bayern Munique, em jogo da sexta jornada da fase de liga da Liga dos Campeões, mas deixou uma imagem de coragem, organização e ambição diante de um dos colossos do futebol europeu.