A Câmara Municipal de Viana do Castelo firmou Protocolos de Cooperação Social – Cidadania e Voluntariado empresarial com 16 empresas e 8 instituições do concelho.
Os protocolos foram assinados pelo Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, as empresas e as instituições, num momento que contou também com a presença da Vereadora da Coesão Social, Carlota Borges, e integram pastelarias, óticas, concessionários de automóveis, ginásios e espaços desportivos, cabeleireiros, dentistas, escolas de condução, lojas de tintas e pinturas, entre outros serviços.
Assim, os protocolos integram as empresas Ameadella, Apoteótica, Auto Rabal, Axis Wellness, Crossfit Viana do Castelo, Dejavú Cabeleireiros, Dental Clínica / Fábio Amorim Martins da Costa, Dona Farinha, Escola de Condução Santa Luzia, Manso Laranjo, Multiópticas, Opticenter, Rui Atelier (cabeleireiro), Solinca, Tintas e Pinturas e Vieira Oculista.
Integram as instituições ACAPO – Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal, Fundação AMA Autismo, APCVC – Associação de Paralisia Cerebral de Viana do Castelo, APPACDM – Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental, Berço de Nossa Senhora das Necessidades, Casa dos Rapazes, Íris Inclusiva e Lar de Santa Teresa.
Os protocolos permitem, assim, a oferta, aos utentes das diversas instituições sociais, de descontos na aquisição de produtos e serviços de optometria, descontos em consultas e serviços de dentista, descontos em peças e mão de obra mecânica, descontos em acessórios de pintura e tintas, oferta de bolos de aniversário, aulas em ginásios, descontos em serviços de cabeleireiro, descontos na carta de condução, entre outros benefícios.
Nos documentos é considerado que a política de inclusão, colaboração e solidariedade entre a população e os agentes presentes no território, estimulada pelo Município de Viana do Castelo, tem resultado na criação de inúmeras e diversificadas ações de promoção de voluntariado. Nesse âmbito, o Município de Viana do Castelo promove o projeto Cidadania e Voluntariado Empresarial com o objetivo de aproximar as competências das empresas e as oportunidades de intervenção social existentes na comunidade, facilitando o exercício da responsabilidade social e da cidadania ativa, contribuindo para o desenvolvimento equitativo, participado e sustentável e para a coesão social.
É igualmente referido que a implementação deste programa no território vianense permite ao setor privado desenvolver e potenciar os seus níveis de responsabilidade social, articulando e ajudando de forma direta e eficaz as instituições sociais que intervêm na comunidade. Assim, através da materialização de uma plataforma cooperativa e colaborativa, o Município visa favorecer a convergência entre o setor público, privado e solidário na construção de um território coeso, inclusivo e saudável.
Caminha vai retomar a travessia fluvial do rio Minho para a Galiza já no próximo verão, anunciou a presidente da Câmara, Liliana Silva. A solução prevê uma embarcação de baixo calado, com capacidade para 50 a 60 pessoas.
A Juventude Viana regressa aos jogos em casa este sábado, recebendo o Valongo B, num duelo marcado para as 21h30, no Pavilhão José Natário. A partida integra a 11.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins.
A Orquestra Juvenil do Alto Minho (AMYO) abriu inscrições para o seu estágio de 2026, que terá como destaque a 2.ª Sinfonia de Gustav Mahler.
O átrio do Hospital de Santa Luzia, em Viana do Castelo, acolhe este ano um presépio original, montado pelos colaboradores dos diferentes serviços da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM).
O Santa Luzia FC enfrenta este sábado, 20 de dezembro, o FC Águias de Santa Marta num dos jogos mais aguardados da 11.ª jornada da Liga Feminina Placard. A partida, marcada para as 20h00, realiza-se no Pavilhão Municipal de Novelas, em Penafiel.
Viana do Castelo celebra o reconhecimento do seu festival de jazz mais emblemático. O Festival VIANA JAZZ, que há 35 anos promove a música jazz na cidade, foi nomeado em três categorias na 10.ª edição dos Iberian Festival Awards, prémios que distinguem os melhores festivais de música de Portugal e Espanha.
O inverno começa oficialmente este domingo em Portugal continental, trazendo consigo céu muito nublado, aguaceiros — por vezes acompanhados de granizo e trovoada —, especialmente nas regiões Norte e Centro, anunciou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).