A Câmara Municipal de Viana do Castelo firmou Protocolos de Cooperação Social – Cidadania e Voluntariado empresarial com 16 empresas e 8 instituições do concelho.
Os protocolos foram assinados pelo Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, as empresas e as instituições, num momento que contou também com a presença da Vereadora da Coesão Social, Carlota Borges, e integram pastelarias, óticas, concessionários de automóveis, ginásios e espaços desportivos, cabeleireiros, dentistas, escolas de condução, lojas de tintas e pinturas, entre outros serviços.
Assim, os protocolos integram as empresas Ameadella, Apoteótica, Auto Rabal, Axis Wellness, Crossfit Viana do Castelo, Dejavú Cabeleireiros, Dental Clínica / Fábio Amorim Martins da Costa, Dona Farinha, Escola de Condução Santa Luzia, Manso Laranjo, Multiópticas, Opticenter, Rui Atelier (cabeleireiro), Solinca, Tintas e Pinturas e Vieira Oculista.
Integram as instituições ACAPO – Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal, Fundação AMA Autismo, APCVC – Associação de Paralisia Cerebral de Viana do Castelo, APPACDM – Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental, Berço de Nossa Senhora das Necessidades, Casa dos Rapazes, Íris Inclusiva e Lar de Santa Teresa.
Os protocolos permitem, assim, a oferta, aos utentes das diversas instituições sociais, de descontos na aquisição de produtos e serviços de optometria, descontos em consultas e serviços de dentista, descontos em peças e mão de obra mecânica, descontos em acessórios de pintura e tintas, oferta de bolos de aniversário, aulas em ginásios, descontos em serviços de cabeleireiro, descontos na carta de condução, entre outros benefícios.
Nos documentos é considerado que a política de inclusão, colaboração e solidariedade entre a população e os agentes presentes no território, estimulada pelo Município de Viana do Castelo, tem resultado na criação de inúmeras e diversificadas ações de promoção de voluntariado. Nesse âmbito, o Município de Viana do Castelo promove o projeto Cidadania e Voluntariado Empresarial com o objetivo de aproximar as competências das empresas e as oportunidades de intervenção social existentes na comunidade, facilitando o exercício da responsabilidade social e da cidadania ativa, contribuindo para o desenvolvimento equitativo, participado e sustentável e para a coesão social.
É igualmente referido que a implementação deste programa no território vianense permite ao setor privado desenvolver e potenciar os seus níveis de responsabilidade social, articulando e ajudando de forma direta e eficaz as instituições sociais que intervêm na comunidade. Assim, através da materialização de uma plataforma cooperativa e colaborativa, o Município visa favorecer a convergência entre o setor público, privado e solidário na construção de um território coeso, inclusivo e saudável.
O Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, recebe no dia 31 de janeiro, às 21h30, o espetáculo “As Vaginas e Eu – Tudo o que ficou por dizer”, a mais recente criação a solo de Teresa Guilherme.
A jovem cantora Diva Oliveira, de 23 anos, natural de Viana do Castelo, continua a fazer brilhar o nome da região além-fronteiras com a sua participação no concurso televisivo “La Voz”, em Espanha.
Portugal garantiu esta sexta-feira um lugar na final da edição inaugural do Campeonato do Mundo Feminino de Futsal, ao vencer a Argentina por 7-1, em Pasig (Manila).
Ponte de Lima celebra, no próximo dia 11 de dezembro, os 25 anos da Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e São Pedro d’Arcos, classificada como Área Protegida de Âmbito Regional em 2000.
Ponte da Barca regressa ao espírito natalício com a iniciativa “Neste Natal, Compre no Comércio Local”, que pretende dinamizar o comércio da vila e aproximar consumidores e comerciantes.
Este sábado, a Juventude Viana regressa aos jogos em casa, recebendo o Infante de Sagres no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, a partir das 21h30, em partida referente à 9.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins.
Portugal vai integrar o Grupo K do Mundial2026, que se realiza nos Estados Unidos, Canadá e México, e vai estrear-se no torneio frente ao vencedor do play-off intercontinental, anunciou a FIFA, após o sorteio em Washington.