A Câmara Municipal de Viana do Castelo firmou Protocolos de Cooperação Social – Cidadania e Voluntariado empresarial com 16 empresas e 8 instituições do concelho.
Os protocolos foram assinados pelo Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, as empresas e as instituições, num momento que contou também com a presença da Vereadora da Coesão Social, Carlota Borges, e integram pastelarias, óticas, concessionários de automóveis, ginásios e espaços desportivos, cabeleireiros, dentistas, escolas de condução, lojas de tintas e pinturas, entre outros serviços.
Assim, os protocolos integram as empresas Ameadella, Apoteótica, Auto Rabal, Axis Wellness, Crossfit Viana do Castelo, Dejavú Cabeleireiros, Dental Clínica / Fábio Amorim Martins da Costa, Dona Farinha, Escola de Condução Santa Luzia, Manso Laranjo, Multiópticas, Opticenter, Rui Atelier (cabeleireiro), Solinca, Tintas e Pinturas e Vieira Oculista.
Integram as instituições ACAPO – Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal, Fundação AMA Autismo, APCVC – Associação de Paralisia Cerebral de Viana do Castelo, APPACDM – Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental, Berço de Nossa Senhora das Necessidades, Casa dos Rapazes, Íris Inclusiva e Lar de Santa Teresa.
Os protocolos permitem, assim, a oferta, aos utentes das diversas instituições sociais, de descontos na aquisição de produtos e serviços de optometria, descontos em consultas e serviços de dentista, descontos em peças e mão de obra mecânica, descontos em acessórios de pintura e tintas, oferta de bolos de aniversário, aulas em ginásios, descontos em serviços de cabeleireiro, descontos na carta de condução, entre outros benefícios.
Nos documentos é considerado que a política de inclusão, colaboração e solidariedade entre a população e os agentes presentes no território, estimulada pelo Município de Viana do Castelo, tem resultado na criação de inúmeras e diversificadas ações de promoção de voluntariado. Nesse âmbito, o Município de Viana do Castelo promove o projeto Cidadania e Voluntariado Empresarial com o objetivo de aproximar as competências das empresas e as oportunidades de intervenção social existentes na comunidade, facilitando o exercício da responsabilidade social e da cidadania ativa, contribuindo para o desenvolvimento equitativo, participado e sustentável e para a coesão social.
É igualmente referido que a implementação deste programa no território vianense permite ao setor privado desenvolver e potenciar os seus níveis de responsabilidade social, articulando e ajudando de forma direta e eficaz as instituições sociais que intervêm na comunidade. Assim, através da materialização de uma plataforma cooperativa e colaborativa, o Município visa favorecer a convergência entre o setor público, privado e solidário na construção de um território coeso, inclusivo e saudável.
O Távora somou mais uma vitória expressiva na 2.ª divisão distrital da Associação de Futebol de Viana do Castelo, ao triunfar por 1-5 no reduto do Anais FC, este fim de semana, em jogo da 12.ª jornada. A equipa arcoense mantém-se firme no topo da tabela, agora com 30 pontos, reforçando o estatuto de líder isolado.
O ciclista vianense Iúri Leitão voltou a destacar-se no panorama internacional ao conquistar a vitória na prova de Madison dos 6 Dias de Roterdão, uma das competições mais emblemáticas e exigentes do ciclismo de pista. O atleta de Santa Marta de Portuzelo, Viana do Castelo, fez dupla com o neerlandês Yoeri Havik, atleta da casa, numa parceria que se revelou dominante ao longo de toda a prova.
A Câmara Municipal de Valença vai realizar no próximo sábado, 13 de dezembro, a partir das 9h30, o retiro micológico “Entre Fungos e Monges”, na Quinta do Mosteiro de Sanfins.
A Câmara de Ponte de Lima abriu concurso público, no valor de 820 mil euros mais IVA, para transformar um edifício no centro da vila em oito apartamentos de habitação colaborativa. O projeto, financiado pelo PRR, terá um prazo de execução de 180 dias.
O Politécnico de Viana do Castelo marcou presença esta semana em Veneza, Itália, no primeiro workshop europeu dedicado à criação de orientações para novos graus conjuntos transnacionais. O encontro reuniu mais de 500 participantes, entre presenciais e online, e deu início a um ciclo de trabalho que se prolongará até 2028, envolvendo 73 alianças universitárias em toda a Europa.
A Câmara de Viana do Castelo lançou um concurso público de 324.740 euros para serviços de arqueologia durante a construção do novo mercado municipal e a requalificação da sua envolvente. O prazo de execução do contrato é de 150 dias, e a entrega de propostas termina a 2 de janeiro de 2016.
Trabalhadores de Viana do Castelo, de 15 distritos, Açores e Madeira vão participar na greve geral marcada para quinta-feira, 11 de dezembro, convocada pela CGTP e UGT contra a reforma da legislação laboral proposta pelo Governo.