A Câmara Municipal de Viana do Castelo firmou Protocolos de Cooperação Social – Cidadania e Voluntariado empresarial com 16 empresas e 8 instituições do concelho.
Os protocolos foram assinados pelo Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, as empresas e as instituições, num momento que contou também com a presença da Vereadora da Coesão Social, Carlota Borges, e integram pastelarias, óticas, concessionários de automóveis, ginásios e espaços desportivos, cabeleireiros, dentistas, escolas de condução, lojas de tintas e pinturas, entre outros serviços.
Assim, os protocolos integram as empresas Ameadella, Apoteótica, Auto Rabal, Axis Wellness, Crossfit Viana do Castelo, Dejavú Cabeleireiros, Dental Clínica / Fábio Amorim Martins da Costa, Dona Farinha, Escola de Condução Santa Luzia, Manso Laranjo, Multiópticas, Opticenter, Rui Atelier (cabeleireiro), Solinca, Tintas e Pinturas e Vieira Oculista.
Integram as instituições ACAPO – Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal, Fundação AMA Autismo, APCVC – Associação de Paralisia Cerebral de Viana do Castelo, APPACDM – Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental, Berço de Nossa Senhora das Necessidades, Casa dos Rapazes, Íris Inclusiva e Lar de Santa Teresa.
Os protocolos permitem, assim, a oferta, aos utentes das diversas instituições sociais, de descontos na aquisição de produtos e serviços de optometria, descontos em consultas e serviços de dentista, descontos em peças e mão de obra mecânica, descontos em acessórios de pintura e tintas, oferta de bolos de aniversário, aulas em ginásios, descontos em serviços de cabeleireiro, descontos na carta de condução, entre outros benefícios.
Nos documentos é considerado que a política de inclusão, colaboração e solidariedade entre a população e os agentes presentes no território, estimulada pelo Município de Viana do Castelo, tem resultado na criação de inúmeras e diversificadas ações de promoção de voluntariado. Nesse âmbito, o Município de Viana do Castelo promove o projeto Cidadania e Voluntariado Empresarial com o objetivo de aproximar as competências das empresas e as oportunidades de intervenção social existentes na comunidade, facilitando o exercício da responsabilidade social e da cidadania ativa, contribuindo para o desenvolvimento equitativo, participado e sustentável e para a coesão social.
É igualmente referido que a implementação deste programa no território vianense permite ao setor privado desenvolver e potenciar os seus níveis de responsabilidade social, articulando e ajudando de forma direta e eficaz as instituições sociais que intervêm na comunidade. Assim, através da materialização de uma plataforma cooperativa e colaborativa, o Município visa favorecer a convergência entre o setor público, privado e solidário na construção de um território coeso, inclusivo e saudável.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) alerta para a manutenção de caudais elevados nos rios nos próximos dias, na sequência da precipitação intensa registada recentemente e da previsão de continuação de chuva.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira emitir parecer favorável à atribuição do estatuto de utilidade pública à Associação Casino Afifense, instituição com mais de 140 anos de história, fundada em 15 de fevereiro de 1885.
O Município de Vila Nova de Cerveira cortou a circulação na Avenida dos Pescadores, entre a entrada da Piscina Municipal e o Cais do Rio Minho, devido ao risco de cheias.
O Palco das Artes de Vila Nova de Cerveira recebe, no próximo dia 19 de abril, às 15h00, o espetáculo “As Guerreiras do K-POP Em Concerto (Tributo)”, um dos fenómenos musicais e visuais mais populares da atualidade. Os bilhetes já estão à venda em www.bol.pt.
Menos de 24 horas depois de se sagrar campeão europeu de Omnium, o ciclista vianense Iúri Leitão voltou a brilhar nos Campeonatos da Europa de Pista, em Konya, na Turquia.
A Câmara Municipal de Caminha anunciou esta semana o lançamento de um concurso público para a requalificação da escola EB1/JI de Caminha, num investimento superior a um milhão de euros.
A circulação de pessoas e veículos nas margens do rio Minho, em Lanhelas, a partir do Bar do Rio, encontra-se interdita devido ao elevado risco de cheia e à possibilidade de queda de árvores. A interdição abrange tanto a via rodoviária como a Ecopista.