O novo serviço público de transporte municipal de Viana do Castelo arranca no próximo dia 23 de setembro. A garantia foi dada pelo presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre, no final da reunião extraordinária do executivo que aprovou o regulamento da operação.
O serviço será assegurado com 15 autocarros elétricos adquiridos pela autarquia, num investimento de 5,124 milhões de euros, financiado maioritariamente por fundos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), num total de 5,6 milhões.
“Estamos a trabalhar no plano A. Se os autocarros não chegarem a tempo, temos o plano B preparado”, afirmou Luís Nobre, referindo-se à possibilidade de aluguer de 10 autocarros durante três meses, solução temporária caso se confirme o atraso na entrega dos veículos.
O regulamento da nova operação foi aprovado com os votos favoráveis do PS, PSD e CDU. O CDS-PP e o vereador independente Eduardo Teixeira abstiveram-se. O documento esteve 30 dias em discussão pública antes da votação.
A Câmara lançou em julho um concurso público para o aluguer dos autocarros previstos no plano B, com um preço base de 309 mil euros. As propostas podiam ser apresentadas até 13 de agosto, com validade obrigatória de 66 dias.
A atual concessão do serviço público de transporte coletivo de passageiros, assegurada pela empresa Transcunha – Transportes Rodoviários de Viana, termina a 22 de setembro. A partir do dia seguinte, entra em vigor a operação municipal, com promessa de melhorias na qualidade da oferta.
“No dia 23 vamos ter transporte, e vamos ter transporte melhor. Não existe, neste momento, um serviço de qualidade”, sublinhou o presidente da autarquia, garantindo que a prioridade passa por “apostar num serviço de excelência” para garantir a adesão dos utentes.
Segundo Luís Nobre, o serviço será monitorizado após a entrada em funcionamento, permitindo eventuais ajustes nos horários e nas carreiras, consoante a procura.
“Este era o momento certo para avançar. Não aproveitar o financiamento do PRR seria um ato de irresponsabilidade. Não haverá outra oportunidade como esta”, concluiu o autarca.
A edição 2025 do Lourear a Pevide voltou a afirmar Ponte de Lima como território de excelência na valorização da gastronomia local e do Vinho Verde Loureiro, reforçando a ligação entre restauração, produtores, consumidores e identidade territorial. A forte participação do público confirmou o crescente interesse por esta iniciativa, que alia tradição, inovação e envolvimento comunitário.
A Associação Cultural, Recreativa e Desportiva de Miranda (ACRDM) promoveu recentemente a iniciativa solidária “Uma Receita de Amor”, envolvendo as crianças da freguesia de Miranda, no concelho de Arcos de Valdevez, na criação de postais de Natal e pequenos mimos para os idosos da comunidade local.
Cerca de 3500 atletas encheram Viana do Castelo para a 12ª Edição da Corrida São Silvestre. O atleta Alex Figueiredo, do Sport Lisboa e Benfica, venceu a prova masculina (28.43), e Monica Silva do Clube Atlético de Macedo de Cavaleiros, ganhou a prova feminina (34:46).
É já este sábado, 27 de dezembro, que a comunidade courense se reúne para uma das iniciativas mais aguardadas das festividades natalícias: o tradicional Concerto de Natal, que este ano acontece na belíssima Igreja Ecce Homo, em Padornelo, Paredes de Coura, a partir das 21h00.
A passagem para o Ano Novo deverá ser marcada por tempo tendencialmente seco e temperaturas dentro do normal para a época, de acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O Centro Cultural de Viana do Castelo recebe, de 30 de janeiro a 1 de fevereiro, mais uma edição do Festival de Dança de Viana do Castelo, um evento que promete três dias intensos dedicados à arte do movimento, à formação e ao espetáculo.
Viana do Castelo recebe este sábado, às 17h30, o candidato presidencial João Cotrim de Figueiredo, apoiado pela Iniciativa Liberal (IL), que marcará presença na tradicional corrida de São Silvestre, integrada na sua agenda de campanha para as eleições presidenciais de 2026.