O novo serviço público de transporte municipal de Viana do Castelo arranca no próximo dia 23 de setembro. A garantia foi dada pelo presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre, no final da reunião extraordinária do executivo que aprovou o regulamento da operação.
O serviço será assegurado com 15 autocarros elétricos adquiridos pela autarquia, num investimento de 5,124 milhões de euros, financiado maioritariamente por fundos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), num total de 5,6 milhões.
“Estamos a trabalhar no plano A. Se os autocarros não chegarem a tempo, temos o plano B preparado”, afirmou Luís Nobre, referindo-se à possibilidade de aluguer de 10 autocarros durante três meses, solução temporária caso se confirme o atraso na entrega dos veículos.
O regulamento da nova operação foi aprovado com os votos favoráveis do PS, PSD e CDU. O CDS-PP e o vereador independente Eduardo Teixeira abstiveram-se. O documento esteve 30 dias em discussão pública antes da votação.
A Câmara lançou em julho um concurso público para o aluguer dos autocarros previstos no plano B, com um preço base de 309 mil euros. As propostas podiam ser apresentadas até 13 de agosto, com validade obrigatória de 66 dias.
A atual concessão do serviço público de transporte coletivo de passageiros, assegurada pela empresa Transcunha – Transportes Rodoviários de Viana, termina a 22 de setembro. A partir do dia seguinte, entra em vigor a operação municipal, com promessa de melhorias na qualidade da oferta.
“No dia 23 vamos ter transporte, e vamos ter transporte melhor. Não existe, neste momento, um serviço de qualidade”, sublinhou o presidente da autarquia, garantindo que a prioridade passa por “apostar num serviço de excelência” para garantir a adesão dos utentes.
Segundo Luís Nobre, o serviço será monitorizado após a entrada em funcionamento, permitindo eventuais ajustes nos horários e nas carreiras, consoante a procura.
“Este era o momento certo para avançar. Não aproveitar o financiamento do PRR seria um ato de irresponsabilidade. Não haverá outra oportunidade como esta”, concluiu o autarca.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) deteve, entre 1 de janeiro e 13 de agosto de 2025, 42 pessoas em flagrante delito pelo crime de incêndio florestal. O número já ultrapassa o total de detenções efetuadas durante todo o ano de 2024, que foi de 36.
O novo serviço público de transporte municipal de Viana do Castelo arranca no próximo dia 23 de setembro. A garantia foi dada pelo presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre, no final da reunião extraordinária do executivo que aprovou o regulamento da operação.
A APPACDM de Viana do Castelo convida toda a comunidade para participar no Sunset Solidário - Sol, Sons e Sorrisos, um evento solidário que terá lugar no dia 29 de agosto, no Parque da Associação de Reformados de Darque. A iniciativa visa angariar fundos para apoiar os projetos da associação, que promove a inclusão e o apoio às pessoas com deficiência.
Viana do Castelo foi o cenário escolhido para a gravação do novo videoclipe dos D.A.M.A, que conta com a participação especial do cantor Zé Amaro. O projeto, que será lançado brevemente, tem como objetivo principal valorizar a etnografia e as tradições da região.
O Festival CA Vilar de Mouros, o mais antigo da Península Ibérica, regressa de 20 a 23 de agosto com um cartaz excecional que reforça a sua importância cultural e turística para o concelho de Caminha e para toda a região do Alto Minho.
A organização da Romaria da Senhora d’Agonia anunciou o cancelamento dos espetáculos de fogo de artifício previstos para esta sexta-feira (15) e sábado (16), em Viana do Castelo. A decisão foi tomada na sequência do estado de alerta emitido pelas autoridades, devido ao elevado risco de incêndio rural que afeta várias regiões do país.
Os pescadores e armadores que operam na captura de polvo vão receber uma compensação financeira pelos custos adicionais com combustível, resultantes da obrigação de retirar do mar todas as artes de pesca durante o período de defeso da espécie.