A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, esta terça-feira, em reunião ordinária de executivo, duas propostas para apoio à atividade desportiva regular que ascendem a um valor global de 513.320 euros para os clubes e associações desportivas do concelho.
Assim, a proposta de Apoio à Atividade Desportiva Regular – Medida 1 reconhece o papel preponderante que os clubes e associações desportivas desempenham, na educação e formação dos atletas. Também no que diz respeito à população em geral, estas entidades desportivas ocupam uma posição de influência positiva, impulsionadora da adoção de estilos de vida ativos e saudáveis no seio da comunidade.
Nesse contexto, a proposta assegura que “o orçamento dos clubes e associações, não lhes permite por si só, a promoção e desenvolvimento de atividades desportivas, tanto ao nível da competição, como da formação e lazer”, pelo que se torna importante a intervenção da autarquia no apoio aos clubes e associações permitindo-lhes o desenvolvimento da sua atividade regular, contribuindo também, para a coesão social e para a qualidade de vida da população.
O documento aprova a atribuição de um subsídio a 28 associações e clubes desportivos, com valores diversos, perfazendo uma verba global de 31.760 euros. Os subsídios definidos decorreram “de uma análise específica e exaustiva de indicadores reais, possibilitada pela implementação do Portal do Associativismo, tendo sido realizados reajustes significativos nos valores de apoio, de forma a garantir uma maior justiça na distribuição dos apoios”.
Foi ainda aprovada a celebração de protocolo/contrato programa de desenvolvimento desportivo para apoios mensais, de janeiro a dezembro de 2024, a serem estabelecidos com 26 entidades, perfazendo 17.695 euros mensais, 212.340 euros anuais, a que acrescem 11.869 euros anuais de apoios em espécie.
A segunda proposta diz respeito a Apoio à Atividade Desportiva Regular – Medida 1, Equipas em Campeonatos Nacionais. No documento é referido que o Município de Viana do Castelo “reconhece o papel preponderante que os clubes e associações desportivas desempenham, na educação e formação dos atletas” e reconhece também que os clubes e associações com equipas integradas em campeonatos nacionais têm a seu cargo gastos acrescidos por este fato, considerando-se, assim, que há lugar a um apoio maior por parte do Município.
Foram, assim, definidos, 25.400 euros de apoio mensal, num total de 228.600 euros, a vigorar entre janeiro e setembro de 2024, através da celebração de contrato programa de desenvolvimento desportivo com os clubes que participam em Campeonatos Nacionais, nomeadamente Associação Juventude de Viana, Clube de Basquete de Viana, Escola Desportiva de Viana, Santa Luzia Futebol Clube, Sport Clube Vianense e Voleibol Clube de Viana, a que acrescem 28.751 euros de apoio em espécie anual.
O Sporting saiu esta terça-feira da Baviera com uma derrota por 3-1 frente ao Bayern Munique, em jogo da sexta jornada da fase de liga da Liga dos Campeões, mas deixou uma imagem de coragem, organização e ambição diante de um dos colossos do futebol europeu.
Viana do Castelo já vive a magia do Natal! Desde esta sexta-feira, a capital do Alto Minho acolhe o tradicional Mercado de Natal, que se estende este ano por vários pontos do centro urbano, incluindo a Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, o Passeio das Mordomas da Romaria e o Largo Maestro José Pedro.
Tui-Valença vai receber mais de 500 mil euros de fundos europeus para reforçar o seu programa conjunto de atividades culturais e desportivas. O financiamento integra o Programa de Cooperação Interreg VI-A Espanha–Portugal (POCTEP) 2021-2027 e reconhece a Eurocidade como um exemplo de integração transfronteiriça.
O Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto reagiu esta segunda-feira ao apelo público feito por Ângela Pereira, jovem de 23 anos natural de Afife, Viana do Castelo, que pediu ajuda nas redes sociais à procura de alternativas de tratamento, afirmando que, em Portugal, “já não há saída”.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo concluiu as obras de substituição do pavimento na Rua da Aldeia de Baixo e na Rua do Radivau, em São Romão de Neiva, numa intervenção que representou um investimento de 45 mil euros.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) alcançou a sua melhor classificação de sempre no UI GreenMetric World University Rankings, subindo ao 156.º lugar entre 1.745 instituições de ensino superior de 105 países. A nível nacional, o IPVC mantém-se no pódio e volta a conquistar o 3.º lugar, reforçando a posição de referência no panorama da sustentabilidade em Portugal.
Viana do Castelo registou na madrugada e à noite da passada sexta-feira a detenção de dois condutores por condução sob efeito de álcool, anunciou o Comando Distrital da PSP.