A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, esta terça-feira, em reunião ordinária de executivo, duas propostas para apoio à atividade desportiva regular que ascendem a um valor global de 513.320 euros para os clubes e associações desportivas do concelho.
Assim, a proposta de Apoio à Atividade Desportiva Regular – Medida 1 reconhece o papel preponderante que os clubes e associações desportivas desempenham, na educação e formação dos atletas. Também no que diz respeito à população em geral, estas entidades desportivas ocupam uma posição de influência positiva, impulsionadora da adoção de estilos de vida ativos e saudáveis no seio da comunidade.
Nesse contexto, a proposta assegura que “o orçamento dos clubes e associações, não lhes permite por si só, a promoção e desenvolvimento de atividades desportivas, tanto ao nível da competição, como da formação e lazer”, pelo que se torna importante a intervenção da autarquia no apoio aos clubes e associações permitindo-lhes o desenvolvimento da sua atividade regular, contribuindo também, para a coesão social e para a qualidade de vida da população.
O documento aprova a atribuição de um subsídio a 28 associações e clubes desportivos, com valores diversos, perfazendo uma verba global de 31.760 euros. Os subsídios definidos decorreram “de uma análise específica e exaustiva de indicadores reais, possibilitada pela implementação do Portal do Associativismo, tendo sido realizados reajustes significativos nos valores de apoio, de forma a garantir uma maior justiça na distribuição dos apoios”.
Foi ainda aprovada a celebração de protocolo/contrato programa de desenvolvimento desportivo para apoios mensais, de janeiro a dezembro de 2024, a serem estabelecidos com 26 entidades, perfazendo 17.695 euros mensais, 212.340 euros anuais, a que acrescem 11.869 euros anuais de apoios em espécie.
A segunda proposta diz respeito a Apoio à Atividade Desportiva Regular – Medida 1, Equipas em Campeonatos Nacionais. No documento é referido que o Município de Viana do Castelo “reconhece o papel preponderante que os clubes e associações desportivas desempenham, na educação e formação dos atletas” e reconhece também que os clubes e associações com equipas integradas em campeonatos nacionais têm a seu cargo gastos acrescidos por este fato, considerando-se, assim, que há lugar a um apoio maior por parte do Município.
Foram, assim, definidos, 25.400 euros de apoio mensal, num total de 228.600 euros, a vigorar entre janeiro e setembro de 2024, através da celebração de contrato programa de desenvolvimento desportivo com os clubes que participam em Campeonatos Nacionais, nomeadamente Associação Juventude de Viana, Clube de Basquete de Viana, Escola Desportiva de Viana, Santa Luzia Futebol Clube, Sport Clube Vianense e Voleibol Clube de Viana, a que acrescem 28.751 euros de apoio em espécie anual.
Os pensionistas vão receber, já em janeiro, o aumento das pensões previsto por lei, anunciou o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. A maioria verá as suas pensões subir 2,8%, com os valores refletidos diretamente no pagamento do mês de janeiro.
Vila Nova de Cerveira e Tomiño, na Galiza, vão receber um investimento de mais de 521 mil euros com o projeto Eurocidade Inteligente, aprovado no âmbito do Programa Interreg VI-A Espanha–Portugal. Do total, 391 mil euros são financiados pelo FEDER.
O ano de 2026 arranca em Viana do Castelo com energia e espírito desportivo graças à já tradicional Free Running da “Ressaca”, marcada para as 10h00 do dia 1 de janeiro.
Assinala-se hoje o quarto aniversário da morte de Francisco José Torres Sampaio (1937–2021), personalidade incontornável da vida cultural e turística do Alto Minho, amplamente reconhecido como o “Senhor Turismo” da região.
A Romaria em Honra de Nossa Senhora da Agonia voltou, em agosto de 2025, a colocar Viana do Castelo no centro das maiores manifestações religiosas e culturais do país, reunindo milhares de fiéis, visitantes e turistas numa celebração que cruzou fé, identidade e tradição popular.
O centro histórico de Viana do Castelo é hoje palco de uma edição especial de fim de ano do tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana”, que promete animar vianenses e visitantes ao longo de todo o dia, na Praça da República, entre as 10h00 e as 20h00.
O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, rejeitou esta terça-feira qualquer ilegalidade na revisão orçamental aprovada pelo executivo socialista, garantindo que o procedimento adotado respeita a lei e não desrespeita a Assembleia Municipal.