Em reunião ordinária de executivo, foram aprovadas três propostas que ascendem a um valor global de 230 mil euros para que os estudantes de Viana do Castelo tenham acesso aos projetos “Náutica nas Escolas” e “Natação nas Escolas do 1º CEB” e para que a população sénior do concelho beneficie do projeto “Vencer a idade com Saúde”.
No âmbito do projeto Náutica nas Escolas, o Município, os agrupamentos escolares e quatro clubes desenvolvem os desportos náuticos nas escolas básicas e secundárias do concelho, envolvendo atualmente 2.158 alunos e 115 turmas.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo tem mantido a promoção das atividades náuticas conjuntamente com escolas e os clubes náuticos Clube de Vela de Viana do Castelo, Darque Kayak Club, VRL – Viana Remadores do Lima e Surf Clube de Viana para assegurar o desenvolvimento das modalidades em meio escolar, nos Centros Náuticos da Canoagem, Remo, Vela e Centro de Alto Rendimento do Surf, integradas no currículo da disciplina de educação física.
Assim, de 1 de janeiro a 31 de dezembro do presente ano, os quatro clubes irão receber um apoio mensal de 4.000 euros, cada um, perfazendo uma verba global de 192.000 euros, para que os clubes disponibilizem “os meios técnicos, as instalações e equipamentos necessários”, permitindo o normal funcionamento das atividades do projeto “Náutica nas Escolas”.
A Câmara Municipal aprovou ainda a proposta de Apoio ao Desenvolvimento da Natação – “Projeto de Natação nas Escolas do 1º Ciclo de Ensino Básico”, que “proporciona a aprendizagem e o ensino da natação aos alunos do 1º CEB das escolas do concelho”, numa atividade integrada nos currículos, graças a uma colaboração com a Escola Desportiva de Viana e o Viana Natação Clube, a vigorar entre outubro de 2024 e 27 de junho de 2025.
Os dois clubes disponibilizam os meios técnicos especializados para estas aulas, pelo que receberão um apoio global por parte do Município: Escola Desportiva de Viana, 14.742,00 euros (1.092 horas), Viana Natação Clube, 14.971,50 euros (1.109 horas).
Já no âmbito do projeto municipal “Vencer a Idade com Saúde”, o Município proporciona aulas de hidroginástica à população sénior do concelho. As aulas requerem recursos humanos com formação específica na área para que possam efetuar um enquadramento e acompanhamento técnico adequado. Para tal, o Município comparticipa a Escola Desportiva de Viana com 3.754,89 euros (242h15min) e Viana Natação Clube com 3.220,13 euros (207h45min.).
A Câmara Municipal de Viana do Castelo, através do Gabinete de Coesão Territorial, realizou uma sessão de esclarecimento destinada a todas as Juntas de Freguesia do concelho, com o objetivo de clarificar os procedimentos urbanísticos a adotar em futuras obras.
O Santa Luzia FC garantiu a presença nos Quartos de Final da Taça de Portugal de Futsal Feminino, depois de vencer o GD Árvore por 4-1, em encontro relativo à 4.ª eliminatória da competição.
A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) alertou para a circulação de mensagens de telemóvel fraudulentas, enviadas em nome do fisco, que alegam a existência de impostos em atraso para “evitar penhora”.
A Juventude Viana venceu este sábado a Associação Académica de Espinho por 1-5, em jogo da 16.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins, reforçando a liderança da classificação.
Uma parte do paredão de Moledo aluiu este sábado, levando a Junta da União de Freguesias de Moledo e Cristelo a interditar a área e a apelar à população para que se afaste da zona.
A deslocação do SC Vianense a São Martinho acabou por se revelar amarga este fim de semana. A equipa de Viana do Castelo não conseguiu contrariar a superioridade da AR São Martinho e saiu derrotada por 2-0, apesar de uma reação positiva na segunda parte.
A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez ativou ontem, sábado, às 21h00, o Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil devido ao risco elevado de cheias, inundações e instabilidade de taludes no concelho.