Logo
Regional

Viana do Castelo aprova protocolos para apoio anual de 189 mil euros a IPSS e instituições

18 Março, 2024 | 16:35
Partilhar
Viana TV
3 min. leitura

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, em reunião ordinária, a proposta de Protocolos de Colaboração com IPSS e Instituições e Movimento Associativo para 2024, num valor que ascende a praticamente 189 mil euros para 19 entidades.

Para o GAF – Gabinete de Atendimento à Família foram aprovados 2.527 euros por mês, sendo 527 euros para a renda da Casa Abrigo (Apoio a Mulheres Vítimas de Violência) e 2.000 euros para contributo ao apoio a necessidades específicas e pontuais de famílias e utentes do GAF.

A proposta integra ainda 750 euros mensais para a Sociedade de S. Vicente de Paulo – Conselho Central de Viana do Castelo, num contributo ao apoio a necessidades específicas e pontuais de famílias sinalizadas; 2.000 euros para a Cáritas Diocesana de Viana do Castelo, num contributo ao apoio a necessidades específicas e pontuais de famílias migrantes; 500 euros mensais para a ACAPO – Delegação de Viana do Castelo, para comparticipação de renda e transporte dos utentes do Centro de Atendimento, Acompanhamento e Animação.

O documento integra ainda 300 euros por mês para o Centro S. e Paroquial de Nossa Sr.ª de Fátima – Berço de Nossa Senhora das Necessidades, para comparticipação da renda da Loja Social; 700 euros mês para a Íris Inclusiva, integrando 300 euros para renda das instalações e 400 euros mensais para contributo ao cabal desenvolvimento dos fins sociais prosseguidos pela instituição.

Já para a APCVC – Associação de Paralisia Cerebral de Viana do Castelo foram aprovados 700 euros mensais para a renda do CAO. A Re-food 4 Good – Associação vai receber 875 euros mensais, que integram apoio para a renda do Centro de Operações, comparticipações nas despesas inerentes ao funcionamento do Centro de Operações e comparticipação nas despesas resultantes da viatura afeta ao desenvolvimento da sua atividade.

Esta proposta integra igualmente protocolo com a APPACDM, com um apoio mensal de 200 euros para comparticipação das despesas com programas de reabilitação do indivíduo portador de deficiência; com a Associação Reformados Pensionistas do Distrito de Viana do Castelo, com apoio de 600 euros /mês para despesas inerentes ao funcionamento da IPSS; Casa dos Rapazes e Oficinas de S. José, 450 euros/mês para despesas relacionadas com os fins sociais prosseguidos pela associação (formação e oportunidade de inserção social dos utentes).

Para a Cruz Vermelha Portuguesa – Centro Humanitário do Alto Minho foram aprovados 550 euros mensais para despesas associadas à loja social e apoio social a famílias carenciadas; para o Centro Social e Paroquial da Areosa, 300 euros mensais para colaboração na resposta a necessidades específicas e pontuais das famílias apoiadas pela IPSS; e para a Fundação AMA Autismo um total de 2.900 euros mensais, sendo 1.400 euros para comparticipação dos custos de contratação de equipa técnica especializada e 1.500 euros para comparticipação dos custos inerentes ao funcionamento e manutenção do edifício e seu logradouro.

A proposta integra ainda 500 euros por mês para a Fábrica da Igreja Paroquial de São Lourenço da Montaria, para contributo à prestação de serviços de alimentação e higiene a munícipes carenciados; 825 euros para a Methamorphys, para contributo para as despesas mensais afetas ao edifício e apoio na renda da loja social; e 450 euros mensais para a Associação de Reformados e Pensionistas de Barroselas, apoiando a comparticipação das despesas em programas de apoio aos idosos.

Para a causa animal, a Câmara Municipal de Viana do Castelo renova os apoios à Associação Gatos de Ninguém, 200 euros mensais, e Resgate Animal Associação, 400 euros mensais, para comparticipação dos custos inerentes ao funcionamento e manutenção da sua missão de resgate e acolhimento de animais.

De acordo com a proposta apresentada pela Vereadora da Coesão Social, Carlota Borges, “anualmente o Município de Viana do Castelo aprova um conjunto de apoios sociais a várias IPSS e outras instituições do nosso concelho, na medida em que a promoção da coesão social é uma prioridade para o nosso território, sendo apenas possível com a criação de plataformas de cooperação entre as diversas entidades do nosso concelho”.

“As IPSS e demais instituições do concelho de Viana do Castelo que atuam na área da coesão social têm um papel fundamental no apoio às várias problemáticas sociais, fatores fundamentais para propor a aprovação da elaboração dos protocolos”, refere ainda o documento.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 20 Abril, 2024

Juventude Viana perde na Póvoa de Varzim

A Juventude Viana perdeu (3-2), este sábado na Póvoa de Varzim, em jogo da 22ª jornada do campeonato nacional da 2ª divisão de hóquei em patins. A equipa vianense mantém o 2º lugar da classificação, mas agora com o Clube Desportivo da Póvoa apenas a um ponto.

Desporto 20 Abril, 2024

Rui Pedro Silva recandidata-se à liderança do Sport Clube Vianense

Rui Pedro Silva vai recandidatar-se à liderança do Sport Clube Vianense, nas eleições marcadas para o próximo dia 24 de maio de 2024. O anúncio foi feito na última Assembleia Geral do clube e confirmado à Viana TV,

Regional 20 Abril, 2024

Câmara de Valença com 300 mil euros positivos e execução de 20,5 ME de receita em 2023

A Câmara de Valença terminou 2023 com um resultado líquido positivo próximo dos 300 mil euros e “a maior execução da receita de sempre, no valor de 20,5 milhões de euros”, revelou a autarquia.

Regional 20 Abril, 2024

Viana do Castelo entre os distritos com menor registo de incumprimentos na limpeza de terrenos

Santarém, Castelo Branco, Braga, Coimbra e Aveiro são os distritos onde se registaram mais incumprimento da limpeza de terrenos florestais, entre 2019 e 2023, informou a Guarda Nacional Republicana (GNR).

Desporto 20 Abril, 2024

Voleibol Clube de Viana eliminado da Taça Federação

O Voleibol Clube de Viana perdeu (3-0), esta sexta-feira nos Açores frente à Fonte do Bastardo, o segundo jogo das meias finais da Taça Federação. A equipa vianense que já tinha perdido (1-3) o primeiro jogo em Viana do Castelo acabou eliminada da competição.

Cultura 19 Abril, 2024

Caminha: Exposição “50 anos, 50 autores, 50 obras” inaugura amanhã

A Galeria Guntilanis, em Vila Praia de Âncora, no concelho de Caminha, inaugura, este sábado, 20 de abril, pelas 16h00, a exposição "50 anos, 50 autores, 50 obras".

Regional 19 Abril, 2024

Três portugueses suspeitos de integrar rede criminosa espanhola

Três portugueses estão a ser investigados no âmbito do desmantelamento de uma alegada rede criminosa que operava na Galiza e no Norte de Portugal para fornecer lanchas para o narcotráfico, revelou à Lusa fonte da Guardia Civil espanhola.