Logo
Regional

Viana do Castelo aprova protocolos para apoio anual de 189 mil euros a IPSS e instituições

18 Março, 2024 | 16:35
Partilhar
Viana TV
3 min. leitura

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, em reunião ordinária, a proposta de Protocolos de Colaboração com IPSS e Instituições e Movimento Associativo para 2024, num valor que ascende a praticamente 189 mil euros para 19 entidades.

Para o GAF – Gabinete de Atendimento à Família foram aprovados 2.527 euros por mês, sendo 527 euros para a renda da Casa Abrigo (Apoio a Mulheres Vítimas de Violência) e 2.000 euros para contributo ao apoio a necessidades específicas e pontuais de famílias e utentes do GAF.

A proposta integra ainda 750 euros mensais para a Sociedade de S. Vicente de Paulo – Conselho Central de Viana do Castelo, num contributo ao apoio a necessidades específicas e pontuais de famílias sinalizadas; 2.000 euros para a Cáritas Diocesana de Viana do Castelo, num contributo ao apoio a necessidades específicas e pontuais de famílias migrantes; 500 euros mensais para a ACAPO – Delegação de Viana do Castelo, para comparticipação de renda e transporte dos utentes do Centro de Atendimento, Acompanhamento e Animação.

O documento integra ainda 300 euros por mês para o Centro S. e Paroquial de Nossa Sr.ª de Fátima – Berço de Nossa Senhora das Necessidades, para comparticipação da renda da Loja Social; 700 euros mês para a Íris Inclusiva, integrando 300 euros para renda das instalações e 400 euros mensais para contributo ao cabal desenvolvimento dos fins sociais prosseguidos pela instituição.

Já para a APCVC – Associação de Paralisia Cerebral de Viana do Castelo foram aprovados 700 euros mensais para a renda do CAO. A Re-food 4 Good – Associação vai receber 875 euros mensais, que integram apoio para a renda do Centro de Operações, comparticipações nas despesas inerentes ao funcionamento do Centro de Operações e comparticipação nas despesas resultantes da viatura afeta ao desenvolvimento da sua atividade.

Esta proposta integra igualmente protocolo com a APPACDM, com um apoio mensal de 200 euros para comparticipação das despesas com programas de reabilitação do indivíduo portador de deficiência; com a Associação Reformados Pensionistas do Distrito de Viana do Castelo, com apoio de 600 euros /mês para despesas inerentes ao funcionamento da IPSS; Casa dos Rapazes e Oficinas de S. José, 450 euros/mês para despesas relacionadas com os fins sociais prosseguidos pela associação (formação e oportunidade de inserção social dos utentes).

Para a Cruz Vermelha Portuguesa – Centro Humanitário do Alto Minho foram aprovados 550 euros mensais para despesas associadas à loja social e apoio social a famílias carenciadas; para o Centro Social e Paroquial da Areosa, 300 euros mensais para colaboração na resposta a necessidades específicas e pontuais das famílias apoiadas pela IPSS; e para a Fundação AMA Autismo um total de 2.900 euros mensais, sendo 1.400 euros para comparticipação dos custos de contratação de equipa técnica especializada e 1.500 euros para comparticipação dos custos inerentes ao funcionamento e manutenção do edifício e seu logradouro.

A proposta integra ainda 500 euros por mês para a Fábrica da Igreja Paroquial de São Lourenço da Montaria, para contributo à prestação de serviços de alimentação e higiene a munícipes carenciados; 825 euros para a Methamorphys, para contributo para as despesas mensais afetas ao edifício e apoio na renda da loja social; e 450 euros mensais para a Associação de Reformados e Pensionistas de Barroselas, apoiando a comparticipação das despesas em programas de apoio aos idosos.

Para a causa animal, a Câmara Municipal de Viana do Castelo renova os apoios à Associação Gatos de Ninguém, 200 euros mensais, e Resgate Animal Associação, 400 euros mensais, para comparticipação dos custos inerentes ao funcionamento e manutenção da sua missão de resgate e acolhimento de animais.

De acordo com a proposta apresentada pela Vereadora da Coesão Social, Carlota Borges, “anualmente o Município de Viana do Castelo aprova um conjunto de apoios sociais a várias IPSS e outras instituições do nosso concelho, na medida em que a promoção da coesão social é uma prioridade para o nosso território, sendo apenas possível com a criação de plataformas de cooperação entre as diversas entidades do nosso concelho”.

“As IPSS e demais instituições do concelho de Viana do Castelo que atuam na área da coesão social têm um papel fundamental no apoio às várias problemáticas sociais, fatores fundamentais para propor a aprovação da elaboração dos protocolos”, refere ainda o documento.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 10 Dezembro, 2025

Viana do Castelo entre os municípios que recebem imóveis devolutos do Estado para requalificação

O Governo vai transferir 25 imóveis devolutos para 19 municípios, num investimento total de 13,5 milhões de euros destinado à sua requalificação. Viana do Castelo está entre os concelhos contemplados, beneficiando assim de património público que poderá vir a ser reconvertido para novos usos de interesse local.

Regional 10 Dezembro, 2025

Viana do Castelo: Obras na Ponte Eiffel suspensas até sábado

A empreitada de colocação de barreiras para proteção à catenária na Ponte Eiffel vai ficar temporariamente parada até sábado, 13 de dezembro, anunciou a Infraestruturas de Portugal (IP). A empresa justifica a suspensão com “constrangimentos diversos” que obrigaram a reajustar o calendário da intervenção.

Nacional 10 Dezembro, 2025

Ponte de Lima brilha nos Prémios Património Ibérico 2025

A vila de Ponte de Lima destacou-se na 3.ª edição dos Prémios Património Ibérico, entregues no encerramento da 8.ª Bienal Ibérica do Património Cultural, em Sintra. O município foi premiado na categoria de Melhor Projeto de Parceria pelo projeto Vínculos com (a) História – À descoberta das casas históricas da Ribeira Lima, desenvolvido em colaboração com o Instituto de História Contemporânea da FCSH-UNL.

Regional 10 Dezembro, 2025

Circo Mágico de Natal regressa a Viana do Castelo com espetáculo familiar

Viana do Castelo vai receber, no próximo dia 20 de dezembro, o regresso do Circo Mágico de Natal, no Centro Cultural, com um espetáculo que promete encantar toda a família.

Desporto 10 Dezembro, 2025

Tiago Maciel é o primeiro canoísta vianense a receber estatuto de Esperança Olímpica

O jovem canoísta vianense Tiago Maciel foi distinguido com o estatuto de Esperança Olímpica de Canoagem, tornando-se o primeiro atleta de Viana do Castelo a alcançar este reconhecimento pelo Comité Olímpico Português.

Regional 10 Dezembro, 2025

Viana do Castelo investe mais de 2 milhões de euros na requalificação da Escola EB1 e Jardim-de-Infância do Cabedelo

O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou, na terça-feira, em reunião ordinária, o projeto de execução para a requalificação e ampliação da Escola EB1 e Jardim-de-Infância do Cabedelo, na freguesia de Darque, com um investimento previsto de 2,061 milhões de euros.

Regional 10 Dezembro, 2025

Valença reforça apoio ao setor pecuário com investimento de 10 mil euros para 15 explorações locais

A Câmara Municipal de Valença vai reforçar a sua aposta no setor agropecuário com a atribuição de 10 mil euros de apoio direto à produção pecuária local, verba que será distribuída por 15 explorações candidatas ao Programa de Incentivo Municipal à Produção Pecuária.