A Câmara de Viana do Castelo aprovou o lançamento de um segundo concurso para a construção de um centro de apoio para pessoas em situação de sem-abrigo por pelo menos 2,1 milhões de euros acrescido de IVA.
A proposta para “Aprovação do projeto de execução e lançamento do concurso. Centro de Alojamento Temporário – Unidade de Pernoita” apresentada na reunião do executivo foi aprovada com a abstenção do CDS-PP e os votos favoráveis do vereador do PSD e do independente, a par dos cinco eleitos do PS e a vereadora da CDU.
O presidente da autarquia, Luís Nobre (PS), explicou que o primeiro concurso ficou deserto.
A Câmara de Viana do Castelo aprovou em abril, por maioria, a abertura do concurso público para a construção de uma unidade de pernoita para pessoas em situação de sem-abrigo, por 1,998.028,45 euros, mais IVA.
De acordo com o projeto, o centro vai ser criado na rua dos estaleiros navais, na freguesia de Monserrate, e terá 10 quartos com capacidade máxima de 20 utentes.
O novo espaço vai funcionar no edifício que funcionou como picadeiro do Batalhão de Cavalaria 9 do Exército.
O projeto prevê a requalificação de um edifício que acolherá “a área de receção na qual se efetuada o acolhimento, triagem e sala de espera para utentes”.
No mesmo imóvel ficarão ainda instalados uma “área de recursos humanos composto por sala de atendimento e gabinete dos técnicos e uma zona de atividades polivalentes como exposições, ‘ateliers’ recreativos ou formações, instalações sanitárias e sala de funcionários”.
O projeto inclui, para o mesmo local, a construção de um novo edifício que ficará ligado ao anterior, que vai disponibilizar “refeitório em regime de ‘self-service’, através de contratualização externa para fornecimento de refeições em regime de ‘catering’, instalações sanitárias e vestiários, cozinha e copa”.
Na nova construção, além do alojamento para utentes, serão criadas instalações sanitárias e vestiários, lavandaria ‘self-service’, zona de roupeiros e economato.
Desde 2021 esta resposta funciona em contentores com sete vagas para pessoas em situação de sem-abrigo.
O fim de semana em Viana do Castelo será marcado por condições meteorológicas instáveis, com períodos de céu nublado, possibilidade de aguaceiros e até um aviso amarelo de precipitação emitido pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Depois de um início difícil, com três derrotas na fase de grupos, a seleção portuguesa de hóquei em patins mostrou uma recuperação impressionante e garantiu a presença na final do Campeonato Europeu. Numa partida eletrizante disputada no pavilhão de Lordelo, Portugal venceu a Espanha nas grandes penalidades, após um empate a dois golos no tempo regulamentar.
O Pavilhão José Natário foi esta sexta-feira palco de mais um emocionante capítulo do clássico minhoto entre Juventude Viana e Óquei Clube de Barcelos. Na XIV edição da Taça Crédito Agrícola do Noroeste, os vianenses venceram por 2-1, com um golo decisivo nos derradeiros 30 segundos da partida.
A aguardada atuação das Fillas de Cassandra promete ser um dos grandes momentos da edição deste ano do Festival Viana Bate Forte. No sábado, dia 13, às 00h30, o duo sobe ao Palco da Liberdade, localizado na Praça da Liberdade, para um concerto que já está a gerar grande expectativa entre os amantes da música na região.
Todos os sábados de setembro, o centro histórico de Viana do Castelo transforma-se num espaço vibrante de alegria, convívio e criatividade com o regresso do projeto Rua a Brincar.
A edição 2025/2026 da Liga Feminina Placard arranca este sábado, 6 de setembro, e a primeira jornada reserva desde logo um dos duelos mais aguardados da época: o Santa Luzia FC, vice-campeão nacional, desloca-se ao terreno do GCR Nun’Álvares, atual detentor do título, num jogo marcado para as 19h30, em Fafe. A partida terá transmissão em direto no Canal 11.
O Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) tem disponíveis várias bolsas e apoios destinados a estudantes do ensino superior, com o objetivo de garantir condições de equidade no acesso e permanência no ensino superior. Os apoios abrangem áreas como alimentação, alojamento, material de estudo, estágios e integração de estudantes internacionais.