Logo
Regional

Viana do Castelo aprova moção que defende suplemento de risco para Bombeiros Sapadores

1 Outubro, 2024 | 17:16
Partilhar
Pedro Xavier
2 min. leitura

O executivo municipal aprovou, esta terça-feira, por unanimidade, uma moção assinada pelo Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, onde defende a atribuição de suplemento de risco aos Bombeiros Sapadores, tal como já acontece em outras profissões.

No documento, a Câmara Municipal de Viana do Castelo pede a revisão do estatuto dos bombeiros profissionais da administração local, destacando a regularização dos horários de trabalho dos trabalhadores dos Corpos de Bombeiros Profissionais da Administração Local compatível com trabalho em regime de turnos; e a atribuição de suplemento de risco.

A moção defende ainda, face “às atuais dificuldades de recrutamento” de Bombeiros Sapadores, que o requisito de ingresso, idade, passe a ser compreendido entre os 18 e os 30 anos, inclusive. Considera ainda o documento aprovado que deve ser revisto o número de categorias da carreira de Bombeiro Sapador de forma a permitir uma perfeita organização hierárquica bem como a criação de uma nova carreira de Oficial Bombeiro Sapador; pede ainda a clarificação para efeitos do comando de operações de que a responsabilidade de atuação prioritária e de comando caiba ao corpo de bombeiros detido pelo Município; e a possibilidade de os municípios aprovarem regulamentos de funcionamento interno dos respetivos corpos de bombeiros como instrumento complementar de organização da sua atividade, inclusive a definição de rácios entre categorias, mediante o número de elementos do quadro ativo.

A moção, que será remetida à Assembleia da República, Primeiro Ministro, Ministério da Administração Interna, Ministério da Coesão Territorial, Ministério do Ambiente e Energia, ANEPC, Grupos Parlamentares da Assembleia da República, Associação Nacional de Municípios, Liga dos Bombeiros Portugueses, Sindicatos, CIM do Alto Minho e comunicação social, solicita ainda para que seja fixa uma compensação a transferir aos municípios detentoras de Corpos de Bombeiros Profissionais e a incluir no Orçamento de Estado.

Luís Nobre considera, na moção apresentada, que os Bombeiros Sapadores “desempenham um papel crucial na proteção e segurança pública, atuando não apenas em situações de emergência, como incêndios, mas também em resgates e operações de apoio à comunidade”, defendendo também que “a sua formação e dedicação são essenciais para garantir a salvaguarda da vida humana e dos bens, refletindo o valor e a confiança que a sociedade deposita nestes profissionais”.

O autarca vianense refere ainda que, no exercício das suas funções, os Bombeiros Sapadores “enfrentam diariamente situações de risco, insalubridade e penosidade, o que torna o seu trabalho extremamente arriscado e perigoso, devendo por isso ser recompensado de maneira justa”. 

“Para atingir este nível de desempenho e eficácia é necessário um grande esforço financeiro por parte do Município, sendo evidente o investimento constante em recursos humanos e equipamento, material, tecnologia e capacitação, que representa 4% da média anual da conta gerência deste Município”, esclarece Presidente da Câmara, acrescentando que o atual regime jurídico dos corpos de bombeiros profissionais da Administração Local data de 13 de abril de 2002, sem que tenha havido qualquer alteração, pelo que, “face à evolução ocorrida desde então e aos entraves ao bom funcionamento da atividade operacional, às adaptações advenientes da realidade da administração local e do regime jurídico da Administração Pública, a que os mesmos estão sujeitos, urge proceder a alterações, no sentido de ajustar o seu estatuto”.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 18 Julho, 2025

Caminha: É já amanhã que se realiza a VI edição do Trail Noturno

A 6ª edição do Trail Noturno Monte de Santo Antão regressa amanhã, dia 19 de julho, ao concelho de Caminha.

Regional 18 Julho, 2025

“Verão em Movimento” proporciona férias saudáveis e enriquecedoras às crianças valencianas

Em Valença, decorre, atualmente, e até 31 de julho, o programa "Verão em Movimento", proporcionando a cerca de 170 crianças valencianas um conjunto diversificado de atividades lúdicas, educativas e saudáveis, pensadas para estimular o bem-estar, a aprendizagem e o desenvolvimento integral na pausa letiva de verão.

Desporto 18 Julho, 2025

Viana do Castelo dará partida à 1ª etapa da Volta a Portugal em bicicleta

A 86ª Volta a Portugal em bicicleta, que vai decorrer entre 6 e 17 de agosto, arranca com um Prólogo na Maia e termina com um Contrarrelógio Individual em Lisboa. A 7 de agosto, Viana do Castelo será palco de partida da 1ª Etapa, que finaliza no Santuário do Sameiro em Braga, após percorridos 162 km.

Nacional 18 Julho, 2025

Governo vai aprovar novo suplemento extraordinário para pensões

O Governo vai aprovar esta sexta-feira um novo suplemento extraordinário para todas as pensões até 1.567,50 euros de entre cem e duzentos euros, a ser pago em setembro, anunciou o primeiro-ministro.

Desporto 17 Julho, 2025

Hóquei em Patins: Passos Lomba continua no comando técnico da equipa sénior da EDV

Passos Lomba vai continuar a comandar a equipa sénior da Escola Desportiva de Viana no campeonato nacional da terceira divisão de Hóquei em Patins.

Regional 17 Julho, 2025

TuViana: Novo sistema de transportes elétricos chega a Viana do Castelo em setembro

A Câmara Municipal de Viana do Castelo anunciou esta quarta feira o lançamento da TuViana, o novo sistema urbano de transportes 100% elétrico, que terá início a 23 de setembro de 2025.

Regional 17 Julho, 2025

Valença define estratégia integrada para o Centro Urbano da Cidade

O futuro do centro urbano de Valença esteve em destaque na mais recente reunião do Conselho Consultivo Estratégico para o Desenvolvimento de Valença (CCEDV).