Logo
Regional

Viana do Castelo aprova mais de 341 mil euros para as Juntas e Uniões de Freguesia

13 Fevereiro, 2025 | 10:55
Partilhar
Pedro Xavier
2 min. leitura

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, na segunda-feira, em reunião ordinária de executivo, duas propostas de valor global superior a 341.300 euros para as Juntas e Uniões de freguesia. 

A maior proposta aprovada, no valor global de 174.500 euros, é para Apoio às Juntas e Uniões das Freguesias – Construção e Requalificação de Equipamentos, a cinco freguesias.

Foram, assim, deliberados 49.000 euros para a conclusão da aquisição de terreno no Lugar da Areia (armazém da Junta de Freguesia), em Chafé; 22.000 euros para elaboração do projeto da Casa Mortuária de Lanheses; 39.000 euros para  conclusão da Casa Mortuária da Montaria; 50.000 euros para a terceira fase da ampliação do cemitério de Santa Marta de Portuzelo; e ainda 14.500 euros para a conclusão da requalificação do histórico Tanque de Fornelos – Meadela, na União de Freguesias de Viana do Castelo (Santa Maria Maior e Monserrate) e Meadela.

Estes apoios surgem para “alavancar respostas no território nos domínios dos serviços, social, cultural, desportivo e económico, destacando-se a construção, reabilitação e refuncionalização de espaços para respostas administrativas, de convívio e lazer (centros de convívio), lúdicas (parques infantis) e culturais, respondendo às dinâmicas de desenvolvimento de cada freguesia, valorizando e garantindo convergência de meios e otimização de recursos, na garantia da qualidade de vida e bem-estar dos seus habitantes”.

Já a proposta de Apoio às Juntas e Uniões das Freguesias – Mobilidade, Segurança Rodoviária e Material Circulante ascende a 166.800 euros para seis freguesias ou uniões.

Para Afife, foram aprovados 13.000 euros para a conclusão da repavimentação do Caminho do Sanguinhal; 30.000 euros para Amonde, para a primeira fase da requalificação de arruamentos: Parques de St. António e S. João, Travessa do D’Orgal, Caminhos do Acordo, da Aldeia, da Refina e da Rexisto.

Para Outeiro, aprovaram-se 17.200 euros para reperfilamento do Caminho da Aldeia Nova e do Caminho das Carvalheiras; para a União de Freguesias de Cardielos e Serreleis 40.000 euros para a segunda fase da reconstrução do Pontão da Ribeira de Nogueira – Cardielos.

Aprovaram-se 60.000 euros para a União de Freguesias de Nogueira, Meixedo e Vilar de Murteda, para a primeira fase de pavimentações da Travessa da Paredinha (Nogueira), Caminhos do Monte, da Raposeira, de Fonte Vilas, da Bouça e Belelo, Ruas da Ferreira e de Chielos, Rua e Travessa da Galinhosa (Meixedo); e ainda 6.600 euros para Vila de Punhe, no âmbito do alargamento da Rua do Lavadouro.

“Apesar dos progressos assinaláveis, o executivo municipal e as Uniões e Juntas de Freguesia pretendem dar pretendem dar continuidade à forte política de investimento, concretizando ações e obras de construção de novas vias e obras de arte, reperfilamento da rede viária e obras de arte existente, requalificação de pavimentos, execução de novas e requalificação de interseções existentes, construção e requalificação de espaços pedonais existentes, ampliação estrutural da rede de ciclovias e ecovias, construção e requalificação de espaços de estacionamento e infraestruturas de transportes públicos/coletivos (baias e paragens), supressão de passagens de nível (construção de passagens inferiores e superiores rodoviárias e pedonais) e implementação de um extenso plano de sinalização horizontal (pinturas) e vertical (sinais), dedicando no Plano de Atividades e Orçamento de 2025, para o efeito, mais de 9,1 milhões de euros que, concluído, permitirá elevar os níveis de segurança da estrutura/rede viária do concelho e a qualidade de vida dos respetivos espaços territoriais”, assegura ao proposta.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 7 Dezembro, 2025

Vila Nova de Cerveira celebra o Natal com almoço para a comunidade sénior

Vila Nova de Cerveira reuniu cerca de 200 utentes das seis Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho para o tradicional Almoço de Natal. A iniciativa contou com a presença do Presidente da Câmara, Rui Teixeira, e dos vereadores António Quintas e Sónia Guerreiro, num ambiente de grande animação e convívio.

Nacional 7 Dezembro, 2025

Google revela quais foram as pesquisas que marcaram 2025 em Portugal

O Mundial de Clubes, o apagão europeu de abril e a tragédia do Elevador da Glória estiveram entre os temas que mais despertaram a atenção dos portugueses ao longo de 2025, de acordo com o relatório Ano em Pesquisa da Google, divulgado esta semana.

Desporto 7 Dezembro, 2025

Seleção AF Viana do Castelo perde por 1–0 diante da AF Braga

A seleção da Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC) saiu derrotada, este fim de semana, frente à Associação de Futebol de Braga, por 1–0, numa partida equilibrada e disputada ao detalhe, inserida na competição interassociativa.

Cultura 7 Dezembro, 2025

Teresa Guilherme apresenta espetáculo de humor em Viana do Castelo a 31 de janeiro

O Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, recebe no dia 31 de janeiro, às 21h30, o espetáculo “As Vaginas e Eu – Tudo o que ficou por dizer”, a mais recente criação a solo de Teresa Guilherme.

Internacional 6 Dezembro, 2025

Vianense Diva Oliveira volta a emocionar Espanha com fado em “La Voz”

A jovem cantora Diva Oliveira, de 23 anos, natural de Viana do Castelo, continua a fazer brilhar o nome da região além-fronteiras com a sua participação no concurso televisivo “La Voz”, em Espanha.

Desporto 6 Dezembro, 2025

Portugal defronta o Brasil na final do Campeonato do Mundo Feminino de Futsal

Portugal garantiu esta sexta-feira um lugar na final da edição inaugural do Campeonato do Mundo Feminino de Futsal, ao vencer a Argentina por 7-1, em Pasig (Manila).

Regional 6 Dezembro, 2025

Lagoas de Bertiandos e São Pedro d’Arcos comemoram 25 anos de proteção ambiental

Ponte de Lima celebra, no próximo dia 11 de dezembro, os 25 anos da Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e São Pedro d’Arcos, classificada como Área Protegida de Âmbito Regional em 2000.