A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, na segunda-feira, em reunião ordinária de executivo, duas propostas de valor global superior a 341.300 euros para as Juntas e Uniões de freguesia.
A maior proposta aprovada, no valor global de 174.500 euros, é para Apoio às Juntas e Uniões das Freguesias – Construção e Requalificação de Equipamentos, a cinco freguesias.
Foram, assim, deliberados 49.000 euros para a conclusão da aquisição de terreno no Lugar da Areia (armazém da Junta de Freguesia), em Chafé; 22.000 euros para elaboração do projeto da Casa Mortuária de Lanheses; 39.000 euros para conclusão da Casa Mortuária da Montaria; 50.000 euros para a terceira fase da ampliação do cemitério de Santa Marta de Portuzelo; e ainda 14.500 euros para a conclusão da requalificação do histórico Tanque de Fornelos – Meadela, na União de Freguesias de Viana do Castelo (Santa Maria Maior e Monserrate) e Meadela.
Estes apoios surgem para “alavancar respostas no território nos domínios dos serviços, social, cultural, desportivo e económico, destacando-se a construção, reabilitação e refuncionalização de espaços para respostas administrativas, de convívio e lazer (centros de convívio), lúdicas (parques infantis) e culturais, respondendo às dinâmicas de desenvolvimento de cada freguesia, valorizando e garantindo convergência de meios e otimização de recursos, na garantia da qualidade de vida e bem-estar dos seus habitantes”.
Já a proposta de Apoio às Juntas e Uniões das Freguesias – Mobilidade, Segurança Rodoviária e Material Circulante ascende a 166.800 euros para seis freguesias ou uniões.
Para Afife, foram aprovados 13.000 euros para a conclusão da repavimentação do Caminho do Sanguinhal; 30.000 euros para Amonde, para a primeira fase da requalificação de arruamentos: Parques de St. António e S. João, Travessa do D’Orgal, Caminhos do Acordo, da Aldeia, da Refina e da Rexisto.
Para Outeiro, aprovaram-se 17.200 euros para reperfilamento do Caminho da Aldeia Nova e do Caminho das Carvalheiras; para a União de Freguesias de Cardielos e Serreleis 40.000 euros para a segunda fase da reconstrução do Pontão da Ribeira de Nogueira – Cardielos.
Aprovaram-se 60.000 euros para a União de Freguesias de Nogueira, Meixedo e Vilar de Murteda, para a primeira fase de pavimentações da Travessa da Paredinha (Nogueira), Caminhos do Monte, da Raposeira, de Fonte Vilas, da Bouça e Belelo, Ruas da Ferreira e de Chielos, Rua e Travessa da Galinhosa (Meixedo); e ainda 6.600 euros para Vila de Punhe, no âmbito do alargamento da Rua do Lavadouro.
“Apesar dos progressos assinaláveis, o executivo municipal e as Uniões e Juntas de Freguesia pretendem dar pretendem dar continuidade à forte política de investimento, concretizando ações e obras de construção de novas vias e obras de arte, reperfilamento da rede viária e obras de arte existente, requalificação de pavimentos, execução de novas e requalificação de interseções existentes, construção e requalificação de espaços pedonais existentes, ampliação estrutural da rede de ciclovias e ecovias, construção e requalificação de espaços de estacionamento e infraestruturas de transportes públicos/coletivos (baias e paragens), supressão de passagens de nível (construção de passagens inferiores e superiores rodoviárias e pedonais) e implementação de um extenso plano de sinalização horizontal (pinturas) e vertical (sinais), dedicando no Plano de Atividades e Orçamento de 2025, para o efeito, mais de 9,1 milhões de euros que, concluído, permitirá elevar os níveis de segurança da estrutura/rede viária do concelho e a qualidade de vida dos respetivos espaços territoriais”, assegura ao proposta.
A 28.ª edição anual da Gala dos Troféus Desportivos “O Minhoto” realiza-se na próxima segunda-feira, na Adega Cultural, em Vila Verde, com a promessa de celebrar um ano histórico para o desporto da região. Em 2025, atletas minhotos conquistaram um total de 62 títulos internacionais, um feito inédito na história da Gala.
Ponte da Barca recebe de 6 a 8 de fevereiro a tradicional Feira do Fumeiro, um evento que celebra a gastronomia, a música e a tradição local. A cantora Rosinha será a principal atração, atuando na sexta-feira, às 21h30, numa noite que promete animar visitantes de todas as idades.
O Darque Kayak Clube alerta para novos depósitos de lixo nas margens do rio Lima. O clube vianense reforça a importância de um comportamento cívico e responsável da população.
O Clube de Atletismo Olímpico Vianense (CAOV) destacou-se no Campeonato Absoluto do Norte de Portugal de Pista Coberta, conquistando títulos coletivos e individuais que consolidam o clube como referência regional.
Valença deu mais um passo rumo a uma mobilidade urbana sustentável e moderna. Na última reunião do Conselho Consultivo Estratégico para o Desenvolvimento de Valença (CCEDV), especialistas e conselheiros debateram os rumos da cidade para a próxima década.
O “Grupo de Danças e Cantares de Vila Fria” marcou presença no videoclipe oficial, “Bota Fogo No Terreiro”, do artista Martim, gravado recentemente nas ruas de Viana do Castelo. O vídeo, que já está disponível em todas as plataformas digitais, destaca a cultura tradicional portuguesa ao integrar os elementos do grupo de folclore com a música contemporânea de Martim.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a primeira fase do programa “Valorizar o Património”, destinando 201 mil euros à reabilitação de três igrejas do concelho.