A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, na terça-feira, em reunião ordinária de executivo, duas propostas de valor global superior a 275 mil euros para as Juntas e Uniões de freguesia.
A maior fatia foi para a proposta de Apoio às Juntas e Uniões das Freguesias – Mobilidade, Segurança Rodoviária e Material Circulante, no valor de 225.120 euros para nove freguesias ou uniões.
Para Afife, foram aprovados 25.000 euros para a 1ª fase da repavimentação do Caminho do Sanguinhal. Para Castelo do Neiva, 30.000 euros para a 1ª fase da aquisição de um trator com pá frontal. Darque receberá 4.120 euros para reparação de cisterna; Outeiro, 7.000 euros para reperfilamento e construção de muro na Rua da Escola.
A União de Freguesias de Barroselas e Carvoeiro receberá 33.000 euros para conclusão da requalificação das Ruas da Carlota, das Fontes, Santana e Sampaio (Carvoeiro) e Cachadas (Vacaria) e ainda 22.000 euros para conclusão de obras na Travessa do Alvarães, Carvalhô e Ferruncha.
A União de Freguesias de Mazarefes e Vila Fria será apoiada com 30.000 euros para a 3ª fase da requalificação do parque de estacionamento das Boas Novas – Mazarefes. A União de Freguesias de Nogueira, Meixedo e Vilar de Murteda receberá 14.000 euros para construção de troço de muro do Calvário; a União de Freguesias de Subportela, Deocriste e Portela Susã receberá 20.000 euros para conclusão da execução de passeios na Estrada de Santiago – Deocriste e 20.000 euros para a 2ª fase da aquisição de viaturas para transporte escolar (duas carrinhas de 9 lugares).
Já a União de Freguesias de Viana do Castelo (Santa Maria Maior, Monserrate) e Meadela receberá 20.000 euros para a 2ª fase da requalificação das Ruas do Moinho de Vidro e do Lamoso e Travessa das Oliveiras – Meadela.
“Apesar dos progressos assinaláveis, o executivo municipal e as Uniões e Juntas de Freguesia pretendem dar pretendem dar continuidade à forte política de investimento, concretizando ações e obras de construção de novas vias e obras de arte, reperfilamento da rede viária e obras de arte existente, requalificação de pavimentos, execução de novas e requalificação de interseções existentes, construção e requalificação de espaços pedonais existentes, ampliação estrutural da rede de ciclovias e ecovias, construção e requalificação de espaços de estacionamento e infraestruturas de transportes públicos/coletivos (baias e paragens), supressão de passagens de nível (construção de passagens inferiores e superiores rodoviárias e pedonais) e implementação de um extenso plano de sinalização horizontal (pinturas) e vertical (sinais), dedicando no Plano de Atividades e Orçamento de 2025, para o efeito, mais de 9,1 milhões de euros que, concluído, permitirá elevar os níveis de segurança da estrutura/rede viária do concelho e a qualidade de vida dos respetivos espaços territoriais”, assegura o documento.
A segunda proposta aprovada, no valor global de 50.000 euros, é para Apoio às Juntas e Uniões das Freguesias – Construção e Requalificação de Equipamentos. Abrange 25.000 euros para Perre, para a 1ª fase da construção de 48 columbários no Cemitério; e 25.000 euros para São Romão de Neiva, para a 2ª fase para construção de parque de lazer.
Entre 28 de novembro e 8 de dezembro, a Fortaleza de Valença transforma-se novamente num verdadeiro paraíso para os amantes de chocolate, com a realização de mais uma edição do evento Valença Fortaleza de Chocolate, considerado o mais doce da época natalícia.
Ponte de Lima vai receber, entre 13 de dezembro de 2024 e 22 de março de 2025, a exposição “Brinquedos que Contam Histórias”, na Sala de Exposições Temporárias do Museu do Brinquedo Português.
A 9.ª edição do Festival de Teatro de Viana do Castelo, realizada entre 15 e 22 de novembro, encerrou com um balanço extremamente positivo, registando níveis de participação superiores aos de todas as edições anteriores. O evento, promovido pelo Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana, voltou a destacar-se pela diversidade artística e pelo compromisso exemplar com a acessibilidade.
A CP – Comboios de Portugal vai reforçar a oferta nos urbanos do Porto e de Lisboa durante os fins de semana e feriados da época natalícia, para responder ao aumento da procura motivado pelas compras, eventos e animação típica desta quadra.
A iniciativa “Viana, Moscatel e Banana”, que integra o programa “Viana, Coração do Natal” vai voltar, no dia 24 de dezembro, ao centro histórico de Viana do Castelo.
A Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo promoveu uma receção institucional dirigida aos Presidentes das Juntas de Freguesia do concelho, num encontro dedicado ao fortalecimento da cooperação e à partilha de informação estratégica no âmbito do sistema municipal de proteção e socorro.
A Câmara Municipal de Valença preparou um programa especial para tornar as férias de Natal um período cheio de energia, criatividade e momentos inesquecíveis para as crianças do concelho.