Logo
Regional

Viana do Castelo aprova mais 275 mil euros para as Juntas e Uniões de Freguesia

23 Janeiro, 2025 | 9:55
Partilhar
Pedro Xavier
2 min. leitura

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, na terça-feira, em reunião ordinária de executivo, duas propostas de valor global superior a 275 mil euros para as Juntas e Uniões de freguesia. 

A maior fatia foi para a proposta de Apoio às Juntas e Uniões das Freguesias – Mobilidade, Segurança Rodoviária e Material Circulante, no valor de 225.120 euros para nove freguesias ou uniões.

Para Afife, foram aprovados 25.000 euros para a 1ª fase da repavimentação do Caminho do Sanguinhal. Para Castelo do Neiva, 30.000 euros para a 1ª fase da aquisição de um trator com pá frontal. Darque receberá 4.120 euros para reparação de cisterna; Outeiro, 7.000 euros para reperfilamento e construção de muro na Rua da Escola.

A União de Freguesias de Barroselas e Carvoeiro receberá 33.000 euros para conclusão da requalificação das Ruas da Carlota, das Fontes, Santana e Sampaio (Carvoeiro) e Cachadas (Vacaria) e ainda 22.000 euros para conclusão de obras na Travessa do Alvarães, Carvalhô e Ferruncha.

A União de Freguesias de Mazarefes e Vila Fria será apoiada com 30.000 euros para a 3ª fase da requalificação do parque de estacionamento das Boas Novas – Mazarefes. A União de Freguesias de Nogueira, Meixedo e Vilar de Murteda receberá 14.000 euros para construção de troço de muro do Calvário; a União de Freguesias de Subportela, Deocriste e Portela Susã receberá 20.000 euros para conclusão da execução de passeios na Estrada de Santiago – Deocriste e 20.000 euros para a 2ª fase da aquisição de viaturas para transporte escolar (duas carrinhas de 9 lugares).

Já a União de Freguesias de Viana do Castelo (Santa Maria Maior, Monserrate) e Meadela receberá 20.000 euros para a 2ª fase da requalificação das Ruas do Moinho de Vidro e do Lamoso e Travessa das Oliveiras – Meadela. 

“Apesar dos progressos assinaláveis, o executivo municipal e as Uniões e Juntas de Freguesia pretendem dar pretendem dar continuidade à forte política de investimento, concretizando ações e obras de construção de novas vias e obras de arte, reperfilamento da rede viária e obras de arte existente, requalificação de pavimentos, execução de novas e requalificação de interseções existentes, construção e requalificação de espaços pedonais existentes, ampliação estrutural da rede de ciclovias e ecovias, construção e requalificação de espaços de estacionamento e infraestruturas de transportes públicos/coletivos (baias e paragens), supressão de passagens de nível (construção de passagens inferiores e superiores rodoviárias e pedonais) e implementação de um extenso plano de sinalização horizontal (pinturas) e vertical (sinais), dedicando no Plano de Atividades e Orçamento de 2025, para o efeito, mais de 9,1 milhões de euros que, concluído, permitirá elevar os níveis de segurança da estrutura/rede viária do concelho e a qualidade de vida dos respetivos espaços territoriais”, assegura o documento.

A segunda proposta aprovada, no valor global de 50.000 euros, é para Apoio às Juntas e Uniões das Freguesias – Construção e Requalificação de Equipamentos. Abrange 25.000 euros para Perre, para a 1ª fase da construção de 48 columbários no Cemitério; e 25.000 euros para São Romão de Neiva, para a 2ª fase para construção de parque de lazer.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 12 Fevereiro, 2026

Viana do Castelo: Obras na Ponte Eiffel suspensas esta noite e trânsito mantém-se aberto

As obras na Ponte Eiffel, em Viana do Castelo, vão estar suspensas a partir da noite desta quinta-feira, informou a Infraestruturas de Portugal. Com esta interrupção temporária dos trabalhos, não será efetuado o previsto corte de trânsito na travessia.

Regional 12 Fevereiro, 2026

EntardeCER recebe palestra sobre adeptos de futebol e identidade social em Viana do Castelo

O Centro de Estudos Regionais (CER) promove, no próximo dia 19 de fevereiro, quinta-feira, a sexta conversa da 3.ª temporada do ciclo EntardeCER. A iniciativa terá lugar no AP Dona Aninhas – Boutique Hotel, em Viana do Castelo, parceiro do projeto, com início marcado para as 17h30.

Regional 12 Fevereiro, 2026

Valença promove sessão de sensibilização sobre espécies invasoras

Valença recebe este sábado, dia 14 de fevereiro, a sessão de sensibilização ambiental “Plantas Invasoras”, às 9h30, nas instalações da CIM Alto Minho, na avenida Miguel Dantas.

Regional 12 Fevereiro, 2026

Tentativa de assalto causa danos na Capela de Nossa Senhora da Graça em Lanhelas

Uma tentativa de assalto à Capela de Nossa Senhora da Graça, localizada na Rua João Costa e Silva, em Lanhelas, provocou danos materiais ao edifício durante a tarde desta quinta-feira, confirmou a Junta de Freguesia.

Regional 12 Fevereiro, 2026

Serra d’Arga passa a ser Zona de Especial Conservação a partir de hoje

A Serra d’Arga, no Alto Minho, passa a beneficiar, a partir de hoje, de um regime jurídico de proteção ambiental como Zona de Especial Conservação (ZEC), após a conclusão do processo de classificação iniciado em 2017. A medida está publicada no Diário da República através do decreto-lei 36/2026.

Regional 12 Fevereiro, 2026

Deputados do PS alertam para risco de queda de árvores em Lanhelas e exigem ação urgente da APA

Deputados do Partido Socialista alertam para o risco iminente de queda de árvores na freguesia de Lanhelas, concelho de Caminha, e exigem uma intervenção imediata da Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

Internacional 12 Fevereiro, 2026

Viana do Castelo aposta no mercado ibérico na NAVARTUR

Viana do Castelo vai marcar presença na 20ª edição da NAVARTUR – Feira Internacional de Turismo de Navarra, que decorre de 20 a 22 de fevereiro, em Espanha. A participação da cidade reforça a aposta estratégica no mercado ibérico, considerado de elevado potencial económico e com forte interesse por experiências culturais e gastronómicas.