O executivo da Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, esta quarta-feira, em reunião ordinária, três propostas no valor global de 159.200 euros para apoio às Juntas e Uniões de Freguesia.
A maior proposta aprovada, no valor global de 79.200 euros, é para Apoio às Juntas e Uniões das Freguesias – Mobilidade, Segurança Rodoviária e Material Circulante.
Engloba 26.300 euros para Afife, para reperfilamento e águas pluviais no Caminho de Paranhos; 14.600 euros para Perre, para reperfilamento do Caminho do Relojoeiro; 15.300 euros para São Romão de Neiva, no âmbito da pavimentação do Beco do Roqueiro e encaminhamento das águas pluviais; e 23.000 euros para a União de Freguesias de Viana do Castelo (Santa Maria Maior, Monserrate) e Meadela, para conclusão da requalificação das Ruas do Moinho de Vidro e do Lamoso e Travessa das Oliveiras – Meadela.
“Apesar dos progressos assinaláveis, o executivo municipal e as Uniões e Juntas de Freguesia pretendem dar pretendem dar continuidade à forte política de investimento, concretizando ações e obras de construção de novas vias e obras de arte, reperfilamento da rede viária e obras de arte existente, requalificação de pavimentos, execução de novas e requalificação de interseções existentes, construção e requalificação de espaços pedonais existentes, ampliação estrutural da rede de ciclovias e ecovias, construção e requalificação de espaços de estacionamento e infraestruturas de transportes públicos/coletivos (baias e paragens), supressão de passagens de nível (construção de passagens inferiores e superiores rodoviárias e pedonais) e implementação de um extenso plano de sinalização horizontal (pinturas) e vertical (sinais), dedicando no Plano de Atividades e Orçamento de 2025, para o efeito, mais de 9,1 milhões de euros que, concluído, permitirá elevar os níveis de segurança da estrutura/rede viária do concelho e a qualidade de vida dos respetivos espaços territoriais”, assegura a proposta.
Foram também aprovados 60.000 euros para Apoio às Juntas e Uniões das Freguesias – Construção e Requalificação de Equipamentos a duas freguesias, nomeadamente 30.000 euros para Outeiro, para remodelação do bar da Junta de Freguesia, e 30.000 euros para 4ª fase dos arranjos exteriores e equipamentos de apoio da casa mortuária de Deão, para a União de Freguesias de Geraz do Lima (Santa Maria, Santa Leocádia e Moreira) e Deão.
Estes apoios surgem para “alavancar respostas no território nos domínios dos serviços, social, cultural, desportivo e económico, destacando-se a construção, reabilitação e refuncionalização de espaços para respostas administrativas, de convívio e lazer (centros de convívio), lúdicas (parques infantis) e culturais, respondendo às dinâmicas de desenvolvimento de cada freguesia, valorizando e garantindo convergência de meios e otimização de recursos, na garantia da qualidade de vida e bem-estar dos seus habitantes”.
Já a terceira proposta de Apoio às Juntas e Uniões das Freguesias – Requalificação Urbana/Centros Cívicos implica 20.000 euros para requalificação do espaço público e mobiliário da urbanização da Felgueira, em Perre.
A Polícia Judiciária (PJ), através da Diretoria do Norte, deteve esta quarta-feira, em Matosinhos, uma mulher, de 44 anos, indiciada pela prática de vários crimes de burla qualificada e de branqueamento, através do esquema fraudulento vulgarmente conhecido por "Olá pai, Olá mãe".
Viana do Castelo vai receber no próximo dia 16 de setembro, às 18h00, a sessão de abertura do ano letivo 2025/2026 da Academia Sénior do CER – Centro de Estudos Regionais. A cerimónia terá lugar na Sala de Espetáculos da Sociedade de Instrução, Recreio e Social Areorense (SIRSA).
A Fortaleza de Valença voltou a encher-se de vida e história, com a realização da edição 2025 do Mercado Medieval – Valença na Rota da História.
Após alguns dias de instabilidade meteorológica, os vianenses podem finalmente preparar-se para um fim de semana com tempo estável e temperaturas agradáveis. A previsão aponta para céu parcialmente nublado na sexta-feira, abertas no sábado e muito sol no domingo, com máximas a rondar os 24 °C.
O Souto de Santa Marta, em Santa Marta de Portuzelo, será palco, nos dias 26, 27 e 28 de setembro, do “Brasas e Marés – Festival Gastronómico”, uma iniciativa promovida pela Associação Cultural e Desportiva de Santa Marta de Portuzelo, com entrada livre e aberta a toda a comunidade.
No próximo dia 4 de outubro, às 21h30, o Auditório do Cine Teatro João Verde, em Monção, recebe o consagrado ator António Capelo com o espetáculo “Ninguém”, um monólogo intimista com texto e direção de Zeferino Mota.
A Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) assinalou esta terça-feira o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio com a realização do evento “Unidos pela Vida”, dinamizado pelo Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental.