O executivo da Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, esta quarta-feira, em reunião ordinária, três propostas no valor global de 159.200 euros para apoio às Juntas e Uniões de Freguesia.
A maior proposta aprovada, no valor global de 79.200 euros, é para Apoio às Juntas e Uniões das Freguesias – Mobilidade, Segurança Rodoviária e Material Circulante.
Engloba 26.300 euros para Afife, para reperfilamento e águas pluviais no Caminho de Paranhos; 14.600 euros para Perre, para reperfilamento do Caminho do Relojoeiro; 15.300 euros para São Romão de Neiva, no âmbito da pavimentação do Beco do Roqueiro e encaminhamento das águas pluviais; e 23.000 euros para a União de Freguesias de Viana do Castelo (Santa Maria Maior, Monserrate) e Meadela, para conclusão da requalificação das Ruas do Moinho de Vidro e do Lamoso e Travessa das Oliveiras – Meadela.
“Apesar dos progressos assinaláveis, o executivo municipal e as Uniões e Juntas de Freguesia pretendem dar pretendem dar continuidade à forte política de investimento, concretizando ações e obras de construção de novas vias e obras de arte, reperfilamento da rede viária e obras de arte existente, requalificação de pavimentos, execução de novas e requalificação de interseções existentes, construção e requalificação de espaços pedonais existentes, ampliação estrutural da rede de ciclovias e ecovias, construção e requalificação de espaços de estacionamento e infraestruturas de transportes públicos/coletivos (baias e paragens), supressão de passagens de nível (construção de passagens inferiores e superiores rodoviárias e pedonais) e implementação de um extenso plano de sinalização horizontal (pinturas) e vertical (sinais), dedicando no Plano de Atividades e Orçamento de 2025, para o efeito, mais de 9,1 milhões de euros que, concluído, permitirá elevar os níveis de segurança da estrutura/rede viária do concelho e a qualidade de vida dos respetivos espaços territoriais”, assegura a proposta.
Foram também aprovados 60.000 euros para Apoio às Juntas e Uniões das Freguesias – Construção e Requalificação de Equipamentos a duas freguesias, nomeadamente 30.000 euros para Outeiro, para remodelação do bar da Junta de Freguesia, e 30.000 euros para 4ª fase dos arranjos exteriores e equipamentos de apoio da casa mortuária de Deão, para a União de Freguesias de Geraz do Lima (Santa Maria, Santa Leocádia e Moreira) e Deão.
Estes apoios surgem para “alavancar respostas no território nos domínios dos serviços, social, cultural, desportivo e económico, destacando-se a construção, reabilitação e refuncionalização de espaços para respostas administrativas, de convívio e lazer (centros de convívio), lúdicas (parques infantis) e culturais, respondendo às dinâmicas de desenvolvimento de cada freguesia, valorizando e garantindo convergência de meios e otimização de recursos, na garantia da qualidade de vida e bem-estar dos seus habitantes”.
Já a terceira proposta de Apoio às Juntas e Uniões das Freguesias – Requalificação Urbana/Centros Cívicos implica 20.000 euros para requalificação do espaço público e mobiliário da urbanização da Felgueira, em Perre.
A Câmara de Viana do Castelo aprovou a suspensão parcial do Plano de Urbanização da Cidade (PUC) e estabeleceu medidas preventivas para permitir a construção de uma fábrica de 50 milhões de euros que irá empregar 500 trabalhadores.
O FC Porto foi afastado da Liga Europa em futebol, ao perder por 3-2 no reduto dos italianos da Roma, na segunda mão do play-off de acesso aos oitavos de final, depois do empate 1-1 no Dragão.
A Associação de Futebol de Viana do Castelo vai a votos, esta sexta-feira, 21 de fevereiro, para eleger os seus corpos gerentes para o triénio 2025/2028. O ato eleitoral vai decorrer na Biblioteca Municipal da capital do Alto Minho.
A Autoridade Marítima Nacional (AMN) e a Marinha alertaram hoje para "um agravamento considerável" das condições meteorológicas e de agitação marítima no norte de Portugal continental, a partir das 00:00 de sexta-feira e até às 12:00 de sábado.
A obra de reabilitação do Campo do Côrro, em Ponte da Barca, vai avançar em breve, representando um investimento da Câmara Municipal superior a 200 mil euros, integrado no plano de reabilitação e revitalização do espaço público.
Dada a importância estratégica do Mercado Ibérico, a Câmara Municipal de Viana do Castelo marca presença, entre 21 e 23 de fevereiro, na NAVARTUR – 19ª Feira Internacional de Turismo de Navarra, em Pamplona, Espanha, inserida no stand da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal, numa promoção integrada da região.
O Instituto do Património Cultural iniciou a consulta pública sobre a decisão de inscrever a manifestação da 'Vaca das Cordas', em Ponte de Lima, no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial.