Logo
Regional

Viana do Castelo aprova apoio para projetos “Náutica nas Escolas” e “Natação nas Escolas do 1º CEB”

24 Janeiro, 2024 | 14:18
Partilhar
Viana TV
1 min. leitura

Em reunião ordinária de executivo, foram aprovadas duas propostas que ascendem a um valor global superior a 220 mil euros para que os estudantes de Viana do Castelo tenham acesso aos projetos “Náutica nas Escolas” e “Natação nas Escolas do 1º CEB”.

No âmbito do projeto Náutica nas Escolas, o Município, os agrupamentos escolares e quatro clubes desenvolvem os desportos náuticos nas escolas básicas e secundárias do concelho, envolvendo mais de dois milhares de estudantes dos diversos agrupamentos escolares.

A Câmara Municipal de Viana do Castelo tem mantido a promoção das atividades náuticas conjuntamente com escolas e os clubes náuticos Clube de Vela de Viana do Castelo, Darque Kayak Club, VRL – Viana Remadores do Lima e Surf Clube de Viana para assegurar o desenvolvimento das modalidades em meio escolar, nos Centros Náuticos da Canoagem, Remo, Vela e Centro de Alto Rendimento do Surf, integradas no currículo da disciplina de educação física.

“O projeto continua a ser reconhecido como uma importante referência em termos desportivos e educacionais, envolvendo anualmente cerca de 2.023 alunos e 103 turmas”, lê-se na proposta apresentada pelo vereador do Desporto, Ricardo Rego.

Assim, de 1 de janeiro a 31 de dezembro do presente ano, os quatro clubes náuticos irão receber um apoio mensal de 4.000 euros, cada um, perfazendo uma verba global de 192.000 euros, para que os clubes disponibilizem “os meios técnicos, as instalações e equipamentos necessários”.

A Câmara Municipal aprovou ainda a proposta de Apoio ao Desenvolvimento da Natação – “Projeto de Natação nas Escolas do 1º Ciclo de Ensino Básico”, que “proporciona a aprendizagem e o ensino da natação aos alunos do 1º CEB das escolas do concelho”, numa atividade integrada nos currículos, graças a uma colaboração com a Escola Desportiva de Viana e o Viana Natação Clube. Para tal, a EDV receberá um apoio mensal de 1.551 euros, ao longo de nove meses, ascendendo a 13.959 euros anuais, e o Viana Natação Clube 1.453 euros mensais, pelo mesmo período, ascendendo a 13.081 euros anuais.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 24 Fevereiro, 2024

Liga Europa: Sporting reencontra Atalanta, Benfica defronta Rangers

O Sporting reencontra os italianos da Atalanta, que já defrontou na fase de grupos, nos oitavos de final da Liga Europa, e o Benfica defronta o Rangers, assim ditou o sorteio realizado em Nyon, na Suíça.

Música 23 Fevereiro, 2024

Escola do Rock de Paredes de Coura arranca celebração dos 10 anos em Castelo de Paiva

A Escola do Rock de Paredes de Coura promove, este fim de semana, nos dias 24 e 25 de fevereiro,  em Castelo de Paiva, no distrito de Aveiro, uma residência de intercâmbio entre alunos daquela residência intensiva e da academia de música local.

Regional 23 Fevereiro, 2024

Valença reuniu com a GNR local e de Viana para analisar a segurança do concelho

O Município de Valença convocou os destacamentos territoriais de Valença e Viana do Castelo da Guarda Nacional Republicana (GNR) para uma reunião de análise da situação atual da segurança do concelho.

Regional 23 Fevereiro, 2024

Pouca lampreia no Alto Minho vendida a cerca de 100 euros

A Associação Profissional de Pescas do Rio Minho e Mar afirmou hoje que “está a ser um ano complicado” para a pesca da lampreia, que é pouca, sendo vendida, face à elevada procura, entre os 70 a 100 euros.

Nacional 23 Fevereiro, 2024

Cáritas promove semana nacional com peditório e estudo sobre pobreza

A Cáritas Portuguesa assinala a sua semana nacional entre 25 de fevereiro e dia 3 de março, para "dar cara" a todos os que procuram diariamente a ajuda deste organismo, que atende anualmente mais de 120 mil pessoas.

Cultura 23 Fevereiro, 2024

Peça “Cartas de Viana: Guerra Junqueiro” estreia hoje no Teatro Municipal Sá de Miranda

O Teatro do Noroeste - Centro Dramático de Viana estreia, esta sexta-feira e sábado, nos dias 23 e 24 de fevereiro, a peça "Cartas de Viana: Guerra Junqueiro", na Sala Experimental do Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo. Com direção de Ricardo Simões, a sessão de hoje acontece pelas 21h00. 

Regional 23 Fevereiro, 2024

Caminha quer criar taxa turística até 1,50 euros para maiores de 16 anos

A Câmara de Caminha quer criar uma taxa municipal turística de 1,50 euros de maio a outubro e de um euro no resto do ano, tendo aprovado submeter o regulamento a discussão pública, foi, esta sexta-feira, revelado.