Em reunião ordinária de executivo, foram aprovadas duas propostas que ascendem a um valor global superior a 220 mil euros para que os estudantes de Viana do Castelo tenham acesso aos projetos “Náutica nas Escolas” e “Natação nas Escolas do 1º CEB”.
No âmbito do projeto Náutica nas Escolas, o Município, os agrupamentos escolares e quatro clubes desenvolvem os desportos náuticos nas escolas básicas e secundárias do concelho, envolvendo mais de dois milhares de estudantes dos diversos agrupamentos escolares.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo tem mantido a promoção das atividades náuticas conjuntamente com escolas e os clubes náuticos Clube de Vela de Viana do Castelo, Darque Kayak Club, VRL – Viana Remadores do Lima e Surf Clube de Viana para assegurar o desenvolvimento das modalidades em meio escolar, nos Centros Náuticos da Canoagem, Remo, Vela e Centro de Alto Rendimento do Surf, integradas no currículo da disciplina de educação física.
“O projeto continua a ser reconhecido como uma importante referência em termos desportivos e educacionais, envolvendo anualmente cerca de 2.023 alunos e 103 turmas”, lê-se na proposta apresentada pelo vereador do Desporto, Ricardo Rego.
Assim, de 1 de janeiro a 31 de dezembro do presente ano, os quatro clubes náuticos irão receber um apoio mensal de 4.000 euros, cada um, perfazendo uma verba global de 192.000 euros, para que os clubes disponibilizem “os meios técnicos, as instalações e equipamentos necessários”.
A Câmara Municipal aprovou ainda a proposta de Apoio ao Desenvolvimento da Natação – “Projeto de Natação nas Escolas do 1º Ciclo de Ensino Básico”, que “proporciona a aprendizagem e o ensino da natação aos alunos do 1º CEB das escolas do concelho”, numa atividade integrada nos currículos, graças a uma colaboração com a Escola Desportiva de Viana e o Viana Natação Clube. Para tal, a EDV receberá um apoio mensal de 1.551 euros, ao longo de nove meses, ascendendo a 13.959 euros anuais, e o Viana Natação Clube 1.453 euros mensais, pelo mesmo período, ascendendo a 13.081 euros anuais.
A seleção portuguesa de futebol empatou esta terça-feira, no Estádio José Alvalade, em Lisboa, frente à Hungria, por 2-2, em encontro de apuramento para o Mundial 2026.
O ator Ruy de Carvalho vai abrir o Festival de Teatro de Viana do Castelo, que decorre de 15 a 22 de novembro no Teatro Municipal Sá de Miranda, com o espetáculo “Ruy, a História Devida”, uma viagem pelos mais de 80 anos da sua carreira.
O Clube de Golfe de Viana do Castelo (CGVC) marcou, uma vez mais, presença no prestigiado “23ème Coupe de Golf Portugal”, que decorreu no campo Palm Golf Casablanca, em Marrocos.
O padre Christopher Sousa, sacerdote da Diocese de Viana do Castelo e artista plástico, será o orador da tertúlia «Arte, cultura e espiritualidade», no próximo dia 22 de outubro, às 18h30, na Escola Superior de Educação do IPVC. O evento, promovido pelo Departamento Diocesano da Pastoral do Ensino Superior, é aberto a toda a comunidade e tem entrada livre.
Seis anos após a sua partida, a Juventude Viana recorda com emoção e gratidão José Enes Gonçalves Natário, carinhosamente conhecido por Zé Natário — figura maior da história do clube vianense.
O regresso dos ralis a Viana do Castelo ficou marcado este fim de semana pela estreia absoluta de Duarte Rodrigues na modalidade, durante o Viana do Castelo Rally 2025. O jovem piloto vianense competiu ao volante de um Citroen Saxo, acompanhado pela navegadora Inês Veiga.
No âmbito do Protocolo de Cooperação para a Reabilitação Ecológica das Áreas Classificadas de Viana do Castelo, decorreu recentemente, no Monumento Natural Local das Falhas das Ínsuas do Lima, uma ação de controlo da Cortaderia selloana — mais conhecida como erva-das-pampas.