Em reunião ordinária de executivo, foram aprovadas duas propostas que ascendem a um valor global superior a 220 mil euros para que os estudantes de Viana do Castelo tenham acesso aos projetos “Náutica nas Escolas” e “Natação nas Escolas do 1º CEB”.
No âmbito do projeto Náutica nas Escolas, o Município, os agrupamentos escolares e quatro clubes desenvolvem os desportos náuticos nas escolas básicas e secundárias do concelho, envolvendo mais de dois milhares de estudantes dos diversos agrupamentos escolares.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo tem mantido a promoção das atividades náuticas conjuntamente com escolas e os clubes náuticos Clube de Vela de Viana do Castelo, Darque Kayak Club, VRL – Viana Remadores do Lima e Surf Clube de Viana para assegurar o desenvolvimento das modalidades em meio escolar, nos Centros Náuticos da Canoagem, Remo, Vela e Centro de Alto Rendimento do Surf, integradas no currículo da disciplina de educação física.
“O projeto continua a ser reconhecido como uma importante referência em termos desportivos e educacionais, envolvendo anualmente cerca de 2.023 alunos e 103 turmas”, lê-se na proposta apresentada pelo vereador do Desporto, Ricardo Rego.
Assim, de 1 de janeiro a 31 de dezembro do presente ano, os quatro clubes náuticos irão receber um apoio mensal de 4.000 euros, cada um, perfazendo uma verba global de 192.000 euros, para que os clubes disponibilizem “os meios técnicos, as instalações e equipamentos necessários”.
A Câmara Municipal aprovou ainda a proposta de Apoio ao Desenvolvimento da Natação – “Projeto de Natação nas Escolas do 1º Ciclo de Ensino Básico”, que “proporciona a aprendizagem e o ensino da natação aos alunos do 1º CEB das escolas do concelho”, numa atividade integrada nos currículos, graças a uma colaboração com a Escola Desportiva de Viana e o Viana Natação Clube. Para tal, a EDV receberá um apoio mensal de 1.551 euros, ao longo de nove meses, ascendendo a 13.959 euros anuais, e o Viana Natação Clube 1.453 euros mensais, pelo mesmo período, ascendendo a 13.081 euros anuais.
O jovem canoísta vianense Tiago Maciel foi distinguido com o estatuto de Esperança Olímpica de Canoagem, tornando-se o primeiro atleta de Viana do Castelo a alcançar este reconhecimento pelo Comité Olímpico Português.
O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou, na terça-feira, em reunião ordinária, o projeto de execução para a requalificação e ampliação da Escola EB1 e Jardim-de-Infância do Cabedelo, na freguesia de Darque, com um investimento previsto de 2,061 milhões de euros.
A Câmara Municipal de Valença vai reforçar a sua aposta no setor agropecuário com a atribuição de 10 mil euros de apoio direto à produção pecuária local, verba que será distribuída por 15 explorações candidatas ao Programa de Incentivo Municipal à Produção Pecuária.
A Assembleia Municipal de Monção aprovou, esta terça-feira, o Orçamento e Plano Plurianual de Investimentos para 2026, no valor de 46.580.885 euros, o maior da história do concelho. A proposta recebeu 39 votos a favor, 1 contra e 9 abstenções.
Valença acolhe hoje a segunda jornada das VI Jornadas de Organização e Gestão do Minho, na Escola Superior de Ciências Empresariais do Politécnico de Viana do Castelo (ESCE-IPVC). O evento reúne especialistas, académicos e profissionais para debater tendências da economia, do mercado de trabalho e da gestão de pessoas.
O Sporting saiu esta terça-feira da Baviera com uma derrota por 3-1 frente ao Bayern Munique, em jogo da sexta jornada da fase de liga da Liga dos Campeões, mas deixou uma imagem de coragem, organização e ambição diante de um dos colossos do futebol europeu.
Viana do Castelo já vive a magia do Natal! Desde esta sexta-feira, a capital do Alto Minho acolhe o tradicional Mercado de Natal, que se estende este ano por vários pontos do centro urbano, incluindo a Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, o Passeio das Mordomas da Romaria e o Largo Maestro José Pedro.