A Câmara de Viana do Castelo aprovou hoje a adjudicação do serviço público de transporte de passageiros nos municípios do Alto Minho, por mais de 21,6 milhões de euros, à operadora Nex Continental Holdings (conhecida como Alsa).
A decisão foi tomada na reunião ordinária do executivo municipal, com os votos favoráveis dos cinco elementos do PS e dos vereadores do PSD e CDU, e com a abstenção do CDS-PP.
o vereador independente Eduardo Teixeira não esteve presente na sessão por se encontrar a participar na campanha eleitoral para as eleições legislativas antecipadas como cabeça de lista do Chega pelo distrito de Viana do Castelo.
O grupo espanhol Alsa venceu o concurso público internacional, lançado pela Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho, em novembro de 2023, para o serviço público de transporte de passageiros durante quatro anos.
A proposta apresentada pela operadora Alsa foi aprovada, em fevereiro, em reunião do Conselho Intermunicipal da CIM do Alto Minho, depois de concluído o relatório preliminar do júri do concurso público internacional.
A proposta técnica do júri do concurso tem de ser validada por todos os executivos municipais da região.
Do valor total do serviço público de transporte de passageiros nos 10 concelhos do Alto Minho, o município de Viana do Castelo representa a maior fatia, com 8.579.561,60 euros, que corresponde ao preço unitário por quilómetro de 2,07 euros, despesa hoje aprovada na reunião ordinária do executivo municipal.
Segundo a proposta apresentada pelo presidente da Câmara, Luís Nobre, “a despesa tem projeção plurianual e está prevista no orçamento da Câmara Municipal de Viana do Castelo para 2024”.
Após a adjudicação do serviço de transportes públicos à Alsa e a aprovação da verba que cabe a cada município, o processo segue para apreciação pelo Tribunal de Contas.
“Espero que este processo se conclua o mais rapidamente possível a bem dos utentes, porque esta prestação de serviços é uma necessidade”, afirmou o autarca socialista, sublinhando que o objetivo é “agilizar a mobilidade dentro do distrito de Viana do Castelo”.
Viana do Castelo celebra mais um talento desportivo local. A velejadora Luísa Peres, natural da cidade, foi distinguida pelo Comité Olímpico de Portugal com o estatuto de Esperança Olímpica de Vela, após a sua participação no recente Campeonato do Mundo de Seniores, realizado na China.
O Largo das Neves volta a ser, este sábado, 27 de dezembro, ponto de encontro da comunidade com a realização da tradicional Fogueira de Natal. A edição deste ano contará com os DJs Marshall Hall e Pedro Pereira, prometendo uma noite de música, convívio e celebração coletiva.
O distrito de Viana do Castelo está entre os 11 distritos de Portugal continental colocados sob aviso amarelo pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), devido à persistência de valores baixos da temperatura mínima. O aviso estará em vigor entre a meia-noite de 26 de dezembro e as 6 horas de 27 de dezembro, com exceção das localidades junto ao litoral, onde o impacto do frio poderá ser menos intenso.
A Escola Secundária de Monserrate, certificada como EPAS e Escola Embaixadora do Parlamento Europeu, conquistou pela quarta vez consecutiva uma viagem ao Parlamento Europeu, em Estrasburgo, fruto de um ano repleto de atividades educativas, exposições, workshops, encontros nacionais, desafios e concursos.
Ângela Pereira, jovem de 23 anos natural de Viana do Castelo, faleceu na manhã desta quinta-feira, Dia de Natal, no Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto. A sua história tinha comovido milhares de pessoas nos últimos dias, após um apelo urgente por apoio médico partilhado nas redes sociais.
O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou presença na tradição do “Viana Moscatel e Banana”, mais conhecido como Bananeiro, e não hesitou em servir alguns copos de moscatel aos milhares de vianenses e visitantes que encheram a Praça da República na tarde desta quarta-feira, véspera de Natal.
Para a grande maioria dos cristãos, o natal significa o nascimento de Jesus. Assim sendo, colocar o presépio por debaixo da árvore de natal é uma das tradições de natal mais comuns. O mesmo recria o nascimento do menino jesus num estábulo.