A Câmara de Viana do Castelo aprovou a adjudicação da construção de um parque de estacionamento para autocarros de transporte público, por 1,143.287,58 euros.
A decisão foi tomada por maioria, com a abstenção do PSD, CDS-PP e do vereador independente Eduardo Teixeira.
A obra foi lançada a concurso público, em janeiro, pelo preço de cerca de 1,3 milhões de euros.
A construção do parque de estacionamento resulta de uma decisão da autarquia, em maio de 2024, de assumir a exploração do serviço público de transportes na área urbana da cidade.
O atual contrato de concessão do serviço público de transporte coletivo de passageiros celebrado entre o município e a Transcunha – Transportes Rodoviários de Viana, Lda., do grupo Avic, por escritura pública, em 2015, termina em setembro.
Além da construção do parque de estacionamento para os autocarros o município também aprovou a alteração do mapa de pessoal para contratar 25 motoristas, estimando uma despesa anual de 800 mil euros em salários.
Avançou também com a adjudicação de 15 autocarros elétricos, no valor de 5,124 milhões de euros, financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
O parque de estacionamento, a construir num prazo de 150 dias, terá capacidade para 20 autocarros elétricos e respetivo carregamento.
O custo da infraestrutura, a construir na Praia Norte, junto aos armazéns dos Serviços Municipalizados de Viana do Castelo (SMVC), é suportado pelo orçamento municipal.
Viana do Castelo viveu um fevereiro intenso, com acontecimentos que reforçam a projeção da cidade, destacados na Viana TV ao longo do mês.
Viana do Castelo vai acolher, entre 6 e 10 de janeiro de 2026, a 1.ª Ronda de Apuramento para o Campeonato da Europa de Voleibol Sub-18 masculinos. O torneio realiza-se no Centro Cultural da cidade, sob a organização da Federação Portuguesa de Voleibol em parceria com o Município, e integra a Western European Volleyball Zonal Association (WEVZA).
A segunda revisão do Plano Diretor Municipal (PDM) de Ponte de Lima entra em discussão pública a partir de 5 de janeiro, por um período de 40 dias úteis, de acordo com aviso publicado em Diário da República.
As seis Escolas Superiores do Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) foram distinguidas com a Bandeira Verde Eco Escolas e Eco Campus 2025, o mais elevado reconhecimento atribuído pela Associação Bandeira Azul do Ambiente e Educação às instituições de ensino superior comprometidas com a sustentabilidade e a educação ambiental.
O Comando Territorial de Viana do Castelo da Guarda Nacional Republicana (GNR), através do Posto Territorial de Lanheses e do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) do Destacamento Territorial de Viana do Castelo, recuperou no passado dia 17 de dezembro diversos bens furtados de uma residência na localidade de Lanheses, no concelho de Viana do Castelo.
A PSP de Viana do Castelo deteve, na manhã de 16 de dezembro, um jovem de 16 anos por posse de droga e material associado ao tráfico, no âmbito de uma operação de prevenção criminal realizada na Rua Manuel Fiúza Júnior.
O mês de janeiro de 2025 ficou marcado por acontecimentos de forte impacto social, político e humano no Alto Minho, muitos deles em destaque na Viana TV.