A Câmara de Viana do Castelo aprovou a adjudicação da construção de um parque de estacionamento para autocarros de transporte público, por 1,143.287,58 euros.
A decisão foi tomada por maioria, com a abstenção do PSD, CDS-PP e do vereador independente Eduardo Teixeira.
A obra foi lançada a concurso público, em janeiro, pelo preço de cerca de 1,3 milhões de euros.
A construção do parque de estacionamento resulta de uma decisão da autarquia, em maio de 2024, de assumir a exploração do serviço público de transportes na área urbana da cidade.
O atual contrato de concessão do serviço público de transporte coletivo de passageiros celebrado entre o município e a Transcunha – Transportes Rodoviários de Viana, Lda., do grupo Avic, por escritura pública, em 2015, termina em setembro.
Além da construção do parque de estacionamento para os autocarros o município também aprovou a alteração do mapa de pessoal para contratar 25 motoristas, estimando uma despesa anual de 800 mil euros em salários.
Avançou também com a adjudicação de 15 autocarros elétricos, no valor de 5,124 milhões de euros, financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
O parque de estacionamento, a construir num prazo de 150 dias, terá capacidade para 20 autocarros elétricos e respetivo carregamento.
O custo da infraestrutura, a construir na Praia Norte, junto aos armazéns dos Serviços Municipalizados de Viana do Castelo (SMVC), é suportado pelo orçamento municipal.
Um homem, com cerca de 40 anos, foi resgatado na manhã desta quinta-feira da Ínsua da Lapela, no concelho de Monção, depois de ter ficado isolado devido à subida do caudal do rio Minho, na sequência do mau tempo.
Os Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo participaram, entre os dias 22 e 23 de janeiro, numa ação de treino em montanha na Serra da Estrela, em parceria com outras forças de socorro.
A Romaria de Santa Marta prepara-se para animar a comunidade com o Baile de Carnaval, um evento que combina música, convívio e tradição. A iniciativa, aberta a todas as idades, promete celebrar a alegria e a união que marcam a identidade da romaria.
O consumo diário de energia elétrica no sistema elétrico nacional atingiu sucessivos máximos históricos ao longo do mês de janeiro, impulsionado pelo frio intenso que se fez sentir em todo o país, de acordo com dados divulgados pela REN – Redes Energéticas Nacionais.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) lançou o seu primeiro curso na plataforma nacional de ensino online NAU, dedicado à Diabetes, uma das doenças crónicas com maior impacto na população.
No âmbito do combate ao tráfico de estupefacientes, a PSP intercetou, no dia 25 de janeiro, três jovens com idades entre os 15 e os 22 anos, em Ponte de Lima.
O concelho de Viana do Castelo encontra-se hoje, 28 de janeiro de 2026, sob Aviso Vermelho devido à forte agitação marítima, de acordo com informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).