A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a abertura de concurso público por um valor global de mais de 3,2 milhões de euros para a ampliação, por lotes, das redes de abastecimento de água e saneamento de quatro freguesias do concelho.
No âmbito da candidatura ao Norte 2030 – Ciclo Urbano da Água em Baixa, para ampliação de redes de água e saneamento, desenvolveu-se o projeto de execução para a Ampliação da Rede de Drenagem de Águas Residuais em Alvarães e Vila Fria (Lote 1), Ampliação da Rede de Drenagem de Águas Residuais em Castelo do Neiva (Lote 2) e Ampliação da Rede de Abastecimento de Água em Carreço (Lote 3).
A construção de infraestruturas de abastecimento de água e drenagem de águas residuais são uma competência da Câmara Municipal, na promoção da qualidade de vida dos seus munícipes. Neste momento, a cobertura da rede de saneamento no concelho é de 77,2%, tendo o Município o objetivo de alcançar os 85%.
Para as freguesias de Vila Fria e Alvarães, estão previstos a execução de 3.550 metros de rede nova de águas residuais, 111 ramais de saneamento, permitindo ligar 111 habitações, 2 estações elevatórias de águas residuais. Este Lote 1 avança por um valor base de 1.098.510 de euros, com prazo de execução de 420 dias.
Para a freguesia de Castelo do Neiva, a empreitada representa a construção de 1.289 metros de nova rede de águas residuais, 63 ramais de saneamento, permitindo ligar 63 habitações. Este Lote 2 avança por um valor base de 291.140 euros, com prazo de execução de 240 dias.
Já a cobertura da rede de abastecimento de água no concelho é de 97%, tendo o Município o objetivo de cobrir todo o concelho. Considera-se que a atual rede da Junta de Freguesia de Carreço não reúne condições de integrar o Sistema de Abastecimento da Águas do Alto Minho, uma vez que a referida rede é composta maioritariamente por tubagens e acessórios com materiais que não se enquadram com as normas/padrões utilizados por um sistema integrado de gestão, para garantir os padrões de qualidade de água e acessibilidades exigidos. Por isso, desenvolveu-se um projeto de execução para a criação de 22,5 quilómetros de rede nova de abastecimento de água, com 740 ramais de água, o que permitirá um incremento de 835 fogos habitacionais (atualmente, a acessibilidade física à rede AA na freguesia de Carreço, área coberta pela AdAM, é de 168 fogos habitacionais, 17%). Após a intervenção, a acessibilidade física de Carreço será de 1.003 fogos habitacionais, ou seja, a totalidade da freguesia. O Lote 3, para a freguesia de Carreço, avança por 1.862.292 euros, com prazo de execução de obra de 480 dias.
O Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana está a implementar o projeto Capaciteatro, uma iniciativa inovadora que utiliza o teatro como ferramenta de inclusão social, com o objetivo de capacitar cerca de dois mil profissionais do Alto Minho ao longo de 24 meses.
A Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho aprovou a criação de 52 novas Micro e Pequenas Empresas (PME) no distrito de Viana do Castelo, num investimento total de 10,5 milhões de euros.
O Desportivo de Monção venceu administrativamente o encontro frente ao Vilaverdense SAD, referente à 17.ª jornada do Campeonato de Portugal, após decisão do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol.
A atividade piscatória no litoral norte e no Troço Internacional do Rio Minho está parada há várias semanas devido aos temporais que têm afetado a região desde o início de janeiro, deixando dezenas de pescadores e mariscadores sem rendimento.
O VMC – Viana Motor Clube, reconhecido na região pelos seus eventos ligados ao desporto motorizado e aos automóveis clássicos, reactivou recentemente a sua pista de Slot Cars, abrindo-a ao público até final do mês de fevereiro.
A 16.ª jornada da Liga Feminina Placard traz um confronto entre Novasemente e Santa Luzia FC, este sábado, 14 de fevereiro, às 18h00, no Pavilhão Municipal Napoleão Guerra em Espinho. O jogo assume particular relevância numa fase em que a luta pelos lugares de acesso ao Play-Off começa a ganhar definição.
A cidade de Viana do Castelo destaca‑se hoje nas celebrações do Dia dos Namorados, com um programa cultural e turístico que estende as festividades de 13 a 17 de fevereiro sob o mote “Viana Amor & Folia”. A iniciativa da Câmara Municipal alia o romantismo da data ao espírito festivo do Carnaval, transformando o centro histórico num palco de atividades para todas as idades.