A Câmara Municipal de Viana do Castelo apresenta-se, de 24 a 27 de outubro, na 25ª edição do XANTAR - Salão Internacional de Turismo Gastronómico, que decorre em Ourense, na Galiza.
Tal como tem acontecido em anos anteriores, Viana do Castelo promove-se num mercado estratégico de proximidade, com stand próprio, numa promoção integrada com a Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal.
Viana do Castelo, com o intuito de conquistar visitantes e turistas da Galiza, promove neste certame os seus principais eventos e potencialidades turísticas, apostando na promoção do seu património natural e paisagístico e da sua riqueza monumental e cultural e na apresentação de produtos e serviços turísticos das diversas empresas do setor turístico que operam neste concelho, para além da sua excelente enogastronomia.
Durante quatro dias, XANTAR oferece um completo programa de atividades, onde se apresentam mais de 140 experiências gastronómicas, para além de incluir o XIX Encontro Internacional sobre Gastronomia Saudável e Sustentável e o XX Encontro Internacional de Confrarias Gastronómicas.
Durante todos os dias do certame, o Município de Viana do Castelo e alguns parceiros locais vão dinamizar diversos momentos de animação, iniciando no dia 24 com degustação da Torta de Viana (produto certificado) e Prova de Vinho dos produtores locais, nos dias 24 e 25, com a mostra e venda de Conservas da Vianapesca, OP – Cooperativa de Produtores de Peixe de Viana do Castelo, CRL. seguindo-se, no dia 25, um showcooking pelos alunos da Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo e nos dias 26 e 27, a degustação de enchidos pela “Dona Rosa Fumeiro”. O dia 26 será também dedicado à promoção dos nossos vinhos verdes e incluirá uma Prova de Vinho comentada pelo Solar do Louredo.
O dia 26 de outubro será um dia de animação especial para o Município, pois é o Dia Dedicado a Viana do Castelo no XANTAR 2024, que contará com a presença do Vice-Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Manuel Vitorino, na Cerimónia Oficial, acompanhado de uma delegação que integrará o Grupo Folclórico das Lavradeiras da Meadela e que atuará no palco principal da feira.
A Direção-Geral da Saúde (DGS) e a Guarda Nacional Republicana (GNR) iniciam as ações do módulo de verão do "Projeto de Promoção da Saúde", com o objetivo de disseminar boas práticas de saúde junto da população durante o período sazonal de verão.
O XXVII Festival de Folclore Internacional - Alto Minho, decorrerá de 14 a 20 de julho de 2025, em Viana do Castelo, com a participação de grupos da Eslovénia, França, Lituânia, México, Polónia, Portugal e Venezuela.
A empresa Portilame, com sede em Viana do Castelo, vai investir oito milhões de euros no concelho e criar “cinco ou mais postos de trabalho”, revelou a autarquia vianense.
As matrículas dos alunos que em setembro vão para o 5.º ano de escolaridade já começaram e os encarregados de educação devem fazê-lo até ao dia 11 de julho.
Centenas de livros vão reforçar os espaços de leitura das residências estudantis do Politécnico de Viana do Castelo, graças a um protocolo assinado com Cavaleiros de Gutenberg – Associação Lusófona.
Entre 2021 e 2026, o Alto Minho beneficiou de um conjunto expressivo de investimentos ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), com 6216 projetos aprovados, num montante total de 307,9 milhões de euros.
O Ministro da Agricultura e Mar, José Manuel Fernandes, defendeu o aumento do rendimento dos agricultores, como uma das prioridades do Governo, na sua intervenção na 44ª Conferência da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), que decorreu em Roma, em Itália.