A Câmara Municipal de Viana do Castelo apresenta-se, de 24 a 27 de outubro, na 25ª edição do XANTAR - Salão Internacional de Turismo Gastronómico, que decorre em Ourense, na Galiza.
Tal como tem acontecido em anos anteriores, Viana do Castelo promove-se num mercado estratégico de proximidade, com stand próprio, numa promoção integrada com a Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal.
Viana do Castelo, com o intuito de conquistar visitantes e turistas da Galiza, promove neste certame os seus principais eventos e potencialidades turísticas, apostando na promoção do seu património natural e paisagístico e da sua riqueza monumental e cultural e na apresentação de produtos e serviços turísticos das diversas empresas do setor turístico que operam neste concelho, para além da sua excelente enogastronomia.
Durante quatro dias, XANTAR oferece um completo programa de atividades, onde se apresentam mais de 140 experiências gastronómicas, para além de incluir o XIX Encontro Internacional sobre Gastronomia Saudável e Sustentável e o XX Encontro Internacional de Confrarias Gastronómicas.
Durante todos os dias do certame, o Município de Viana do Castelo e alguns parceiros locais vão dinamizar diversos momentos de animação, iniciando no dia 24 com degustação da Torta de Viana (produto certificado) e Prova de Vinho dos produtores locais, nos dias 24 e 25, com a mostra e venda de Conservas da Vianapesca, OP – Cooperativa de Produtores de Peixe de Viana do Castelo, CRL. seguindo-se, no dia 25, um showcooking pelos alunos da Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo e nos dias 26 e 27, a degustação de enchidos pela “Dona Rosa Fumeiro”. O dia 26 será também dedicado à promoção dos nossos vinhos verdes e incluirá uma Prova de Vinho comentada pelo Solar do Louredo.
O dia 26 de outubro será um dia de animação especial para o Município, pois é o Dia Dedicado a Viana do Castelo no XANTAR 2024, que contará com a presença do Vice-Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Manuel Vitorino, na Cerimónia Oficial, acompanhado de uma delegação que integrará o Grupo Folclórico das Lavradeiras da Meadela e que atuará no palco principal da feira.
Ângela Pereira, jovem de 23 anos natural de Viana do Castelo, faleceu na manhã desta quinta-feira, Dia de Natal, no Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto. A sua história tinha comovido milhares de pessoas nos últimos dias, após um apelo urgente por apoio médico partilhado nas redes sociais.
O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou presença na tradição do “Viana Moscatel e Banana”, mais conhecido como Bananeiro, e não hesitou em servir alguns copos de moscatel aos milhares de vianenses e visitantes que encheram a Praça da República na tarde desta quarta-feira, véspera de Natal.
Para a grande maioria dos cristãos, o natal significa o nascimento de Jesus. Assim sendo, colocar o presépio por debaixo da árvore de natal é uma das tradições de natal mais comuns. O mesmo recria o nascimento do menino jesus num estábulo.
Hoje assinalam-se 25 anos desde o encalhe do navio de carga Coral Bulker à entrada do porto de Viana do Castelo, um dos maiores acidentes marítimos da costa norte portuguesa.
Reza a lenda, que há muitos muitos anos, um homem da nobreza, muito desgostoso pela morte da sua mulher, terá gasto todo o seu dinheiro, deixando as suas 3 filhas sem nada.
A poucas horas do Natal e a escassos dias do final de mais um ano, agradecemos a todos pela confiança na Viana TV. Continuamos a ter "Uma nova forma de ver Viana do Castelo".
Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.