De 12 a 16 de março, Viana do Castelo volta a marcar presença na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, certame que este ano passa a adotar uma nova identidade: Better Tourism Lisbon.
A BTL prepara-se para celebrar a sua 35.ª edição, na Feira Internacional de Lisboa (FIL). Organizada pela Fundação AIP, é considerada o maior evento de turismo em Portugal e um dos mais relevantes a nível internacional, reunindo profissionais, expositores e visitantes de todo o mundo.
Evolui agora para Better Tourism Lisbon, apresentando uma identidade verbal mais alinhada com o compromisso que se começa a fazer sentir em todo o sector com um turismo de melhor qualidade – assente em valores como a sustentabilidade, autenticidade, inclusão e responsabilidade social.
Nesta edição, o Município integrará o stand “Amar o Minho”, do Consórcio Minho Inovação (que integra as três Comunidades Intermunicipais do Alto Minho, Cávado e Ave), inserido no espaço da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal, localizado no Pavilhão 1, numa promoção integrada da região.
Esta participação tem como objetivo reforçar a promoção do território, dar a conhecer a sua oferta turística, a diversidade e qualidade dos seus agentes locais na área do alojamento, restauração, animação turística e enoturismo, levando a descobrir as diferentes experiências que o Município oferece durante todo o ano.
Assim, durante os cinco dias da BTL, o Município dinamizará diferentes momentos de animação como provas de vinho e degustação gastronómica em todos os espaços que estamos representados e somos parceiros, mostra de artesanato certificado com trabalho ao vivo da artesã Conceição Pimenta que também promoverá um workshop sob a temática dos “Bordados de Viana do Castelo”, para além de serem realizadas diversas apresentações que colocarão em destaque “Viana do Castelo – Capital da Cultura do Eixo Atlântico”, “Geoparque Litoral de Viana do Castelo – Aspirante a Geoparque Mundial da UNESCO”, Galardão “Vale do Lima – Região Europeia da Gastronomia e Vinho 2025” e “2025 HERTZ FIM TRIAL WORLD CHAMPIONSHIP”.
Será aproveitada esta presença para ser realizada a assinatura do Acordo de Colaboração da Azenha d’Almerinda (Alvarães) à Rede Portuguesa de Turismo Industrial, dinamizada pela Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal, que contará com a presença do Vice-Presidente da Câmara Municipal, Manuel Vitorino e do Presidente da Junta de Freguesia de Alvarães, Fernando Martins.
A Fundação Gil Eannes também marcará presença juntamente com o Município, com a promoção do Navio-Museu, aproveitando ainda para destacar este espaço cultural como parceiro da Rede Portuguesa de Turismo Industrial, produto turístico que, atualmente, em Viana do Castelo, conta com seis parceiros.
O Geoparque Litoral de Viana do Castelo também participará na BTL integrado no Stand Geoparques Mundiais UNESCO, Nacionais e aspirantes, localizado no Pavilhão 2, e dinamizará diversas ações para dar a conhecer este importante atrativo e promover o trabalho que tem vindo a desenvolver, no âmbito da valorização do património geológico, biológico e cultural de Viana do Castelo como motor de desenvolvimento sustentável.
No stand dedicado ao Turismo Religioso, também no Pavilhão 2, estará em destaque a Romaria d’Agonia através da presença da Associação Promotora das Festas da Cidade – Vianafestas, que também dinamizará diversas ações ligadas à Romaria da Senhora da Agonia, dando destaque ao tema “Flores devocionais”.
Como associados da Federação Portuguesa do Caminho de Santiago, estará ainda em destaque o Caminho Português da Costa, que passa no Município de Viana do Castelo e constitui atualmente um forte atrativo para o território.
A presença do Município nas principais Feiras de Turismo da Península Ibérica integra a estratégia política de dinamização turística que tem vindo a ser desenvolvida no âmbito da Rede Municipal de Turismo, com o objetivo de melhorar a visibilidade e a notoriedade de Viana do Castelo enquanto destino turístico de qualidade.
A PSP de Viana do Castelo deteve, no passado dia 18 de janeiro, uma mulher de 31 anos por condução de veículo automóvel sem habilitação legal, na Rua de São Sebastião, em Darque.
António José Seguro foi o candidato mais votado nas eleições presidenciais no distrito de Viana do Castelo, ao obter 28,73% dos votos, de acordo com os dados oficiais da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna – Administração Eleitoral.
Os portugueses foram este domingo, 18 de janeiro, às urnas para escolher o próximo Presidente da República, mas nenhum dos candidatos conseguiu obter a maioria absoluta dos votos. As eleições presidenciais de 2026 terão, assim, uma segunda volta marcada para o próximo dia 8 de fevereiro, que será disputada entre António José Seguro e André Ventura.
A Câmara de Arcos de Valdevez abriu concurso público para a criação de uma galeria cultural, com preço base de 1,5 milhões de euros, acrescido de IVA. As propostas podem ser apresentadas até às 18h00 do dia 12 de fevereiro, e o prazo de execução da obra é de um ano.
Já é oficial. A partir de 10 de abril, devolver garrafas e latas de bebidas nos supermercados vai permitir recuperar dinheiro. O valor do depósito foi fixado em 10 cêntimos por embalagem, segundo despacho publicado em Diário da República.
A Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo, em Ponte de Lima, recebeu esta semana cerca de duas dezenas de estudantes e docentes espanhóis no âmbito de um intercâmbio educativo dedicado às áreas da agricultura e da floresta.
O Santa Luzia FC esteve em grande plano na 3.ª eliminatória da Taça de Portugal Feminina de Futsal, ao vencer de forma categórica o Núcleo SCP de Pombal por 0-6, este sábado, no Pavilhão Municipal Manuel Eduardo Gomes, garantindo o apuramento para a fase seguinte da competição.