De 12 a 16 de março, Viana do Castelo volta a marcar presença na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, certame que este ano passa a adotar uma nova identidade: Better Tourism Lisbon.
A BTL prepara-se para celebrar a sua 35.ª edição, na Feira Internacional de Lisboa (FIL). Organizada pela Fundação AIP, é considerada o maior evento de turismo em Portugal e um dos mais relevantes a nível internacional, reunindo profissionais, expositores e visitantes de todo o mundo.
Evolui agora para Better Tourism Lisbon, apresentando uma identidade verbal mais alinhada com o compromisso que se começa a fazer sentir em todo o sector com um turismo de melhor qualidade – assente em valores como a sustentabilidade, autenticidade, inclusão e responsabilidade social.
Nesta edição, o Município integrará o stand “Amar o Minho”, do Consórcio Minho Inovação (que integra as três Comunidades Intermunicipais do Alto Minho, Cávado e Ave), inserido no espaço da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal, localizado no Pavilhão 1, numa promoção integrada da região.
Esta participação tem como objetivo reforçar a promoção do território, dar a conhecer a sua oferta turística, a diversidade e qualidade dos seus agentes locais na área do alojamento, restauração, animação turística e enoturismo, levando a descobrir as diferentes experiências que o Município oferece durante todo o ano.
Assim, durante os cinco dias da BTL, o Município dinamizará diferentes momentos de animação como provas de vinho e degustação gastronómica em todos os espaços que estamos representados e somos parceiros, mostra de artesanato certificado com trabalho ao vivo da artesã Conceição Pimenta que também promoverá um workshop sob a temática dos “Bordados de Viana do Castelo”, para além de serem realizadas diversas apresentações que colocarão em destaque “Viana do Castelo – Capital da Cultura do Eixo Atlântico”, “Geoparque Litoral de Viana do Castelo – Aspirante a Geoparque Mundial da UNESCO”, Galardão “Vale do Lima – Região Europeia da Gastronomia e Vinho 2025” e “2025 HERTZ FIM TRIAL WORLD CHAMPIONSHIP”.
Será aproveitada esta presença para ser realizada a assinatura do Acordo de Colaboração da Azenha d’Almerinda (Alvarães) à Rede Portuguesa de Turismo Industrial, dinamizada pela Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal, que contará com a presença do Vice-Presidente da Câmara Municipal, Manuel Vitorino e do Presidente da Junta de Freguesia de Alvarães, Fernando Martins.
A Fundação Gil Eannes também marcará presença juntamente com o Município, com a promoção do Navio-Museu, aproveitando ainda para destacar este espaço cultural como parceiro da Rede Portuguesa de Turismo Industrial, produto turístico que, atualmente, em Viana do Castelo, conta com seis parceiros.
O Geoparque Litoral de Viana do Castelo também participará na BTL integrado no Stand Geoparques Mundiais UNESCO, Nacionais e aspirantes, localizado no Pavilhão 2, e dinamizará diversas ações para dar a conhecer este importante atrativo e promover o trabalho que tem vindo a desenvolver, no âmbito da valorização do património geológico, biológico e cultural de Viana do Castelo como motor de desenvolvimento sustentável.
No stand dedicado ao Turismo Religioso, também no Pavilhão 2, estará em destaque a Romaria d’Agonia através da presença da Associação Promotora das Festas da Cidade – Vianafestas, que também dinamizará diversas ações ligadas à Romaria da Senhora da Agonia, dando destaque ao tema “Flores devocionais”.
Como associados da Federação Portuguesa do Caminho de Santiago, estará ainda em destaque o Caminho Português da Costa, que passa no Município de Viana do Castelo e constitui atualmente um forte atrativo para o território.
A presença do Município nas principais Feiras de Turismo da Península Ibérica integra a estratégia política de dinamização turística que tem vindo a ser desenvolvida no âmbito da Rede Municipal de Turismo, com o objetivo de melhorar a visibilidade e a notoriedade de Viana do Castelo enquanto destino turístico de qualidade.
Valença será palco do Space Festival nos dias 9 e 10 de novembro, com três concertos dedicados à música experimental e improvisada, em três espaços culturais do concelho: Centro Cultural de Verdoejo, Pousada de São Teotónio e Auditório da Academia de Música – Fortaleza de Valença.
Viana do Castelo recebe, até 15 de novembro de 2025, o projeto UNI-TE, uma residência artística internacional dedicada às danças de rua que junta artistas de Portugal e Hong Kong.
A futura Cidade Desportiva de Viana do Castelo vai contar com dois novos campos sintéticos e um performance hub da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), um centro de excelência destinado ao alto rendimento desportivo e ao acolhimento de seleções distritais e nacionais, clubes e atletas de elite.
A 4 de novembro de 2022, Viana do Castelo foi palco da 33.ª Cimeira Luso-Espanhola, presidida pelo Primeiro-Ministro português, na altura, António Costa, e pelo Presidente do Governo de Espanha, Pedro Sánchez, atualmente em funções. O encontro juntou 18 ministros dos dois países para debater temas centrais como energia, espaço e microeletrónica.
O Clube de Vela de Viana do Castelo manifestou, em nota de pesar, o seu profundo lamento pelo falecimento de Tomás Miranda Martins, jovem que integrou, no passado, a equipa de Optimist do clube.
A Diocese de Viana do Castelo assinalou ontem o seu 48.º aniversário, criada a 3 de novembro de 1977 pelo Papa São Paulo VI.
Numa operação conjunta de combate ao tráfico de estupefacientes por via marítima, a Polícia Judiciária (PJ) e a Marinha Portuguesa interceptaram, nos últimos dias, um semi-submersível que transportava mais de 1,7 toneladas de cocaína, destinadas à Península Ibérica.