De 12 a 16 de março, Viana do Castelo volta a marcar presença na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, certame que este ano passa a adotar uma nova identidade: Better Tourism Lisbon.
A BTL prepara-se para celebrar a sua 35.ª edição, na Feira Internacional de Lisboa (FIL). Organizada pela Fundação AIP, é considerada o maior evento de turismo em Portugal e um dos mais relevantes a nível internacional, reunindo profissionais, expositores e visitantes de todo o mundo.
Evolui agora para Better Tourism Lisbon, apresentando uma identidade verbal mais alinhada com o compromisso que se começa a fazer sentir em todo o sector com um turismo de melhor qualidade – assente em valores como a sustentabilidade, autenticidade, inclusão e responsabilidade social.
Nesta edição, o Município integrará o stand “Amar o Minho”, do Consórcio Minho Inovação (que integra as três Comunidades Intermunicipais do Alto Minho, Cávado e Ave), inserido no espaço da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal, localizado no Pavilhão 1, numa promoção integrada da região.
Esta participação tem como objetivo reforçar a promoção do território, dar a conhecer a sua oferta turística, a diversidade e qualidade dos seus agentes locais na área do alojamento, restauração, animação turística e enoturismo, levando a descobrir as diferentes experiências que o Município oferece durante todo o ano.
Assim, durante os cinco dias da BTL, o Município dinamizará diferentes momentos de animação como provas de vinho e degustação gastronómica em todos os espaços que estamos representados e somos parceiros, mostra de artesanato certificado com trabalho ao vivo da artesã Conceição Pimenta que também promoverá um workshop sob a temática dos “Bordados de Viana do Castelo”, para além de serem realizadas diversas apresentações que colocarão em destaque “Viana do Castelo – Capital da Cultura do Eixo Atlântico”, “Geoparque Litoral de Viana do Castelo – Aspirante a Geoparque Mundial da UNESCO”, Galardão “Vale do Lima – Região Europeia da Gastronomia e Vinho 2025” e “2025 HERTZ FIM TRIAL WORLD CHAMPIONSHIP”.
Será aproveitada esta presença para ser realizada a assinatura do Acordo de Colaboração da Azenha d’Almerinda (Alvarães) à Rede Portuguesa de Turismo Industrial, dinamizada pela Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal, que contará com a presença do Vice-Presidente da Câmara Municipal, Manuel Vitorino e do Presidente da Junta de Freguesia de Alvarães, Fernando Martins.
A Fundação Gil Eannes também marcará presença juntamente com o Município, com a promoção do Navio-Museu, aproveitando ainda para destacar este espaço cultural como parceiro da Rede Portuguesa de Turismo Industrial, produto turístico que, atualmente, em Viana do Castelo, conta com seis parceiros.
O Geoparque Litoral de Viana do Castelo também participará na BTL integrado no Stand Geoparques Mundiais UNESCO, Nacionais e aspirantes, localizado no Pavilhão 2, e dinamizará diversas ações para dar a conhecer este importante atrativo e promover o trabalho que tem vindo a desenvolver, no âmbito da valorização do património geológico, biológico e cultural de Viana do Castelo como motor de desenvolvimento sustentável.
No stand dedicado ao Turismo Religioso, também no Pavilhão 2, estará em destaque a Romaria d’Agonia através da presença da Associação Promotora das Festas da Cidade – Vianafestas, que também dinamizará diversas ações ligadas à Romaria da Senhora da Agonia, dando destaque ao tema “Flores devocionais”.
Como associados da Federação Portuguesa do Caminho de Santiago, estará ainda em destaque o Caminho Português da Costa, que passa no Município de Viana do Castelo e constitui atualmente um forte atrativo para o território.
A presença do Município nas principais Feiras de Turismo da Península Ibérica integra a estratégia política de dinamização turística que tem vindo a ser desenvolvida no âmbito da Rede Municipal de Turismo, com o objetivo de melhorar a visibilidade e a notoriedade de Viana do Castelo enquanto destino turístico de qualidade.
O lançamento da TuViana, o novo sistema urbano de transportes 100% elétrico de Viana do Castelo, foi um dos principais destaques informativos do mês de julho de 2025, num período marcado por investimentos, distinções e acontecimentos relevantes no concelho e no Alto Minho.
O Comando Territorial de Viana do Castelo, através do Posto Territorial de Valença, deteve no dia 28 de dezembro uma mulher de 25 anos por tráfico de estupefacientes.
O Plano de Atividades e Orçamento para 2026 da Câmara Municipal de Paredes de Coura, o primeiro deste executivo, foi aprovado por esmagadora maioria da Assembleia Municipal. O orçamento globaliza 30 milhões, 166 mil e 40 euros e tem como principais eixos o aumento das transferências para as freguesias, a aposta na Educação e Cultura, o apoio às famílias e a criação de oportunidades económicas.
Letícia Floriani Rodrigues, estudante de Química do Instituto Federal de Santa Catarina, no Brasil, regressou esta semana ao seu país após três meses de mobilidade académica na Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo (ESA-IPVC). A jovem descreve a experiência como “decisiva” para o seu percurso académico e profissional.
O mês de junho de 2025 ficará para a história do desporto vianense, muito em particular do Santa Luzia FC, que viveu o momento mais marcante dos seus 30 anos de existência, ao sagrar-se Vice-Campeão Nacional de Futsal Feminino, numa participação inédita na final da Liga Placard.
O Centro Cultural de Viana do Castelo volta a ser o cenário escolhido para o evento New Year 2026, uma das celebrações de passagem de ano mais aguardadas da região. Organizado pelo Santa Luzia Futebol Clube em parceria com a Collective, o evento regressa pelo segundo ano consecutivo e promete uma noite marcada pela elegância, sofisticação e glamour.
O Grupo Folclórico de Santa Marta de Portuzelo encerra as comemorações do seu 85.º aniversário com o espetáculo “Maria do Amparo”, que sobe ao palco do Teatro Sá de Miranda, em Viana do Castelo, no próximo dia 10 de janeiro de 2026, pelas 21h30.