Logo
Internacional

Viana do Castelo apresenta projeto Viana STARTS em Barcelona

5 Novembro, 2025 | 15:25
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

A Câmara Municipal de Viana do Castelo apresentou esta quarta-feira, 5 de novembro, o projeto Viana STARTS no Smart City Expo World Congress 2025, em Barcelona, o maior evento internacional dedicado ao futuro das cidades.

A apresentação decorreu no stand da Iniciativa Urbana Europeia (EUI) e reuniu várias cidades europeias com projetos apoiados pela União Europeia.

O congresso, considerado o mais influente fórum mundial sobre inovação urbana, juntou decisores públicos, líderes empresariais, investigadores e especialistas de mais de 850 cidades e 130 países. Na sua 14.ª edição, o evento contou com mais de 25 mil participantes, 1.100 expositores e 600 oradores, sob o lema “The Time for Cities”, dedicado à reflexão sobre o futuro urbano.

O Município vianense esteve representado pelo vereador da Inovação Digital, Ricardo Rego, que apresentou o Viana STARTS, um dos projetos selecionados no 1.º Concurso para Ações Inovadoras da Iniciativa Urbana Europeia, centrado na Nova Bauhaus Europeia.

“O maior desafio foi equilibrar a preservação da memória com a inovação. Quisemos respeitar essa história, mas adaptá-la a uma nova função. Foi um processo exigente, de reabilitação técnica e criativa”, afirmou Ricardo Rego, durante a sessão moderada pelo especialista da EUI Javier Leira.

O autarca acrescentou que “o ‘dia seguinte’ será o início de uma nova etapa para Viana do Castelo. Mais do que um edifício, o Viana STARTS será um motor permanente de inovação, que atrai talento, gera emprego e liga o ecossistema da cidade à Europa.”

O Viana STARTS é uma empreitada de referência que alia sustentabilidade e inovação na reconversão do antigo Matadouro Municipal num espaço de cocriação entre ciência, tecnologia e artes. Com 2.507 metros quadrados de novas áreas e soluções de baixo carbono, circulares e energeticamente eficientes, o projeto deverá estar concluído em julho de 2026.

Com um cofinanciamento de 4,99 milhões de euros do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), o Viana STARTS reforça o papel de Viana do Castelo como polo de inovação azul, contribuindo para a transição ecológica e digital e afirmando a cidade como referência europeia na criatividade aplicada ao desenvolvimento sustentável.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 10 Novembro, 2025

Viana do Castelo assinala 400 anos do Convento do Carmo com Jornadas de História

O Convento do Carmo de Viana do Castelo celebra este ano uma data de profundo significado histórico e espiritual: os 400 anos da sua inauguração e do início da vida comunitária dos Carmelitas Descalços, ocorridos a 8 de maio de 1625.

Regional 10 Novembro, 2025

Arcos de Valdevez investe 2,5 milhões na ampliação do Centro de Saúde

A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez aprovou a abertura de concurso público para a ampliação e requalificação do Centro de Saúde, num investimento base de cerca de 2,5 milhões de euros, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Regional 10 Novembro, 2025

Valença prolonga prazo do concurso para construção de creche em Gandra

A Câmara de Valença prolongou até 21 de novembro o prazo para a entrega de propostas no concurso público da nova creche da zona industrial, um investimento de 1,5 milhões de euros.

Regional 10 Novembro, 2025

Vila Nova de Cerveira investe quatro milhões em água e saneamento

A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira vai investir quatro milhões de euros na modernização das redes de abastecimento de água e saneamento, num plano a executar nos próximos dois anos.

Regional 10 Novembro, 2025

IPVC lidera projeto nacional para preservar maçãs do Minho

O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) vai coordenar um projeto nacional que pretende preservar e valorizar as variedades regionais de macieiras, reforçando o papel da instituição na investigação agroalimentar.

Nacional 10 Novembro, 2025

Ordem dos Médicos Veterinários propõe 12 medidas ao Orçamento de 2026 para proteger animais e saúde pública

A Ordem dos Médicos Veterinários (OMV) apresentou ao Governo e aos partidos políticos 12 medidas para o Orçamento do Estado de 2026, com foco na proteção dos animais, da saúde pública e do ambiente. Entre as principais propostas destacam-se a criação de uma carreira especial para médicos veterinários na administração pública e a redução do IVA em serviços a animais de companhia.

Regional 10 Novembro, 2025

Sapadores Florestais do Alto Minho recebem 135 motorroçadoras

As 27 equipas de Sapadores Florestais do distrito de Viana do Castelo vão receber, esta segunda-feira, 135 motorroçadoras entregues pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).