A Câmara Municipal de Viana do Castelo apresentou esta quarta-feira, 5 de novembro, o projeto Viana STARTS no Smart City Expo World Congress 2025, em Barcelona, o maior evento internacional dedicado ao futuro das cidades.
A apresentação decorreu no stand da Iniciativa Urbana Europeia (EUI) e reuniu várias cidades europeias com projetos apoiados pela União Europeia.
O congresso, considerado o mais influente fórum mundial sobre inovação urbana, juntou decisores públicos, líderes empresariais, investigadores e especialistas de mais de 850 cidades e 130 países. Na sua 14.ª edição, o evento contou com mais de 25 mil participantes, 1.100 expositores e 600 oradores, sob o lema “The Time for Cities”, dedicado à reflexão sobre o futuro urbano.
O Município vianense esteve representado pelo vereador da Inovação Digital, Ricardo Rego, que apresentou o Viana STARTS, um dos projetos selecionados no 1.º Concurso para Ações Inovadoras da Iniciativa Urbana Europeia, centrado na Nova Bauhaus Europeia.
“O maior desafio foi equilibrar a preservação da memória com a inovação. Quisemos respeitar essa história, mas adaptá-la a uma nova função. Foi um processo exigente, de reabilitação técnica e criativa”, afirmou Ricardo Rego, durante a sessão moderada pelo especialista da EUI Javier Leira.
O autarca acrescentou que “o ‘dia seguinte’ será o início de uma nova etapa para Viana do Castelo. Mais do que um edifício, o Viana STARTS será um motor permanente de inovação, que atrai talento, gera emprego e liga o ecossistema da cidade à Europa.”
O Viana STARTS é uma empreitada de referência que alia sustentabilidade e inovação na reconversão do antigo Matadouro Municipal num espaço de cocriação entre ciência, tecnologia e artes. Com 2.507 metros quadrados de novas áreas e soluções de baixo carbono, circulares e energeticamente eficientes, o projeto deverá estar concluído em julho de 2026.
Com um cofinanciamento de 4,99 milhões de euros do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), o Viana STARTS reforça o papel de Viana do Castelo como polo de inovação azul, contribuindo para a transição ecológica e digital e afirmando a cidade como referência europeia na criatividade aplicada ao desenvolvimento sustentável.
O Convento do Carmo de Viana do Castelo celebra este ano uma data de profundo significado histórico e espiritual: os 400 anos da sua inauguração e do início da vida comunitária dos Carmelitas Descalços, ocorridos a 8 de maio de 1625.
A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez aprovou a abertura de concurso público para a ampliação e requalificação do Centro de Saúde, num investimento base de cerca de 2,5 milhões de euros, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
A Câmara de Valença prolongou até 21 de novembro o prazo para a entrega de propostas no concurso público da nova creche da zona industrial, um investimento de 1,5 milhões de euros.
A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira vai investir quatro milhões de euros na modernização das redes de abastecimento de água e saneamento, num plano a executar nos próximos dois anos.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) vai coordenar um projeto nacional que pretende preservar e valorizar as variedades regionais de macieiras, reforçando o papel da instituição na investigação agroalimentar.
A Ordem dos Médicos Veterinários (OMV) apresentou ao Governo e aos partidos políticos 12 medidas para o Orçamento do Estado de 2026, com foco na proteção dos animais, da saúde pública e do ambiente. Entre as principais propostas destacam-se a criação de uma carreira especial para médicos veterinários na administração pública e a redução do IVA em serviços a animais de companhia.
As 27 equipas de Sapadores Florestais do distrito de Viana do Castelo vão receber, esta segunda-feira, 135 motorroçadoras entregues pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).