A Câmara Municipal de Viana do Castelo apresentou esta quarta-feira, 5 de novembro, o projeto Viana STARTS no Smart City Expo World Congress 2025, em Barcelona, o maior evento internacional dedicado ao futuro das cidades.
A apresentação decorreu no stand da Iniciativa Urbana Europeia (EUI) e reuniu várias cidades europeias com projetos apoiados pela União Europeia.
O congresso, considerado o mais influente fórum mundial sobre inovação urbana, juntou decisores públicos, líderes empresariais, investigadores e especialistas de mais de 850 cidades e 130 países. Na sua 14.ª edição, o evento contou com mais de 25 mil participantes, 1.100 expositores e 600 oradores, sob o lema “The Time for Cities”, dedicado à reflexão sobre o futuro urbano.
O Município vianense esteve representado pelo vereador da Inovação Digital, Ricardo Rego, que apresentou o Viana STARTS, um dos projetos selecionados no 1.º Concurso para Ações Inovadoras da Iniciativa Urbana Europeia, centrado na Nova Bauhaus Europeia.
“O maior desafio foi equilibrar a preservação da memória com a inovação. Quisemos respeitar essa história, mas adaptá-la a uma nova função. Foi um processo exigente, de reabilitação técnica e criativa”, afirmou Ricardo Rego, durante a sessão moderada pelo especialista da EUI Javier Leira.
O autarca acrescentou que “o ‘dia seguinte’ será o início de uma nova etapa para Viana do Castelo. Mais do que um edifício, o Viana STARTS será um motor permanente de inovação, que atrai talento, gera emprego e liga o ecossistema da cidade à Europa.”
O Viana STARTS é uma empreitada de referência que alia sustentabilidade e inovação na reconversão do antigo Matadouro Municipal num espaço de cocriação entre ciência, tecnologia e artes. Com 2.507 metros quadrados de novas áreas e soluções de baixo carbono, circulares e energeticamente eficientes, o projeto deverá estar concluído em julho de 2026.
Com um cofinanciamento de 4,99 milhões de euros do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), o Viana STARTS reforça o papel de Viana do Castelo como polo de inovação azul, contribuindo para a transição ecológica e digital e afirmando a cidade como referência europeia na criatividade aplicada ao desenvolvimento sustentável.
Nos dias 8 e 9 de novembro, o projeto “O Teatro vai ao Café” apresenta a peça “Ouve-me como se te tocasse” em três espaços do concelho de Melgaço: Café Raianos (Messegães), Restaurante Saint Tropez (Trute) e Café Cristina (Tangil). A entrada é livre.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo apresentou esta quarta-feira, 5 de novembro, o projeto Viana STARTS no Smart City Expo World Congress 2025, em Barcelona, o maior evento internacional dedicado ao futuro das cidades.
Mais de uma centena de voluntários vai reunir-se no sábado para plantar cerca de 1.500 árvores na Serra Amarela, em Ponte da Barca, uma das zonas mais afetadas pelo incêndio que em julho destruiu quase 5.800 hectares do Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG).
A Rádio Cultural de Cerveira (RCC) encontra-se temporariamente fora do ar na frequência 93.6 FM devido a problemas técnicos provocados pela trovoada que tem atingido a região nas ultimas horas.
A Região Norte volta a afirmar-se como líder nacional no compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, contabilizando 426 projetos registados na Plataforma ODSlocal, provenientes de 49 municípios.
A ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, afirmou esta terça-feira, no Parlamento, que a produção de energia eólica no mar (“offshore”) só avançará quando for economicamente viável, sublinhando que esse cenário “ainda está muito longe” de acontecer.
O Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana apresenta a estreia de “Quero Ser Feliz Agora!”, um novo espetáculo integrado no Projeto de Teatro Escolar 2025–2026, destinado ao público do ensino secundário e ao público em geral.