A Câmara Municipal de Viana do Castelo apresentou esta quarta-feira, 5 de novembro, o projeto Viana STARTS no Smart City Expo World Congress 2025, em Barcelona, o maior evento internacional dedicado ao futuro das cidades.
A apresentação decorreu no stand da Iniciativa Urbana Europeia (EUI) e reuniu várias cidades europeias com projetos apoiados pela União Europeia.
O congresso, considerado o mais influente fórum mundial sobre inovação urbana, juntou decisores públicos, líderes empresariais, investigadores e especialistas de mais de 850 cidades e 130 países. Na sua 14.ª edição, o evento contou com mais de 25 mil participantes, 1.100 expositores e 600 oradores, sob o lema “The Time for Cities”, dedicado à reflexão sobre o futuro urbano.
O Município vianense esteve representado pelo vereador da Inovação Digital, Ricardo Rego, que apresentou o Viana STARTS, um dos projetos selecionados no 1.º Concurso para Ações Inovadoras da Iniciativa Urbana Europeia, centrado na Nova Bauhaus Europeia.
“O maior desafio foi equilibrar a preservação da memória com a inovação. Quisemos respeitar essa história, mas adaptá-la a uma nova função. Foi um processo exigente, de reabilitação técnica e criativa”, afirmou Ricardo Rego, durante a sessão moderada pelo especialista da EUI Javier Leira.
O autarca acrescentou que “o ‘dia seguinte’ será o início de uma nova etapa para Viana do Castelo. Mais do que um edifício, o Viana STARTS será um motor permanente de inovação, que atrai talento, gera emprego e liga o ecossistema da cidade à Europa.”
O Viana STARTS é uma empreitada de referência que alia sustentabilidade e inovação na reconversão do antigo Matadouro Municipal num espaço de cocriação entre ciência, tecnologia e artes. Com 2.507 metros quadrados de novas áreas e soluções de baixo carbono, circulares e energeticamente eficientes, o projeto deverá estar concluído em julho de 2026.
Com um cofinanciamento de 4,99 milhões de euros do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), o Viana STARTS reforça o papel de Viana do Castelo como polo de inovação azul, contribuindo para a transição ecológica e digital e afirmando a cidade como referência europeia na criatividade aplicada ao desenvolvimento sustentável.
Ângela Pereira, jovem de 23 anos natural de Viana do Castelo, faleceu na manhã desta quinta-feira, Dia de Natal, no Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto. A sua história tinha comovido milhares de pessoas nos últimos dias, após um apelo urgente por apoio médico partilhado nas redes sociais.
O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou presença na tradição do “Viana Moscatel e Banana”, mais conhecido como Bananeiro, e não hesitou em servir alguns copos de moscatel aos milhares de vianenses e visitantes que encheram a Praça da República na tarde desta quarta-feira, véspera de Natal.
Para a grande maioria dos cristãos, o natal significa o nascimento de Jesus. Assim sendo, colocar o presépio por debaixo da árvore de natal é uma das tradições de natal mais comuns. O mesmo recria o nascimento do menino jesus num estábulo.
Hoje assinalam-se 25 anos desde o encalhe do navio de carga Coral Bulker à entrada do porto de Viana do Castelo, um dos maiores acidentes marítimos da costa norte portuguesa.
Reza a lenda, que há muitos muitos anos, um homem da nobreza, muito desgostoso pela morte da sua mulher, terá gasto todo o seu dinheiro, deixando as suas 3 filhas sem nada.
A poucas horas do Natal e a escassos dias do final de mais um ano, agradecemos a todos pela confiança na Viana TV. Continuamos a ter "Uma nova forma de ver Viana do Castelo".
Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.