Logo
Regional

Viana do Castelo apresenta mascote “Luzia” para celebrar Dia Internacional da Proteção Civil 

1 Março, 2025 | 21:50
Partilhar
Pedro Xavier
2 min. leitura

A Câmara Municipal de Viana do Castelo, através da Proteção Civil Municipal, apresentou, este sábado, no Dia Internacional da Proteção Civil, a mascote “Luzia”, uma figura criada para sensibilizar a população e para marcar presença nas escolas e junto das crianças e jovens.

Sob o mote “A proteção nas tuas mãos”, o Presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre, a Vereadora da Proteção Civil, Fabíola Oliveira, e o Coordenador da Proteção Civil Municipal, António Cruz, apresentaram a Mascote oficial da Proteção Civil Municipal vianense.

A “Luzia” é uma figura feminina inspirada em Santa Luzia, por herdar o olhar atento e protetor, capaz de identificar riscos e perigos de longe. Assim como o santuário que guarda Viana do Castelo do alto da serra, Luzia representa a constante vigilância, pronta para agir com firmeza e segurança em defesa do Município.

Este Dia Internacional foi complementado com a apresentação das fardas da equipa da Proteção Civil Municipal de Viana do Castelo. António Cruz reconheceu que “queremos estar próximos das pessoas” e que “tudo o que possa colocar em perigo os vianenses, é algo a que as diversas entidades da Proteção Civil têm de estar atentas e prontas a intervir”. 

Classificou a equipa do Serviço Municipal de Proteção Civil como “inexcedível” e garantiu que “a nossa mascote, tal como Santa Luzia, quer olhar e vigiar todos os vianenses”.

Na abertura do Mês da Proteção Civil, que acontece ao longo de março, o Presidente da Câmara marcou ainda presença na mesa redonda com o tema “O Papel das Autarquias na Proteção Civil”, na Sala Couto Viana da biblioteca vianense, junto de Comandante Sub-regional de Emergência e Proteção Civil do Alto Minho, Marco Domingues, de Carlos Barros, do Serviço Municipal de Proteção Civil do Município do Porto, e do Presidente da Junta de Vila Nova de Anha, Filipe Silva. 

Luís Nobre reconheceu que “os novos desafios, a complexidade, a frequência e a intensidade dos eventos na atualidade tornam o papel da Proteção Civil cada vez mais determinante e relevante”, especialmente tendo em conta que esta “é transversal a toda a ação do Município, abrangendo todas as áreas, para garantir a segurança de Viana do Castelo, dos vianenses e dos visitantes”.

Por isso mesmo, o autarca assume que “o investimento que fazemos na Proteção Civil, superior a 3 milhões de euros por ano, não é uma despesa, mas sim um investimento necessário em prol de todo o concelho”.

A sessão terminou com um momento de reconhecimento público do cidadão João Vieira, que salvou um casal de um incêndio numa habitação na freguesia de Carreço, no passado dia 2 de janeiro. Enquanto conduzia o carro em Carreço, viu uma casa em chamas. Sem hesitar, fez inversão de marcha, parou o carro e entrou imediatamente, onde encontrou um casal, já com dificuldades em perceber a gravidade da situação. Ajudou-os a sair em segurança e, sem pensar duas vezes, pegou numa mangueira do quintal e apagou o fogo antes da chegada dos bombeiros.

O dia incluiu ainda um simulacro de incêndio urbano no edifício da Cruz Vermelha, na Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, que contou com a participação de diversas entidades.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 26 Dezembro, 2025

Viana do Castelo recebe 14.ª edição do Viana Volley Cup

Viana do Castelo acolhe, a partir de hoje, a 14.ª edição do Viana Volley Cup, um dos maiores torneios de voleibol da região. O evento, organizado pelo Clube de Voleibol de Viana, reúne centenas de atletas, treinadores e adeptos, combinando competição e convívio.

Regional 26 Dezembro, 2025

Zero acusa Valorminho de projeto ilegal em aterro de Valença

A associação ambientalista Zero criticou a CCDR-Norte por ter colocado em consulta pública o plano de gestão do aterro da Valorminho, em Valença, considerando o projeto “ilegal” e um “atentado ao ambiente”.

Nacional 26 Dezembro, 2025

Álcool ao volante provoca 12 mortos e mais de 450 detenções

Doze pessoas morreram e 453 foram detidas por condução com taxa de álcool no sangue considerada crime, nos primeiros oito dias das operações de Natal e Ano Novo realizadas pela GNR e pela PSP.

Desporto 26 Dezembro, 2025

Vianense Luísa Peres recebe estatuto de Esperança Olímpica de Vela

Viana do Castelo celebra mais um talento desportivo local. A velejadora Luísa Peres, natural da cidade, foi distinguida pelo Comité Olímpico de Portugal com o estatuto de Esperança Olímpica de Vela, após a sua participação no recente Campeonato do Mundo de Seniores, realizado na China.

Regional 26 Dezembro, 2025

Largo das Neves recebe tradicional Fogueira de Natal

O Largo das Neves volta a ser, este sábado, 27 de dezembro, ponto de encontro da comunidade com a realização da tradicional Fogueira de Natal. A edição deste ano contará com os DJs Marshall Hall e Pedro Pereira, prometendo uma noite de música, convívio e celebração coletiva.

Nacional 26 Dezembro, 2025

Viana do Castelo sob aviso amarelo devido ao frio

O distrito de Viana do Castelo está entre os 11 distritos de Portugal continental colocados sob aviso amarelo pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), devido à persistência de valores baixos da temperatura mínima. O aviso estará em vigor entre a meia-noite de 26 de dezembro e as 6 horas de 27 de dezembro, com exceção das localidades junto ao litoral, onde o impacto do frio poderá ser menos intenso.

Internacional 26 Dezembro, 2025

Escola Secundária de Monserrate leva alunos ao Parlamento Europeu

A Escola Secundária de Monserrate, certificada como EPAS e Escola Embaixadora do Parlamento Europeu, conquistou pela quarta vez consecutiva uma viagem ao Parlamento Europeu, em Estrasburgo, fruto de um ano repleto de atividades educativas, exposições, workshops, encontros nacionais, desafios e concursos.