Logo
Regional

Viana do Castelo apresenta mascote “Luzia” para celebrar Dia Internacional da Proteção Civil 

1 Março, 2025 | 21:50
Partilhar
Pedro Xavier
2 min. leitura

A Câmara Municipal de Viana do Castelo, através da Proteção Civil Municipal, apresentou, este sábado, no Dia Internacional da Proteção Civil, a mascote “Luzia”, uma figura criada para sensibilizar a população e para marcar presença nas escolas e junto das crianças e jovens.

Sob o mote “A proteção nas tuas mãos”, o Presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre, a Vereadora da Proteção Civil, Fabíola Oliveira, e o Coordenador da Proteção Civil Municipal, António Cruz, apresentaram a Mascote oficial da Proteção Civil Municipal vianense.

A “Luzia” é uma figura feminina inspirada em Santa Luzia, por herdar o olhar atento e protetor, capaz de identificar riscos e perigos de longe. Assim como o santuário que guarda Viana do Castelo do alto da serra, Luzia representa a constante vigilância, pronta para agir com firmeza e segurança em defesa do Município.

Este Dia Internacional foi complementado com a apresentação das fardas da equipa da Proteção Civil Municipal de Viana do Castelo. António Cruz reconheceu que “queremos estar próximos das pessoas” e que “tudo o que possa colocar em perigo os vianenses, é algo a que as diversas entidades da Proteção Civil têm de estar atentas e prontas a intervir”. 

Classificou a equipa do Serviço Municipal de Proteção Civil como “inexcedível” e garantiu que “a nossa mascote, tal como Santa Luzia, quer olhar e vigiar todos os vianenses”.

Na abertura do Mês da Proteção Civil, que acontece ao longo de março, o Presidente da Câmara marcou ainda presença na mesa redonda com o tema “O Papel das Autarquias na Proteção Civil”, na Sala Couto Viana da biblioteca vianense, junto de Comandante Sub-regional de Emergência e Proteção Civil do Alto Minho, Marco Domingues, de Carlos Barros, do Serviço Municipal de Proteção Civil do Município do Porto, e do Presidente da Junta de Vila Nova de Anha, Filipe Silva. 

Luís Nobre reconheceu que “os novos desafios, a complexidade, a frequência e a intensidade dos eventos na atualidade tornam o papel da Proteção Civil cada vez mais determinante e relevante”, especialmente tendo em conta que esta “é transversal a toda a ação do Município, abrangendo todas as áreas, para garantir a segurança de Viana do Castelo, dos vianenses e dos visitantes”.

Por isso mesmo, o autarca assume que “o investimento que fazemos na Proteção Civil, superior a 3 milhões de euros por ano, não é uma despesa, mas sim um investimento necessário em prol de todo o concelho”.

A sessão terminou com um momento de reconhecimento público do cidadão João Vieira, que salvou um casal de um incêndio numa habitação na freguesia de Carreço, no passado dia 2 de janeiro. Enquanto conduzia o carro em Carreço, viu uma casa em chamas. Sem hesitar, fez inversão de marcha, parou o carro e entrou imediatamente, onde encontrou um casal, já com dificuldades em perceber a gravidade da situação. Ajudou-os a sair em segurança e, sem pensar duas vezes, pegou numa mangueira do quintal e apagou o fogo antes da chegada dos bombeiros.

O dia incluiu ainda um simulacro de incêndio urbano no edifício da Cruz Vermelha, na Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, que contou com a participação de diversas entidades.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 12 Fevereiro, 2026

Tentativa de assalto causa danos na Capela de Nossa Senhora da Graça em Lanhelas

Uma tentativa de assalto à Capela de Nossa Senhora da Graça, localizada na Rua João Costa e Silva, em Lanhelas, provocou danos materiais ao edifício durante a tarde desta quinta-feira, confirmou a Junta de Freguesia.

Regional 12 Fevereiro, 2026

Serra d’Arga passa a ser Zona de Especial Conservação a partir de hoje

A Serra d’Arga, no Alto Minho, passa a beneficiar, a partir de hoje, de um regime jurídico de proteção ambiental como Zona de Especial Conservação (ZEC), após a conclusão do processo de classificação iniciado em 2017. A medida está publicada no Diário da República através do decreto-lei 36/2026.

Regional 12 Fevereiro, 2026

Deputados do PS alertam para risco de queda de árvores em Lanhelas e exigem ação urgente da APA

Deputados do Partido Socialista alertam para o risco iminente de queda de árvores na freguesia de Lanhelas, concelho de Caminha, e exigem uma intervenção imediata da Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

Internacional 12 Fevereiro, 2026

Viana do Castelo aposta no mercado ibérico na NAVARTUR

Viana do Castelo vai marcar presença na 20ª edição da NAVARTUR – Feira Internacional de Turismo de Navarra, que decorre de 20 a 22 de fevereiro, em Espanha. A participação da cidade reforça a aposta estratégica no mercado ibérico, considerado de elevado potencial económico e com forte interesse por experiências culturais e gastronómicas.

Nacional 12 Fevereiro, 2026

Atelier de Viana do Castelo apoia recuperação do património religioso danificado pelo mau tempo

Igrejas e santuários em várias regiões de Portugal estão a sofrer danos significativos após a depressão Kristin, e o Atelier Samthiago, de Viana do Castelo, juntou-se às iniciativas de apoio à recuperação do património religioso.

Nacional 12 Fevereiro, 2026

Deslizamentos em Ponte da Barca deixam 23 desalojados sem previsão de regresso

Vinte e três pessoas retiradas preventivamente das suas casas na terça-feira, em Ponte da Barca, devido a deslizamentos de terras, continuam sem previsão de regresso às habitações.

Regional 12 Fevereiro, 2026

Cerveira corta trânsito na frente ribeirinha por risco de cheia do rio Minho

A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira cortou o trânsito na Avenida dos Pescadores, entre a entrada para a piscina municipal e o cais do rio Minho, devido ao risco de cheia do rio Minho.