Logo
Regional

Viana do Castelo apoia associações culturais do concelho com meio milhão de euros

29 Maio, 2025 | 18:25
Partilhar
Pedro Xavier
2 min. leitura

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, assinou, na segunda-feira, um conjunto de Protocolos e Contratos de Programa de Desenvolvimento Cultural com 12 associações do concelho, no valor total de 405.700,00 euros, e um conjunto de Protocolos de Apoio à Construção/Beneficiação das Instalações e Aquisição de Equipamentos Culturais – Medida 2, com 11 associações culturais, no valor total de 85.650,00 euros, totalizando um apoio global que ascende a 491.350 euros para o presente ano.

Na cerimónia de assinatura, que aconteceu no Salão Nobre do Município, marcou também presença Manuel Vitorino, vice-presidente e vereador com o pelouro da Cultura.

No caso dos Protocolos e Contratos de Programa de Desenvolvimento Cultural, o Município tem vindo a reforçar anualmente o seu investimento na cultura, reconhecendo o papel fundamental das associações locais na promoção e dinamização cultural do concelho. Relativamente a 2024, este apoio financeiro aumentou em cerca de 35 mil euros, consolidando-se como uma estratégia contínua e crescente. 

Este esforço visa proporcionar às associações os meios necessários para desenvolver e divulgar iniciativas culturais ao longo do ano, complementando a oferta cultural regularmente promovida pelo Município e tornando o território mais rico e diverso nesta área.

Com o Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana, o protocolo de apoio financeiro para 2025 ascende a 138.600 euros; com a Ao Norte – Associação de Produção e Animação Audiovisual, 75.000 euros; Academia de Música de Viana do Castelo, 28.000 euros; ACEP – Associação de Cultura e Educação Popular, 9.600 euros; Centro Cultural do Alto Minho, 15.000 euros; Associação Casino Afifense, 30.000 euros. 

Com a ZEPAM – Zé Pedro Associação Musical, o protocolo é de 32.500 euros; Banda Musical Velha de Barroselas, 12.500 euros; Filarmónica do Centro Social e Paroquial de Vila Nova de Anha, 12.500 euros; Banda dos Escuteiros de Barroselas, 12.500 euros; Associação Musical de Vila Nova de Anha, 12.500 euros; e Associação de Grupos Folclóricos do Alto Minho (AGFAM), 27.000 euros.

Já os Protocolos de Apoio à Construção/Beneficiação das Instalações e Aquisição de Equipamentos Culturais – Medida 2 visam essencialmente apoiar as associações culturais em obras de construção e beneficiação, num investimento consciente de que estas coletividades necessitam de ter espaços dignos para desenvolvimento das respetivas atividades.

Assim, foram apoiados: Associação Apoio Peregrino Caminho da Costa, para reparação /conservação das instalações do Albergue, 2.400 euros; Associação Casa do Povo de Lanheses, obras nos balneários e logradouro da sede, 6.560 euros; Associação Cultural e Recreativa de Cardielos, mudança do telhado da sede, 10.800 euros.

Foram ainda abrangidos Associação Cultural e Recreativa de Deocriste com 18.900 euros para ampliação e remodelação das instalações sanitárias da sede e requalificação e pavimentação do parque exterior; Associação de Radioamadores do Alto Minho (ARAM) com 1.800 euros para obras nas instalações do centro de repetidores de VHF/UHF da Serra d’Arga; Associação de Teatro Amador de Lanheses com 1.390 euros para equipamento de som e luz.

Estes protocolos abrangem ainda Associação Desportiva e Cultural Montariense, com 21.000 euros, para obras de beneficiação das instalações; Grupo São Paulo da Cruz, com 5.400 euros, para obras de remodelação da cozinha; Associação Social D. R. e Cultural de Freixieiro de Soutelo, 3.600 euros, para pintura, tratamento de madeiras, reparação de canalizações e instalações elétricas; Rancho Folclórico das Terras de Geraz do Lima, 12.000 euros, para obras de reparação e aquisição equipamento de cozinha; e ainda Ronda Típica de Carreço, 1.800 euros para colchões e complementos.

Em 2024, o investimento municipal na área da cultura representou 8% do orçamento total, traduzindo-se em 3,29 milhões de euros. Este esforço reflete o compromisso contínuo da autarquia em apoiar e promover as diversas expressões culturais que enriquecem a identidade e a vida do concelho.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 18 Julho, 2025

Caminha: É já amanhã que se realiza a VI edição do Trail Noturno

A 6ª edição do Trail Noturno Monte de Santo Antão regressa amanhã, dia 19 de julho, ao concelho de Caminha.

Regional 18 Julho, 2025

“Verão em Movimento” proporciona férias saudáveis e enriquecedoras às crianças valencianas

Em Valença, decorre, atualmente, e até 31 de julho, o programa "Verão em Movimento", proporcionando a cerca de 170 crianças valencianas um conjunto diversificado de atividades lúdicas, educativas e saudáveis, pensadas para estimular o bem-estar, a aprendizagem e o desenvolvimento integral na pausa letiva de verão.

Desporto 18 Julho, 2025

Viana do Castelo dará partida à 1ª etapa da Volta a Portugal em bicicleta

A 86ª Volta a Portugal em bicicleta, que vai decorrer entre 6 e 17 de agosto, arranca com um Prólogo na Maia e termina com um Contrarrelógio Individual em Lisboa. A 7 de agosto, Viana do Castelo será palco de partida da 1ª Etapa, que finaliza no Santuário do Sameiro em Braga, após percorridos 162 km.

Nacional 18 Julho, 2025

Governo vai aprovar novo suplemento extraordinário para pensões

O Governo vai aprovar esta sexta-feira um novo suplemento extraordinário para todas as pensões até 1.567,50 euros de entre cem e duzentos euros, a ser pago em setembro, anunciou o primeiro-ministro.

Desporto 17 Julho, 2025

Hóquei em Patins: Passos Lomba continua no comando técnico da equipa sénior da EDV

Passos Lomba vai continuar a comandar a equipa sénior da Escola Desportiva de Viana no campeonato nacional da terceira divisão de Hóquei em Patins.

Regional 17 Julho, 2025

TuViana: Novo sistema de transportes elétricos chega a Viana do Castelo em setembro

A Câmara Municipal de Viana do Castelo anunciou esta quarta feira o lançamento da TuViana, o novo sistema urbano de transportes 100% elétrico, que terá início a 23 de setembro de 2025.

Regional 17 Julho, 2025

Valença define estratégia integrada para o Centro Urbano da Cidade

O futuro do centro urbano de Valença esteve em destaque na mais recente reunião do Conselho Consultivo Estratégico para o Desenvolvimento de Valença (CCEDV).