O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, assinou, na segunda-feira, um conjunto de Protocolos e Contratos de Programa de Desenvolvimento Cultural com 12 associações do concelho, no valor total de 405.700,00 euros, e um conjunto de Protocolos de Apoio à Construção/Beneficiação das Instalações e Aquisição de Equipamentos Culturais – Medida 2, com 11 associações culturais, no valor total de 85.650,00 euros, totalizando um apoio global que ascende a 491.350 euros para o presente ano.
Na cerimónia de assinatura, que aconteceu no Salão Nobre do Município, marcou também presença Manuel Vitorino, vice-presidente e vereador com o pelouro da Cultura.
No caso dos Protocolos e Contratos de Programa de Desenvolvimento Cultural, o Município tem vindo a reforçar anualmente o seu investimento na cultura, reconhecendo o papel fundamental das associações locais na promoção e dinamização cultural do concelho. Relativamente a 2024, este apoio financeiro aumentou em cerca de 35 mil euros, consolidando-se como uma estratégia contínua e crescente.
Este esforço visa proporcionar às associações os meios necessários para desenvolver e divulgar iniciativas culturais ao longo do ano, complementando a oferta cultural regularmente promovida pelo Município e tornando o território mais rico e diverso nesta área.
Com o Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana, o protocolo de apoio financeiro para 2025 ascende a 138.600 euros; com a Ao Norte – Associação de Produção e Animação Audiovisual, 75.000 euros; Academia de Música de Viana do Castelo, 28.000 euros; ACEP – Associação de Cultura e Educação Popular, 9.600 euros; Centro Cultural do Alto Minho, 15.000 euros; Associação Casino Afifense, 30.000 euros.
Com a ZEPAM – Zé Pedro Associação Musical, o protocolo é de 32.500 euros; Banda Musical Velha de Barroselas, 12.500 euros; Filarmónica do Centro Social e Paroquial de Vila Nova de Anha, 12.500 euros; Banda dos Escuteiros de Barroselas, 12.500 euros; Associação Musical de Vila Nova de Anha, 12.500 euros; e Associação de Grupos Folclóricos do Alto Minho (AGFAM), 27.000 euros.
Já os Protocolos de Apoio à Construção/Beneficiação das Instalações e Aquisição de Equipamentos Culturais – Medida 2 visam essencialmente apoiar as associações culturais em obras de construção e beneficiação, num investimento consciente de que estas coletividades necessitam de ter espaços dignos para desenvolvimento das respetivas atividades.
Assim, foram apoiados: Associação Apoio Peregrino Caminho da Costa, para reparação /conservação das instalações do Albergue, 2.400 euros; Associação Casa do Povo de Lanheses, obras nos balneários e logradouro da sede, 6.560 euros; Associação Cultural e Recreativa de Cardielos, mudança do telhado da sede, 10.800 euros.
Foram ainda abrangidos Associação Cultural e Recreativa de Deocriste com 18.900 euros para ampliação e remodelação das instalações sanitárias da sede e requalificação e pavimentação do parque exterior; Associação de Radioamadores do Alto Minho (ARAM) com 1.800 euros para obras nas instalações do centro de repetidores de VHF/UHF da Serra d’Arga; Associação de Teatro Amador de Lanheses com 1.390 euros para equipamento de som e luz.
Estes protocolos abrangem ainda Associação Desportiva e Cultural Montariense, com 21.000 euros, para obras de beneficiação das instalações; Grupo São Paulo da Cruz, com 5.400 euros, para obras de remodelação da cozinha; Associação Social D. R. e Cultural de Freixieiro de Soutelo, 3.600 euros, para pintura, tratamento de madeiras, reparação de canalizações e instalações elétricas; Rancho Folclórico das Terras de Geraz do Lima, 12.000 euros, para obras de reparação e aquisição equipamento de cozinha; e ainda Ronda Típica de Carreço, 1.800 euros para colchões e complementos.
Em 2024, o investimento municipal na área da cultura representou 8% do orçamento total, traduzindo-se em 3,29 milhões de euros. Este esforço reflete o compromisso contínuo da autarquia em apoiar e promover as diversas expressões culturais que enriquecem a identidade e a vida do concelho.
A 6ª edição do Trail Noturno Monte de Santo Antão regressa amanhã, dia 19 de julho, ao concelho de Caminha.
Em Valença, decorre, atualmente, e até 31 de julho, o programa "Verão em Movimento", proporcionando a cerca de 170 crianças valencianas um conjunto diversificado de atividades lúdicas, educativas e saudáveis, pensadas para estimular o bem-estar, a aprendizagem e o desenvolvimento integral na pausa letiva de verão.
A 86ª Volta a Portugal em bicicleta, que vai decorrer entre 6 e 17 de agosto, arranca com um Prólogo na Maia e termina com um Contrarrelógio Individual em Lisboa. A 7 de agosto, Viana do Castelo será palco de partida da 1ª Etapa, que finaliza no Santuário do Sameiro em Braga, após percorridos 162 km.
O Governo vai aprovar esta sexta-feira um novo suplemento extraordinário para todas as pensões até 1.567,50 euros de entre cem e duzentos euros, a ser pago em setembro, anunciou o primeiro-ministro.
Passos Lomba vai continuar a comandar a equipa sénior da Escola Desportiva de Viana no campeonato nacional da terceira divisão de Hóquei em Patins.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo anunciou esta quarta feira o lançamento da TuViana, o novo sistema urbano de transportes 100% elétrico, que terá início a 23 de setembro de 2025.
O futuro do centro urbano de Valença esteve em destaque na mais recente reunião do Conselho Consultivo Estratégico para o Desenvolvimento de Valença (CCEDV).