Logo
Regional

Viana do Castelo: Antiga residência feminina de estudantes vai passar a Centro Interpretativo do Eixo Atlântico

10 Julho, 2025 | 9:55
Partilhar
Pedro Xavier
2 min. leitura

A antiga residência feminina de estudantes de Viana do Castelo vai ser recuperada pela câmara para ali instalar um Centro Interpretativo do Eixo Atlântico, prevendo-se um investimento entre 700 mil e um milhão de euros.

Em conferência de imprensa, o presidente da autarquia, Luís Nobre (PS), explicou que o projeto de execução “ainda está a ser fechado” e apontou para o “próximo mandato” o início da empreitada para recuperar o imóvel devoluto, situado ao lado dos Paços do Concelho.

O Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular, criado há 33 anos para promover a cooperação transfronteiriça entre cidades do noroeste da Península Ibérica, tem a cargo a instalação dos equipamentos do Centro Interpretativo, que vai contar a história da instituição e da cooperação europeia ao longo das últimas décadas, explicou o secretário-geral do Eixo, Xóan Mao.

O espaço a instalar em Viana do Castelo, que este ano organiza a Capital da Cultura do Eixo Atlântico, vai acolher “obras de artistas de todas as cidades do Eixo que ganharam prémios” na Bienal de Pintura, permitindo a “exposição das obras até agora metidas em caixotes”, acrescentou.

Xóan Mao destacou a função cultural e pedagógica do espaço, assinalando existir já “um plano concreto para começar a organizar visitas de escolas”, até porque o centro interpretativo é, para as escolas do Eixo Atlântico, “o único recurso sobre integração e construção europeia”.

O espaço vai ter uma exposição permanente, mostras temporárias, uma sala digital imersiva, um jardim pedagógico e espaço ao ar livre para promover atividades culturais ou gastronómicas.

O presidente da Câmara de Viana do Castelo disse esperar concretizar o projeto “o mais rapidamente possível”, por se tratar “de uma memória que interessa cuidar e projetar”, até para “dar continuidade ao papel ativo no Eixo Atlântico”.

“Estamos a criar um ativo cultural. E atratividade do centro do histórico, densificando a oferta que a cidade já tem, e atraindo novos públicos e novos visitantes”, afirmou, destacando a “história de sucesso” do Eixo no “plano europeu” e como “exemplo da construção europeia”.

De acordo com Xóan Mao, o Eixo Atlântico concorda que “o melhor é reabilitar edifícios já existentes” e “dar uma nova vida a um edifício no centro da cidade”.

“Trata-se de priorizar a história. É mais um edifício recuperado para um novo recurso pedagógico e cultural, não apenas local mas de toda a região do Eixo Atlântico”, sublinhou.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 12 Julho, 2025

Ministério Público acusa nove arguidos de rede que assaltava ourivesarias no Alto Minho

O Ministério Público (MP) deduziu acusação contra nove arguidos suspeitos de associação criminosa visando o assalto a ourivesarias no Alto Minho, por furto, roubo qualificado, falsificação de documento e posse de arma proibida.

Desporto 12 Julho, 2025

Estádios de Benfica e Paços de Ferreira os melhores das Ligas profissionais

Os estádios do Benfica e do Paços de Ferreira foram votados como os melhores da Liga e II Liga da última época (2024/25), anunciou a Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP).

Desporto 12 Julho, 2025

Portugal perde com Bélgica e confirma eliminação do Europeu feminino

A seleção portuguesa feminina de futebol viu confirmado o afastamento do Campeonato da Europa, ao perder por 2-1 com a Bélgica, em jogo da terceira e derradeira jornada do Grupo B, em que ficou na última posição.

Regional 11 Julho, 2025

Teatro do Noroeste reconhecido internacionalmente

A companhia residente do Teatro Municipal Sá de Miranda de Viana do Castelo marca presença nas European Theatre Talks do Festival d’Avignon, até ao próximo dia 14 de julho.

Regional 11 Julho, 2025

Estratégia Minho IN 3.0 apela ao investimento privado para impulsionar turismo regional

Realizou-se, em Guimarães, uma sessão de esclarecimento sobre a nova Estratégia de Eficiência Coletiva (EEC) PROVERE Minho Inovação 3.0, com o objetivo de mobilizar empresas e investidores privados para o desenvolvimento de projetos que reforcem a atratividade e a competitividade turística da região do Minho.

Desporto 11 Julho, 2025

Melgaço recebe Europeu de Mountain Bike 2025

Melgaço prepara-se para receber, de 23 a 27 de julho, o Campeonato da Europa de Mountain Bike (MTB) 2025. Este evento de referência no panorama desportivo internacional traz a Portugal a elite do BTT, marcando a estreia do país como anfitrião.

Regional 11 Julho, 2025

Freguesia da Montaria recebe I Jornadas de Montanha

A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai promover, na freguesia de S. Lourenço da Montaria, as I Jornadas de Montanha: a Serra d’Arga em Diálogo com o futuro, nos dias 19 e 20 de julho. A iniciativa coloca a Serra d’Arga no centro do debate sobre desafios e oportunidades destes territórios e inclui atividades diversas de natureza, desporto e cultura.