A antiga residência feminina de estudantes de Viana do Castelo vai ser recuperada pela câmara para ali instalar um Centro Interpretativo do Eixo Atlântico, prevendo-se um investimento entre 700 mil e um milhão de euros.
Em conferência de imprensa, o presidente da autarquia, Luís Nobre (PS), explicou que o projeto de execução “ainda está a ser fechado” e apontou para o “próximo mandato” o início da empreitada para recuperar o imóvel devoluto, situado ao lado dos Paços do Concelho.
O Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular, criado há 33 anos para promover a cooperação transfronteiriça entre cidades do noroeste da Península Ibérica, tem a cargo a instalação dos equipamentos do Centro Interpretativo, que vai contar a história da instituição e da cooperação europeia ao longo das últimas décadas, explicou o secretário-geral do Eixo, Xóan Mao.
O espaço a instalar em Viana do Castelo, que este ano organiza a Capital da Cultura do Eixo Atlântico, vai acolher “obras de artistas de todas as cidades do Eixo que ganharam prémios” na Bienal de Pintura, permitindo a “exposição das obras até agora metidas em caixotes”, acrescentou.
Xóan Mao destacou a função cultural e pedagógica do espaço, assinalando existir já “um plano concreto para começar a organizar visitas de escolas”, até porque o centro interpretativo é, para as escolas do Eixo Atlântico, “o único recurso sobre integração e construção europeia”.
O espaço vai ter uma exposição permanente, mostras temporárias, uma sala digital imersiva, um jardim pedagógico e espaço ao ar livre para promover atividades culturais ou gastronómicas.
O presidente da Câmara de Viana do Castelo disse esperar concretizar o projeto “o mais rapidamente possível”, por se tratar “de uma memória que interessa cuidar e projetar”, até para “dar continuidade ao papel ativo no Eixo Atlântico”.
“Estamos a criar um ativo cultural. E atratividade do centro do histórico, densificando a oferta que a cidade já tem, e atraindo novos públicos e novos visitantes”, afirmou, destacando a “história de sucesso” do Eixo no “plano europeu” e como “exemplo da construção europeia”.
De acordo com Xóan Mao, o Eixo Atlântico concorda que “o melhor é reabilitar edifícios já existentes” e “dar uma nova vida a um edifício no centro da cidade”.
“Trata-se de priorizar a história. É mais um edifício recuperado para um novo recurso pedagógico e cultural, não apenas local mas de toda a região do Eixo Atlântico”, sublinhou.
O Ministério Público (MP) deduziu acusação contra nove arguidos suspeitos de associação criminosa visando o assalto a ourivesarias no Alto Minho, por furto, roubo qualificado, falsificação de documento e posse de arma proibida.
Os estádios do Benfica e do Paços de Ferreira foram votados como os melhores da Liga e II Liga da última época (2024/25), anunciou a Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP).
A seleção portuguesa feminina de futebol viu confirmado o afastamento do Campeonato da Europa, ao perder por 2-1 com a Bélgica, em jogo da terceira e derradeira jornada do Grupo B, em que ficou na última posição.
A companhia residente do Teatro Municipal Sá de Miranda de Viana do Castelo marca presença nas European Theatre Talks do Festival d’Avignon, até ao próximo dia 14 de julho.
Realizou-se, em Guimarães, uma sessão de esclarecimento sobre a nova Estratégia de Eficiência Coletiva (EEC) PROVERE Minho Inovação 3.0, com o objetivo de mobilizar empresas e investidores privados para o desenvolvimento de projetos que reforcem a atratividade e a competitividade turística da região do Minho.
Melgaço prepara-se para receber, de 23 a 27 de julho, o Campeonato da Europa de Mountain Bike (MTB) 2025. Este evento de referência no panorama desportivo internacional traz a Portugal a elite do BTT, marcando a estreia do país como anfitrião.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai promover, na freguesia de S. Lourenço da Montaria, as I Jornadas de Montanha: a Serra d’Arga em Diálogo com o futuro, nos dias 19 e 20 de julho. A iniciativa coloca a Serra d’Arga no centro do debate sobre desafios e oportunidades destes territórios e inclui atividades diversas de natureza, desporto e cultura.