Logo
Regional

Viana do Castelo altera mapa de pessoal para contratar motoristas para transporte urbano

27 Junho, 2024 | 11:25
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

A Câmara de Viana do Castelo decidiu alterar o mapa de pessoal para contratar 25 motoristas para assumir a exploração do transporte público na área urbana, a partir de setembro de 2025, data em que termina a atual concessão.

A decisão, tomada na terça-feira, em reunião ordinária, com os votos contra do PSD, do CDS-PP e do independente Eduardo Teixeira, foi justificada com a “a necessidade de dotar o município de recursos humanos que permitam a exploração do serviço de transporte público urbano com recurso a meios próprios, e uma vez que essas funções e postos de trabalho não se encontram previstos no mapa de pessoal para 2024”.

A decisão vai ser submetida à apreciação da Assembleia Municipal, sendo que a partir desse momento o município poderá abrir concurso público para a contratação dos 25 motoristas, estimando uma despesa anual de 800 mil euros em salários.

O contrato de concessão do serviço público de transporte coletivo de passageiros foi celebrado entre o município e a Transcunha – Transportes Rodoviários de Viana, Lda., do grupo Avic, por escritura pública, em 2015 e termina em 2025.

O vereador social-democrata Paulo Vale justificou a sua oposição àquela medida por considerar que a autarquia “está a construir a casa pelo telhado, a um ano do fim da concessão”.

A vereadora do CDS-PP, Ilda Araújo Novo, disse não querer ser “portadora de maus augúrios”, mas alertou “para o risco de se entrar numa via rápida, aparentemente sem custos, que nem são mencionados, uma antevisão de um poço sem fundo de despesas, em que o município se poderá afogar, sem remédio ou retorno visível”.

Para o independente Eduardo Teixeira, a decisão da autarquia irá traduzir-se num “caos”. O vereador questionou Luís Nobre sobre a possibilidade de o município poder absorver os motoristas da transportadora que, atualmente assegura o serviço, em caso de cessão da concessão, tendo o autarca respondido que já pediu parecer para acautelar essa situação.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 3 Fevereiro, 2026

Concurso “Coca de Edição” desafia criatividade em torno do mítico dragão de Monção

Estão oficialmente abertas as inscrições para o concurso “Coca de Edição”, uma iniciativa que convida à liberdade criativa, inovação artística e interpretação contemporânea da emblemática Coca de Monção, figura mitológica profundamente enraizada na identidade cultural do concelho.

Regional 3 Fevereiro, 2026

União de Freguesias de Viana do Castelo lança concurso de fotografia aberto à população

A União das Freguesias de Viana do Castelo (Santa Maria Maior e Monserrate) e Meadela lançou a primeira edição de um concurso de fotografia dirigido a toda a comunidade, com o objetivo de promover o território através do olhar dos seus habitantes.

Regional 3 Fevereiro, 2026

Apoios à mobilidade da CIM Alto Minho entraram ontem em vigor com efeitos a janeiro

O regulamento que estabelece os apoios à mobilidade atribuídos pela Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho aos operadores de transportes entrou ontem em vigor, produzindo efeitos retroativos a 1 de janeiro.

Regional 3 Fevereiro, 2026

Descargas da barragem de Touvedo provocam inundações em Ponte de Lima e Ponte da Barca

As descargas da barragem de Touvedo, em Ponte da Barca, aumentaram o caudal do rio Lima, provocando inundações nas zonas ribeirinhas de Ponte de Lima e Ponte da Barca, situação que continua esta terça-feira a ser acompanhada pelas autoridades.

Regional 2 Fevereiro, 2026

Mercado imobiliário em Viana do Castelo dispara 16,8% em um ano

Os preços das casas em Viana do Castelo registaram uma subida expressiva nos últimos 12 meses. Segundo o índice do portal imobiliário Idealista, em janeiro de 2026 o valor mediano por metro quadrado atingiu 2.233 euros, refletindo um aumento de 16,8% face a janeiro de 2025.

Nacional 2 Fevereiro, 2026

Viana do Castelo lança campanha solidária para apoiar vítimas da tempestade Kristin

O distrito de Viana do Castelo está a promover uma campanha de recolha de bens para apoiar as vítimas afetadas pela tempestade Kristin, que causou vários estragos na região de Leiria. A iniciativa é promovida pelo OLYMPICS4ALL – Desporto/Solidariedade, com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo e da Federação Distrital de Bombeiros de Viana do Castelo.

Regional 2 Fevereiro, 2026

Paredes de Coura celebra fevereiro com cultura, teatro e tradições do Entrudo

Paredes de Coura prepara-se para um fevereiro recheado de cultura, tradições e programação para todos os públicos. O mês começa com o já tradicional Entrudo Sopeiro, mas traz também propostas de teatro, dança, cinema e atividades para famílias e bebés.