Logo
Regional

Viana do Castelo afixa laços em fachadas para sensibilizar contra os maus tratos na infância

10 Abril, 2024 | 15:44
Partilhar
Viana TV
2 min. leitura

Até final do mês de abril, Viana do Castelo tem afixados oito laços azuis nas fachadas de oito serviços públicos, no âmbito da Campanha de Sensibilização contra os Maus Tratos na Infância “Laços que protegem”, da CPCJ em parceria com a Câmara Municipal de Viana do Castelo.

Esta quarta-feira, a vereadora da Coesão Social, Carlota Borges, acompanhada pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Viana do Castelo, expôs um simbólico laço azul na cidade, alertando para a campanha que decorre ao longo deste mês.

Assim, os laços azuis estão expostos nas fachadas da GNR – Guarda Nacional Republicana, edifício Vila Rosa da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Centro Distrital da Segurança Social, Escola Básica da Avenida, edifício dos Bombeiros Voluntários, posto da Polícia de Segurança Pública (PSP), IEFP e no Hospital de Santa Luzia (ULSAM). Também o Museu do Traje está iluminada com tons de azul, à noite, durante este mês.

No final do mês, a 30 de abril, às 10h30, será promovido um “Laço Humano” na Praça da Liberdade, contando com a participação das crianças da Escola Básica da Avenida.

A programação integra a elaboração e distribuição de panfleto de divulgação da CPCJ de Viana do Castelo, bem como a elaboração e distribuição de pulseiras com mensagens sobre os direitos das crianças. A CPCJ disponibiliza ainda fitas azuis à população, para que as mesmas podem ser penduradas nas viaturas e passar a mensagem.

A campanha do laço azul começou nos Estados Unidos da América em 1989, com a homenagem da Avó Bonnie Finney aos seus netos vítimas de maus tratos, tendo um deles morrido de forma brutal por ter sido espancado pela mãe e pelo seu namorado. A avó saiu à rua com um grande laço azul na antena do seu carro a percorrer todos os Estados para que todos a questionassem o porquê da grande fita azul. Usou o laço azul para que ninguém ficasse indiferente às marcas que os maus tratos deixam nos corpos cheios de nódoas das crianças.

Esta campanha expandiu-se para muitos países, incluindo Portugal. No mês de abril, usam-se laços com a fita azul em memória das crianças que morreram vítimas de abusos e maus tratos e também como forma de apoiar as famílias, fortalecer e alertar as comunidades para a sua responsabilidade nos esforços necessários para que todas as crianças do mundo sejam respeitadas, protegidas e amadas.

Com o mesmo intuito, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Viana do Castelo lança a Campanha – “Laços que protegem”, apelando ao envolvimento de toda a comunidade a percorrerem as ruas com o seu laço azul nas suas viaturas. As fitas poderão ser disponibilizadas pela CPCJ, com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo.

A CPCJ é uma instituição oficial, não judiciária, com autonomia funcional que visa promover os direitos e a proteção das crianças e jovens em perigo. Tem como objetivo prevenir ou pôr termo a situações suscetíveis de afetar a sua segurança, saúde, formação, educação ou desenvolvimento integral da criança e jovens.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 7 Dezembro, 2025

SC Vianense vence Mirandela e sobe ao 4.º lugar na Série A do Campeonato de Portugal

O SC Vianense deslocou-se este domingo a Mirandela, ao Estádio São Sebastião, e venceu a equipa local por 3-1, em jogo da 11.ª jornada do Campeonato de Portugal, série A.

Desporto 7 Dezembro, 2025

AF Viana do Castelo empata com AF Viseu na Taça das Regiões

Após uma derrota na primeira jornada frente à Associação de Futebol de Braga, por 1-0, a Seleção da Associação de Futebol de Viana do Castelo conseguiu um empate frente à Associação de Futebol de Viseu, num jogo da segunda jornada da Taça das Regiões, que terminou 1-1.

Internacional 7 Dezembro, 2025

RTP confirma presença no Festival Eurovisão da Canção 2026

A RTP vai participar na edição de 2026 do Festival Eurovisão da Canção, marcada para maio, na Áustria. A decisão surge após alterações nas regras de votação do concurso, aprovadas pela União Europeia de Radiodifusão (UER), que visam reforçar a transparência e a confiança nos resultados.

Desporto 7 Dezembro, 2025

Portugal vice-campeão mundial de futsal feminino na estreia da competição

A Seleção Nacional Feminina de Futsal conquistou este domingo a medalha de prata na 1.ª edição do Campeonato do Mundo, disputado nas Filipinas, após perder por 3-0 frente ao Brasil na final. A equipa orientada por Luís Conceição assinou um percurso notável e regressa a casa com um resultado histórico para a modalidade.

Desporto 7 Dezembro, 2025

Monção e Salvaterra de Miño lançam inscrições para a S. Silvestre Solidária

O Vice-Presidente da Câmara de Monção, Roberto Lameira, e o concelleiro de Desporto de Salvaterra de Miño, Edgar Martinez, apresentaram esta semana a Prova Solidária S. Silvestre, que terá lugar dia 27 de dezembro, com partidas previstas para as 19h00 (Mini S. Silvestre) e 19h30 (prova principal).

Desporto 7 Dezembro, 2025

Juventude Viana ganha ao Infante de Sagres e segue imbatível na II Divisão

A Juventude de Viana continua a viver um arranque de época irrepreensível. Este sábado, no Pavilhão José Natário, a formação vianense somou a nona vitória consecutiva ao bater de forma contundente o Infante de Sagres por 6-0, em partida da 9.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão.

Regional 7 Dezembro, 2025

Vila Nova de Cerveira celebra o Natal com almoço para a comunidade sénior

Vila Nova de Cerveira reuniu cerca de 200 utentes das seis Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho para o tradicional Almoço de Natal. A iniciativa contou com a presença do Presidente da Câmara, Rui Teixeira, e dos vereadores António Quintas e Sónia Guerreiro, num ambiente de grande animação e convívio.