Logo
Regional

Viana do Castelo afixa laços em fachadas para sensibilizar contra os maus tratos na infância

10 Abril, 2024 | 15:44
Partilhar
Viana TV
2 min. leitura

Até final do mês de abril, Viana do Castelo tem afixados oito laços azuis nas fachadas de oito serviços públicos, no âmbito da Campanha de Sensibilização contra os Maus Tratos na Infância “Laços que protegem”, da CPCJ em parceria com a Câmara Municipal de Viana do Castelo.

Esta quarta-feira, a vereadora da Coesão Social, Carlota Borges, acompanhada pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Viana do Castelo, expôs um simbólico laço azul na cidade, alertando para a campanha que decorre ao longo deste mês.

Assim, os laços azuis estão expostos nas fachadas da GNR – Guarda Nacional Republicana, edifício Vila Rosa da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Centro Distrital da Segurança Social, Escola Básica da Avenida, edifício dos Bombeiros Voluntários, posto da Polícia de Segurança Pública (PSP), IEFP e no Hospital de Santa Luzia (ULSAM). Também o Museu do Traje está iluminada com tons de azul, à noite, durante este mês.

No final do mês, a 30 de abril, às 10h30, será promovido um “Laço Humano” na Praça da Liberdade, contando com a participação das crianças da Escola Básica da Avenida.

A programação integra a elaboração e distribuição de panfleto de divulgação da CPCJ de Viana do Castelo, bem como a elaboração e distribuição de pulseiras com mensagens sobre os direitos das crianças. A CPCJ disponibiliza ainda fitas azuis à população, para que as mesmas podem ser penduradas nas viaturas e passar a mensagem.

A campanha do laço azul começou nos Estados Unidos da América em 1989, com a homenagem da Avó Bonnie Finney aos seus netos vítimas de maus tratos, tendo um deles morrido de forma brutal por ter sido espancado pela mãe e pelo seu namorado. A avó saiu à rua com um grande laço azul na antena do seu carro a percorrer todos os Estados para que todos a questionassem o porquê da grande fita azul. Usou o laço azul para que ninguém ficasse indiferente às marcas que os maus tratos deixam nos corpos cheios de nódoas das crianças.

Esta campanha expandiu-se para muitos países, incluindo Portugal. No mês de abril, usam-se laços com a fita azul em memória das crianças que morreram vítimas de abusos e maus tratos e também como forma de apoiar as famílias, fortalecer e alertar as comunidades para a sua responsabilidade nos esforços necessários para que todas as crianças do mundo sejam respeitadas, protegidas e amadas.

Com o mesmo intuito, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Viana do Castelo lança a Campanha – “Laços que protegem”, apelando ao envolvimento de toda a comunidade a percorrerem as ruas com o seu laço azul nas suas viaturas. As fitas poderão ser disponibilizadas pela CPCJ, com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo.

A CPCJ é uma instituição oficial, não judiciária, com autonomia funcional que visa promover os direitos e a proteção das crianças e jovens em perigo. Tem como objetivo prevenir ou pôr termo a situações suscetíveis de afetar a sua segurança, saúde, formação, educação ou desenvolvimento integral da criança e jovens.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Música 2 Dezembro, 2025

Lote of Christmas realiza-se já esta sexta-feira no Club Lote 5

É já esta sexta-feira que o Club Lote 5 recebe o Lote of Christmas, um evento produzido em parceria com a Anémona Sonora.

Regional 2 Dezembro, 2025

Monção lança “Férias Fora de Portas” para crianças durante o Natal

O Município de Monção volta a promover a iniciativa “Férias Fora de Portas”, destinada a crianças da Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico residentes no concelho. O programa de ocupação de tempos livres decorre durante as férias de Natal, oferecendo atividades lúdicas e educativas.

Cultura 2 Dezembro, 2025

Artista vianense conquista primeiro prémio na Bienal do Eixo Atlântico

O docente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo, Acácio Viegas, venceu o Primeiro Prémio da XV Bienal de Pintura do Eixo Atlântico com a obra “Sobre a liberdade de Ser”.

Regional 2 Dezembro, 2025

Monção: Dario Ribeiro apresenta “Fados e Baladas de Coimbra” no Cineteatro João Verde

O Cineteatro João Verde, em Monção, recebe no próximo dia 5 de dezembro o espetáculo “Fados e Baladas de Coimbra – Dario Ribeiro”, um concerto que promete celebrar a música portuguesa através da força e da sensibilidade do fado coimbrão.

Regional 2 Dezembro, 2025

Pastoral do Ensino Superior de Viana do Castelo inaugura “Gabinete de Escuta”

A partir de quinta-feira, 4 de dezembro, o Departamento Diocesano da Pastoral do Ensino Superior de Viana do Castelo inaugura um “Gabinete de Escuta” na Escola Superior de Saúde (ESS) do IPVC, em Viana do Castelo.

Regional 2 Dezembro, 2025

Ponte de Lima lança 16.ª edição do Curso Básico de Internet para Adultos

O Município de Ponte de Lima abriu as inscrições para a 16.ª edição do Curso Básico de Internet para Adultos, uma iniciativa integrada no Serviço de Infoliteracia que visa promover a literacia digital junto da população adulta do concelho. O programa é gratuito e dirigido a todos os munícipes interessados em adquirir ou reforçar competências essenciais no uso da internet e das novas tecnologias.

Nacional 2 Dezembro, 2025

Pedro Pimpão apresenta candidatura à ANMP no congresso de dezembro em Viana do Castelo

Viana do Castelo será o centro das atenções do poder local nos dias 13 e 14 de dezembro, ao receber o congresso eletivo da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), onde será escolhida a nova liderança da organização. É neste cenário que o presidente da Câmara de Pombal, Pedro Pimpão, avança como candidato à presidência da associação.