Logo
Regional

Viana do Castelo adquire 15 autocarros elétricos para assumir serviço de transporte de passageiros urbano

19 Março, 2025 | 10:25
Partilhar
Pedro Xavier
2 min. leitura

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, e a Mota-Engil Renewing, S.A. firmaram dois contratos de aquisição de autocarros elétricos, por lotes, para que o município assuma, a partir de setembro, o serviço público de transporte de passageiros urbano.

Os contratos de aquisição de dois lotes, no valor de 5,124 milhões de euros, para a aquisição de 15 autocarros elétricos ou limpos, indicam que a Mota-Engil Renewing, S.A. tem agora sete meses para entregar os bens objeto do contrato.

O Lote 1, constituído por dez Autocarros Standard (10-12,5m) elétricos, é adquirido por 3.775.182,50€, valor ao qual acresce o IVA à taxa legal em vigor. Já o Lote 2, constituído por cinco autocarros Midi (7-8,5m), é adquirido pelo valor de 1.349.609,75€, acrescido de IVA.

Recorde-se que a candidatura do Município de Viana do Castelo, no valor de 5.605.785,84 euros, para a compra de 17 autocarros, foi uma das onze candidaturas aprovadas no âmbito do PRR. Foi aprovado o financiamento de 11 candidaturas, num total de 90 milhões de euros, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência, que permitem a aquisição de 413 autocarros em todo o país, no seguimento do concurso lançado pelo Ministério do Ambiente e Energia, em concertação com o Ministério das Infraestruturas e Habitação, para a aquisição de autocarros de zero emissões.

O Aviso n.º 01/C21-i12/2024, «Apoio à aquisição de veículos limpos para o transporte coletivo de passageiros», que foi gerido pelo Fundo Ambiental, tem como principal objetivo reforçar o investimento na descarbonização dos transportes públicos e promover uma mobilidade sustentável. Este apoio financeiro permitirá duplicar o número de autocarros de zero emissões no Continente.

“Foi uma decisão tomada com responsabilidade, racionalidade e sustentabilidade. Foi a decisão certa, no momento certo, tomada com todo o rigor”, assumiu, na altura da aprovação da adjudicação, Luís Nobre, mostrando-se satisfeito com o financiamento garantido superior a 5 milhões de euros.

O objetivo é, assim, continuar a prestar o serviço já anteriormente estabelecido com os munícipes, mantendo a rede existente, introduzindo a individualização da linha para Vila Nova de Anha e Cabedelo, com a criação de 2 novas linhas de modo a prestar um melhor serviço aos utilizadores dos transportes públicos e corresponder às suas necessidades e estilos de vida. 

No início deste ano, o executivo municipal aprovou também o projeto de execução e a abertura de concurso público da “Construção de Infraestruturas de Apoio ao Transporte Urbano”, por um valor de 1,293 milhões de euros. A estratégia municipal para o ano de 2025 é a de explorar os transportes públicos urbanos, pelo que se desenvolveu o projeto de execução de infraestruturas de apoio aos transportes, nomeadamente um parque de estacionamento com capacidade para 20 autocarros elétricos e respetivo carregamento elétrico. 

Para a implementação deste serviço, a autarquia aprovou também, em junho do ano passado, a alteração do mapa de pessoal para contratar 25 motoristas, agentes únicos de transportes coletivos da Câmara Municipal de Viana do Castelo.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 11 Abril, 2025

Luís Nobre destaca “profundo respeito pelas tradições” na sua mensagem de Páscoa

Luís Nobre, Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, destaca "profundo respeito pelas tradições" e convida vianenses e visitantes, para as iniciativas que vão decorrer por todo o concelho no âmbito do programa, Páscoa Doce.

Regional 11 Abril, 2025

Valença está a celebra Interculturalidade

Mostra fotográfica de rostos do mundo, leitura de poesias em várias línguas, testemunhos de refugiados em documentário são as atividades que marcam a edição de 2025, da Semana da Interculturalidade em Valença.

Regional 11 Abril, 2025

Caminha é “capital dos automóveis clássicos” este fim de semana 

O concelho de Caminha vai ser, este fim de semana, a capital dos “carros clássicos”. Este sábado, dia12, recebe uma centena de automóveis de diversas marcas. O “Norte Classic 2025”, promete a celebração da elegância dos automóveis clássicos. Para domingo, estão previstos cerca de quatro dezenas de carros Ford Mustang, em grande parte clássicos, mas também modelos mais atuais.  

Nacional 11 Abril, 2025

Renovação do Cartão de Cidadão já pode ser feita através da aplicação do Governo

A renovação do Cartão de Cidadão já pode ser feita através da aplicação gov.pt, que foi lançada em dezembro de 2024, anunciou a Agência para a Modernização Administrativa (AMA).

Internacional 10 Abril, 2025

IPVC conquista 1.º lugar no Festival Nacional de Robótica e garante lugar no mundial no Brasil

A equipa de robótica do Politécnico de Viana do Castelo venceu o Festival Nacional de Robótica 2025, que decorreu de no Funchal, Madeira. Com este resultado, a Robotic@IPVC – equipa do Núcleo de Robótica da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo (ESTG-IPVC) – garantiu a qualificação para o RoboCup, uma competição mundial que reúne, este ano, no Brasil, os melhores projetos e equipas de cada país.

Regional 10 Abril, 2025

Embarcação de recreio vira ao largo da ilha da Ínsua em Caminha

Três tripulantes, de nacionalidade espanhola e com idades compreendidas entre os 25 e os 53 anos, foram resgatados na noite de quarta-feira, 9 de abril, após a embarcação de recreio onde seguiam ter virado ao largo da ilha da Ínsua, em Caminha.

Regional 10 Abril, 2025

Câmara Municipal de Viana do Castelo abre procedimento concursal para motorista de autocarros

A Câmara Municipal de Viana do Castelo tem a decorrer um procedimento concursal comum para constituição de reserva de recrutamento – 2ª reserva de recrutamento – na modalidade contrato de trabalho em funções públicas a termo resolutivo incerto para a carreira de Assistente Operacional - Agente único de transportes, motorista. As candidaturas devem ser apresentadas até 24 de abril de 2025.