O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo marcou presença na sessão de abertura do seminário de valorização das tradições culturais e gastronómicas em torno do rio Lima, “Gastronomia Lima-Limia”, que decorreu no Forte de Santiago da Barra.
A iniciativa aconteceu no âmbito do projeto Fronteira Esquecida Limia-Lima, cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do programa Interreg VA Espanha-Portugal (POCTEP) 2014-2020, e incluiu o seminário na temática da gastronomia, património e turismo de natureza e ainda um almoço com pratos confecionados com produtos característicos e relacionados com o rio Lima.
Luís Nobre participou na sessão de abertura do evento, juntamente com um representante do beneficiário principal, da Diputacion de Ourense. O autarca referiu que a realização de iniciativas e ações para a gestão coordenada dos recursos e itinerários turísticos com base em recursos ambientais e culturais comuns é estruturante para a promoção conjunta de um território.
Indicou que o projeto Fronteira Esquecida Limia-Lima, “ao valorizar as nossas tradições culturais e gastronómicas em torno do rio Lima, está a dar um extraordinário contributo ao turismo, à economia local e à forte cooperação entre o Alto Minho e a Galiza”.
As sinergias encontradas nos parceiros do projeto e a criação de estratégias conjuntas visam proteger, valorizar e conservar o nosso património cultural e natural; promover a eficiência de recursos, a prevenção de riscos e a conservação ambiental; desenvolver e promover o potencial turístico das zonas naturais em torno do rio Lima, preparando o território “para um crescimento sustentável e garantindo um desenvolvimento económico desta região transfronteiriça, que unida e cooperante tem certamente muito mais a ganhar”, indicou Luís Nobre.
O autarca frisou o investimento que o Município de Viana do Castelo tem feito no que concerne ao plano integrado de valorização da Veiga de S. Simão, nomeadamente com um projeto para identificação de valores naturais e culturais e produção de conteúdos para a visitação, que está em conclusão, e as ações de limpeza, arborização e regularização de plataformas de caminhos em terreno natural na veiga, já concluídas. O município tem também desenvolvido ações de recuperação das margens do rio Lima em diversas freguesias, procedendo igualmente à eliminação de infestantes.
O Fronteira Esquecida Limia-Lima, cofinanciado em 75% pelo FEDER em 1,2 milhões de euros, é um projeto destinado a valorizar os recursos naturais e culturais do rio Lima e os seus arredores.
O principal objetivo do projeto é desenvolver uma estrutura de gestão e promoção conjunta que melhore o aproveitamento turístico da área, através de ações que permitam identificar, valorizar e promover de forma coordenada o património natural, cultural e paisagístico das zonas circundantes do rio Lima.
Entre as atividades programadas estão a elaboração de um relato histórico conjunto, a criação de rotas/percursos e a gestão de recursos e serviços para a promoção do destino turístico Limia-Lima através das novas tecnologias.
Os parceiros do projeto são a Deputación de Ourense, chefe de fila do projeto, a Xunta de Galicia, o Governo Espanhol, a CIM Alto Minho, os Municípios de Viana do Castelo, de Ponte de Lima, de Arcos de Valdevez e de Ponte da Barca.
Viana do Castelo acolhe, a partir de hoje, a 14.ª edição do Viana Volley Cup, um dos maiores torneios de voleibol da região. O evento, organizado pelo Clube de Voleibol de Viana, reúne centenas de atletas, treinadores e adeptos, combinando competição e convívio.
A associação ambientalista Zero criticou a CCDR-Norte por ter colocado em consulta pública o plano de gestão do aterro da Valorminho, em Valença, considerando o projeto “ilegal” e um “atentado ao ambiente”.
Doze pessoas morreram e 453 foram detidas por condução com taxa de álcool no sangue considerada crime, nos primeiros oito dias das operações de Natal e Ano Novo realizadas pela GNR e pela PSP.
Viana do Castelo celebra mais um talento desportivo local. A velejadora Luísa Peres, natural da cidade, foi distinguida pelo Comité Olímpico de Portugal com o estatuto de Esperança Olímpica de Vela, após a sua participação no recente Campeonato do Mundo de Seniores, realizado na China.
O Largo das Neves volta a ser, este sábado, 27 de dezembro, ponto de encontro da comunidade com a realização da tradicional Fogueira de Natal. A edição deste ano contará com os DJs Marshall Hall e Pedro Pereira, prometendo uma noite de música, convívio e celebração coletiva.
O distrito de Viana do Castelo está entre os 11 distritos de Portugal continental colocados sob aviso amarelo pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), devido à persistência de valores baixos da temperatura mínima. O aviso estará em vigor entre a meia-noite de 26 de dezembro e as 6 horas de 27 de dezembro, com exceção das localidades junto ao litoral, onde o impacto do frio poderá ser menos intenso.
A Escola Secundária de Monserrate, certificada como EPAS e Escola Embaixadora do Parlamento Europeu, conquistou pela quarta vez consecutiva uma viagem ao Parlamento Europeu, em Estrasburgo, fruto de um ano repleto de atividades educativas, exposições, workshops, encontros nacionais, desafios e concursos.