Logo
Regional

Viana do Castelo acolheu seminário de valorização das tradições culturais e gastronómicas

22 Outubro, 2022 | 0:57
Partilhar
Eduarda Alves
3 min. leitura

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo marcou presença na sessão de abertura do seminário de valorização das tradições culturais e gastronómicas em torno do rio Lima, “Gastronomia Lima-Limia”, que decorreu no Forte de Santiago da Barra.

A iniciativa aconteceu no âmbito do projeto Fronteira Esquecida Limia-Lima, cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do programa Interreg VA Espanha-Portugal (POCTEP) 2014-2020, e incluiu o seminário na temática da gastronomia, património e turismo de natureza e ainda um almoço com pratos confecionados com produtos característicos e relacionados com o rio Lima. 

Luís Nobre participou na sessão de abertura do evento, juntamente com um representante do beneficiário principal, da Diputacion de Ourense. O autarca referiu que a realização de iniciativas e ações para a gestão coordenada dos recursos e itinerários turísticos com base em recursos ambientais e culturais comuns é estruturante para a promoção conjunta de um território.

Indicou que o projeto Fronteira Esquecida Limia-Lima, “ao valorizar as nossas tradições culturais e gastronómicas em torno do rio Lima, está a dar um extraordinário contributo ao turismo, à economia local e à forte cooperação entre o Alto Minho e a Galiza”.

As sinergias encontradas nos parceiros do projeto e a criação de estratégias conjuntas visam proteger, valorizar e conservar o nosso património cultural e natural; promover a eficiência de recursos, a prevenção de riscos e a conservação ambiental; desenvolver e promover o potencial turístico das zonas naturais em torno do rio Lima, preparando o território “para um crescimento sustentável e garantindo um desenvolvimento económico desta região transfronteiriça, que unida e cooperante tem certamente muito mais a ganhar”, indicou Luís Nobre.

O autarca frisou o investimento que o Município de Viana do Castelo tem feito no que concerne ao plano integrado de valorização da Veiga de S. Simão, nomeadamente com um projeto para identificação de valores naturais e culturais e produção de conteúdos para a visitação, que está em conclusão, e as ações de limpeza, arborização e regularização de plataformas de caminhos em terreno natural na veiga, já concluídas. O município tem também desenvolvido ações de recuperação das margens do rio Lima em diversas freguesias, procedendo igualmente à eliminação de infestantes. 

O Fronteira Esquecida Limia-Lima, cofinanciado em 75% pelo FEDER em 1,2 milhões de euros, é um projeto destinado a valorizar os recursos naturais e culturais do rio Lima e os seus arredores.

O principal objetivo do projeto é desenvolver uma estrutura de gestão e promoção conjunta que melhore o aproveitamento turístico da área, através de ações que permitam identificar, valorizar e promover de forma coordenada o património natural, cultural e paisagístico das zonas circundantes do rio Lima.

Entre as atividades programadas estão a elaboração de um relato histórico conjunto, a criação de rotas/percursos e a gestão de recursos e serviços para a promoção do destino turístico Limia-Lima através das novas tecnologias. 

Os parceiros do projeto são a Deputación de Ourense, chefe de fila do projeto, a Xunta de Galicia, o Governo Espanhol, a CIM Alto Minho, os Municípios de Viana do Castelo, de Ponte de Lima, de Arcos de Valdevez e de Ponte da Barca.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 25 Junho, 2026

Viana do Castelo recebe comemorações do 74.º aniversário da Força Aérea a partir de sábado

Viana do Castelo recebe, entre os dias 27 de junho e 5 de julho, as comemorações do 74.º aniversário da Força Aérea Portuguesa, num programa que levará à cidade dezenas de iniciativas destinadas a aproximar a instituição da população e a dar a conhecer a sua missão.

Nacional 25 Junho, 2026

Médicos reforçam apelo à prevenção de acidentes na água durante o verão

A Sociedade Portuguesa de Patologia da Coluna Vertebral (SPPCV) voltou a lançar o alerta para os riscos dos mergulhos em águas pouco profundas ou desconhecidas, numa altura em que milhares de portugueses procuram praias, rios e piscinas para enfrentar as temperaturas mais elevadas.

Internacional 25 Junho, 2026

Luís Nobre leva estratégia de Viana do Castelo à Cimeira Mundial de Líderes Locais e Regionais

O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, está a representar a Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) no Congresso da CGLU – Cimeira Mundial dos Líderes Locais e Regionais, que decorre em Tânger, Marrocos, reunindo mais de três mil responsáveis políticos, autarcas e representantes de instituições internacionais.

Cultura 25 Junho, 2026

Ministra da Cultura inaugura reabilitação da Igreja Matriz de Ponte da Barca

A Ministra da Cultura, Juventude e Desporto, Margarida Balseiro Lopes, presidiu à inauguração das obras de reabilitação da Igreja Matriz de Ponte da Barca, intervenção que representou um investimento de cerca de 350 mil euros e permitiu recuperar um dos mais importantes monumentos do concelho, classificado como Monumento Nacional desde 1910.

Regional 25 Junho, 2026

Parque Aquático do Castelinho reabre para mais uma temporada de verão em Vila Nova de Cerveira

O Parque Aquático do Castelinho reabriu esta quarta-feira, 24 de junho, dando início a mais uma época de verão em Vila Nova de Cerveira. O espaço, de acesso gratuito, volta a receber famílias, crianças e visitantes até meados de setembro, reforçando-se como uma das principais atrações estivais do concelho.

Regional 25 Junho, 2026

Oficina Cultural do IPVC reabre com exposição de Maria João Lousa nas comemorações dos 40 anos

A Oficina Cultural do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) voltou a abrir portas à atividade expositiva com a inauguração da mostra "Um tempo que se abre – Permanecer no olhar, na matéria, na memória", da artista Maria João Lousa.

Regional 25 Junho, 2026

Valença promove “Conversas de Empresários ao Café” dedicada à descarbonização empresarial

O Município de Valença promove esta quinta-feira, 25 de junho, pelas 15h00, nas instalações da CIM Alto Minho, na Avenida Miguel Dantas, a quinta edição das "Conversas de Empresários ao Café", iniciativa que pretende reforçar a ligação entre o tecido empresarial local e incentivar a criação de novas oportunidades de negócio.