O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo marcou presença na sessão de abertura do seminário de valorização das tradições culturais e gastronómicas em torno do rio Lima, “Gastronomia Lima-Limia”, que decorreu no Forte de Santiago da Barra.

A iniciativa aconteceu no âmbito do projeto Fronteira Esquecida Limia-Lima, cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do programa Interreg VA Espanha-Portugal (POCTEP) 2014-2020, e incluiu o seminário na temática da gastronomia, património e turismo de natureza e ainda um almoço com pratos confecionados com produtos característicos e relacionados com o rio Lima.
Luís Nobre participou na sessão de abertura do evento, juntamente com um representante do beneficiário principal, da Diputacion de Ourense. O autarca referiu que a realização de iniciativas e ações para a gestão coordenada dos recursos e itinerários turísticos com base em recursos ambientais e culturais comuns é estruturante para a promoção conjunta de um território.
Indicou que o projeto Fronteira Esquecida Limia-Lima, “ao valorizar as nossas tradições culturais e gastronómicas em torno do rio Lima, está a dar um extraordinário contributo ao turismo, à economia local e à forte cooperação entre o Alto Minho e a Galiza”.
As sinergias encontradas nos parceiros do projeto e a criação de estratégias conjuntas visam proteger, valorizar e conservar o nosso património cultural e natural; promover a eficiência de recursos, a prevenção de riscos e a conservação ambiental; desenvolver e promover o potencial turístico das zonas naturais em torno do rio Lima, preparando o território “para um crescimento sustentável e garantindo um desenvolvimento económico desta região transfronteiriça, que unida e cooperante tem certamente muito mais a ganhar”, indicou Luís Nobre.
O autarca frisou o investimento que o Município de Viana do Castelo tem feito no que concerne ao plano integrado de valorização da Veiga de S. Simão, nomeadamente com um projeto para identificação de valores naturais e culturais e produção de conteúdos para a visitação, que está em conclusão, e as ações de limpeza, arborização e regularização de plataformas de caminhos em terreno natural na veiga, já concluídas. O município tem também desenvolvido ações de recuperação das margens do rio Lima em diversas freguesias, procedendo igualmente à eliminação de infestantes.
O Fronteira Esquecida Limia-Lima, cofinanciado em 75% pelo FEDER em 1,2 milhões de euros, é um projeto destinado a valorizar os recursos naturais e culturais do rio Lima e os seus arredores.
O principal objetivo do projeto é desenvolver uma estrutura de gestão e promoção conjunta que melhore o aproveitamento turístico da área, através de ações que permitam identificar, valorizar e promover de forma coordenada o património natural, cultural e paisagístico das zonas circundantes do rio Lima.
Entre as atividades programadas estão a elaboração de um relato histórico conjunto, a criação de rotas/percursos e a gestão de recursos e serviços para a promoção do destino turístico Limia-Lima através das novas tecnologias.
Os parceiros do projeto são a Deputación de Ourense, chefe de fila do projeto, a Xunta de Galicia, o Governo Espanhol, a CIM Alto Minho, os Municípios de Viana do Castelo, de Ponte de Lima, de Arcos de Valdevez e de Ponte da Barca.
Viana do Castelo recebe, entre os dias 27 de junho e 5 de julho, as comemorações do 74.º aniversário da Força Aérea Portuguesa, num programa que levará à cidade dezenas de iniciativas destinadas a aproximar a instituição da população e a dar a conhecer a sua missão.
A Sociedade Portuguesa de Patologia da Coluna Vertebral (SPPCV) voltou a lançar o alerta para os riscos dos mergulhos em águas pouco profundas ou desconhecidas, numa altura em que milhares de portugueses procuram praias, rios e piscinas para enfrentar as temperaturas mais elevadas.
O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, está a representar a Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) no Congresso da CGLU – Cimeira Mundial dos Líderes Locais e Regionais, que decorre em Tânger, Marrocos, reunindo mais de três mil responsáveis políticos, autarcas e representantes de instituições internacionais.
A Ministra da Cultura, Juventude e Desporto, Margarida Balseiro Lopes, presidiu à inauguração das obras de reabilitação da Igreja Matriz de Ponte da Barca, intervenção que representou um investimento de cerca de 350 mil euros e permitiu recuperar um dos mais importantes monumentos do concelho, classificado como Monumento Nacional desde 1910.
O Parque Aquático do Castelinho reabriu esta quarta-feira, 24 de junho, dando início a mais uma época de verão em Vila Nova de Cerveira. O espaço, de acesso gratuito, volta a receber famílias, crianças e visitantes até meados de setembro, reforçando-se como uma das principais atrações estivais do concelho.
A Oficina Cultural do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) voltou a abrir portas à atividade expositiva com a inauguração da mostra "Um tempo que se abre – Permanecer no olhar, na matéria, na memória", da artista Maria João Lousa.
O Município de Valença promove esta quinta-feira, 25 de junho, pelas 15h00, nas instalações da CIM Alto Minho, na Avenida Miguel Dantas, a quinta edição das "Conversas de Empresários ao Café", iniciativa que pretende reforçar a ligação entre o tecido empresarial local e incentivar a criação de novas oportunidades de negócio.