Viana do Castelo recebeu, na quinta e sexta-feira, o Encontro Nacional de Turismo em Espaço Rural, para analisar os temas do momento para o turismo e, mais propriamente, para o Turismo em Espaço Rural.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou presença na sessão de abertura do evento que aconteceu no Castelo de Santiago da Barra.
Cândido Mendes, Presidente da Associação de Hotéis Rurais de Portugal, indicou que 34% dos empreendimentos de turismo em espaço rural estão situados no Norte do país, pelo que esta região é prioritária para a associação. Apresentou, como principais desafios do setor, a sazonalidade, a escassez de recursos humanos e a eventual perda de identidade, referindo ainda que a internacionalização e a inovação digital são prioridades.
O Presidente da Câmara Municipal garantiu que a “empatia” é a garantia do sucesso da cidade e do concelho vianense em termos turísticos, já que a hospitalidade e o bem-receber dos profissionais do setor são reconhecidos por todos.
Luís Nobre destacou o trabalho da Rede Municipal de Turismo de Viana do Castelo, criada no período pós-pandemia, e que tem permitido ao concelho conquistar distinções, nomeadamente a eleição, em 2024, pela plataforma Booking, de 3ª Cidade Mais Acolhedora do Mundo, e de segunda cidade portuguesa com melhor reputação no setor do Turismo, segundo o estudo RepScore, da consultora OnStrategy.
Já o Presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal, Luís Pedro Martins, garantiu que o setor do turismo “é o único que não abandonou os territórios rurais e que olhou para estes territórios como uma oportunidade e não como uma fatalidade”. “O turismo rural é uma âncora e uma bússola” para o setor do turismo no Porto e Norte, considerou.
A Associação de Hotéis Rurais de Portugal (AHRP) representa o Turismo em Espaço Rural e as unidades com caraterísticas inerentes às tipologias aqui inseridas. Fundada em 2007, a AHRP é uma associação sem fins lucrativos que tem como missão a promoção dos bens e serviços disponibilizados pelos seus associados, a par da atividade turística, na sua dimensão de turismo em espaço rural.
Hoje, assinala-se o 24.º aniversário dos atentados de 11 de setembro de 2001, uma data que mudou o rumo da história mundial.
No próximo dia 18 de outubro de 2025, o renomado DJ Zézé Gonçalves comemorará quatro décadas de carreira em um evento imperdível no Club LT5, localizado na Alameda 5 de Outubro, Marina de Viana, Viana do Castelo. A festa promete abrir suas portas às 23h00 e se estender até às 06h00, celebrando a trajetória de um dos DJs mais influentes da cena musical do norte de Portugal.
Celebra-se hoje o Dia Nacional do Bombeiro Profissional, uma data de profundo simbolismo e de reconhecimento do papel insubstituível que os bombeiros desempenham na proteção das comunidades e no serviço público diário.
O traçado da linha de alta tensão Ponte de Lima–Fontefria (Galiza), promovida pela REN – Rede Elétrica Nacional, sofreu alterações no concelho de Monção, com 16 novas localizações de apoios ao longo de cerca de oito quilómetros. O novo Estudo de Impacto Ambiental (EIA) encontra-se em consulta pública até ao dia 17 de outubro, através do site da Agência Portuguesa do Ambiente (APA).
A Biblioteca Municipal de Viana do Castelo acolhe este sábado, 13 de setembro, pelas 15h00, a apresentação oficial do livro “Cidadania Ativa – Riscos, Prevenção e Ação”, da autoria de André Morais.
A Polícia Judiciária (PJ), através da Diretoria do Norte, deteve esta quarta-feira, em Matosinhos, uma mulher, de 44 anos, indiciada pela prática de vários crimes de burla qualificada e de branqueamento, através do esquema fraudulento vulgarmente conhecido por "Olá pai, Olá mãe".
Viana do Castelo vai receber no próximo dia 16 de setembro, às 18h00, a sessão de abertura do ano letivo 2025/2026 da Academia Sénior do CER – Centro de Estudos Regionais. A cerimónia terá lugar na Sala de Espetáculos da Sociedade de Instrução, Recreio e Social Areorense (SIRSA).