O Centro de Congressos Francisco Sampaio - Castelo Santiago da Barra acolheu esta sexta-feira e sábado a 3ª edição do curso de endoscopia com transmissão em direto Live SPED, promovido pela Sociedade Portuguesa de Endoscopia Digestiva e pela Unidade Local de Saúde do Alto Minho.
Ao longo de dois dias, profissionais de todo o país estiveram em Viana do Castelo para uma jornada de formação intensa com
transmissão de endoscopia ao vivo a partir do serviço de gastrenterologia da ULSAM.
Na sessão de abertura do curso, o Vereador da Promoção da Saúde da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Ricardo Rego, considerou que este “é um curso inovador que mostra aquilo que de bom se está a fazer a nível do país e concretamente a nível do concelho de Viana do Castelo”. O vereador realçou ainda que “as parcerias entre instituições são fundamentais, não faz sentido as instituições estarem viradas para si mesmas”, destacando a parceria entre a ULSAM e os municípios da região “para melhoria dos espaços de saúde e para o desenvolvimento de projetos”.
Ricardo Rego indicou que “garantimos já meio milhão de euros de investimento em equipamentos de saúde de proximidade”, assegurando que, neste momento, a autarquia está a financiar a construção da Unidade de Saúde Familiar da Meadela,
empreitada adjudicada por 2,2 milhões de euros.

O Presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM), Franklim Ramos, indicou que “as sociedades científicas, e neste caso a Sociedade Portuguesa de Endoscopia Digestiva, são sociedades vivas que trabalham a
constante atualização nas competências médicas”, considerando que “a telemedicina, a inteligência artificial e o ‘machine learning’ vão revolucionar todas as áreas, nomeadamente a gastrenterologia”.
Já a Diretora Clínica da ULSAM, Cristina Roque, explicou que esta terceira edição do curso de endoscopia com transmissão em direto, com sessões teóricas e práticas, é uma oportunidade ímpar já que “existem cerca de 400 gastrenterologistas a praticarem endoscopia digestiva em Portugal e esta possibilidade de partilha de saber e conhecimento constitui-se como um momento privilegiado que estimula a prática e incentiva o treino”.


A banda Bela Trama, natural de Viana do Castelo, protagonizou um momento singular ao atuar em pleno deserto do Saara, nas imponentes dunas de Erg Chebbi, em Merzouga (Marrocos).
Ponte da Barca inaugurou a exposição de Velas de Natal, que pode ser visitada nos Paços do Concelho até ao início de janeiro de 2026. A iniciativa resulta de um desafio lançado pelo Município à comunidade e reúne trabalhos de escolas, IPSS, APPACDM e população em geral.
Viana do Castelo encerra este sábado, 13 de novembro, o título de Capital da Cultura do Eixo Atlântico com uma cerimónia especial no Teatro Municipal Sá de Miranda, marcada para as 21h00.
A Igreja de São Domingos, em Viana do Castelo, será palco, no próximo dia 6 de janeiro de 2026, da tradicional “Adoração dos Reis Magos”, um dos momentos mais emblemáticos das celebrações natalícias no concelho. O evento está marcado para as 21h30 e promete voltar a encher o templo de público.
A Liga Feminina Placard está de volta este sábado, 13 de dezembro, após a longa paragem motivada pela realização do Mundial de Futsal Feminino. O Pavilhão Municipal José Natário volta a ganhar vida às 18h00, com um dos jogos mais aguardados da jornada: o vice-campeão Santa Luzia recebe o atual campeão nacional Nun’Álvares.
O Teatro Municipal Sá de Miranda recebe, nos próximos dias 26 e 27 de dezembro, o espetáculo “Baião d’Oxigénio”, com início marcado para as 21h00. João Baião promete levar ao palco uma mistura de música, humor e emoção, numa produção pensada para toda a família.
A Praça da República, no centro histórico de Viana do Castelo, recebe este sábado, às 15h00, o tradicional Feirão do Mel, uma iniciativa gastronómica promovida pela Associação dos Grupos Folclóricos do Alto Minho. O evento promete animar a cidade e atrair visitantes interessados em conhecer e adquirir mel de qualidade para o inverno.