No próximo dia 30 de maio, entre as 10h00 e as 12h30, a Sala Couto Viana da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo recebe uma sessão de esclarecimento sobre o Programa de Reordenamento e Gestão da Paisagem (PRGP) de Entre Minho e Lima, que está em discussão pública.
Será realizada uma sessão de lançamento dos trabalhos que visam a aprovação deste instrumento, de forma a garantir um estreito envolvimento com os agentes territoriais visados.
Pretende-se, nesta sessão, apresentar o alcance do PRGP de Entre Minho e Lima, partilhar informação sobre os trabalhos em curso e auscultar as entidades e atores intervenientes neste território, para que, atempadamente, possam participar na conceção das soluções que vierem a ser adotadas.
O Programa de Reordenamento e Gestão da Paisagem de Entre Minho e Lima (PRGP-EML) tem por objetivos promover a transformação da paisagem no sentido de uma maior resiliência aos fogos rurais, dotando os territórios com mais atividades económicas ligadas aos seus recursos naturais e maior equilíbrio do ponto de vista da sua biodiversidade e capital natural.
Da iniciativa da Direção-Geral do Território, a conceção do PRGP de Entre Minho e Lima contou com o estreito envolvimento das autarquias, das entidades da administração central e dos atores locais, num processo de construção coletiva.
A discussão pública é uma oportunidade para consolidar a reflexão, debate e concertação entre a comunidade técnica, científica e sociedade civil. É esperada a recolha de contributos sobre as soluções da proposta e sobre as novas formas de gestão da paisagem que preconiza.
Os documentos para consulta encontram-se em https://participa.pt/pt/consulta/programa-de-reordenamento-e-gestao-da-paisagem-de-entre-minho-e-lima e podem também se consultados nos Serviços de Atendimento ao Público (SAM) na Câmara Municipal de Viana do Castelo.
No decurso do período de discussão pública, até 16 de junho, os interessados podem apresentar as suas observações e sugestões, na forma escrita, preferencialmente através do Portal PARTICIPA, no link acima indicado.
O Centro Paroquial e Social de Lanheses (CPSL) foi distinguido como um dos 10 finalistas da 16.ª edição do Prémio Manuel António da Mota, com o projeto Elisa – Assistente Virtual de Apoio às IPSS.
A Polícia de Segurança Pública (PSP) apreendeu 52 armas em estabelecimentos de ensino durante o ano letivo 2024/2025, no âmbito do Programa Escola Segura (PES). Os dados provisórios, divulgados na segunda-feira, revelam ainda um total de 3.887 ocorrências registadas, o que representa uma diminuição de 3,9% face ao ano letivo anterior.
O DJ e produtor português Mizzy Miles vai atuar esta sexta-feira, dia 12 de setembro, no palco da Liberdade, no âmbito do Festival Viana Bate Forte, um dos maiores eventos culturais do Alto Minho.
Em setembro, a plataforma Mamãs Sem Dúvidas, criada pela BebéVida, vai realizar sessões virtuais gratuitas destinadas a grávidas e famílias que queiram esclarecer dúvidas e aprofundar conhecimentos sobre as diferentes fases da maternidade.
Enquanto grande parte do país se prepara para uma subida significativa das temperaturas no fim de semana, o Minho deverá escapar ao calor mais intenso, mantendo-se com valores mais moderados e céu nublado, especialmente nas zonas costeiras.
A contagem decrescente já começou para mais um dos momentos altos do Festival Viana Bate Forte, que promete encher a cidade de música, energia e emoção. No próximo sábado, dia 13 de setembro, às 23h00, a banda Todagente sobe ao Palco da Erva (Praça da Erva) para um concerto com entrada totalmente livre.
A tauromaquia volta a marcar presença nas Feiras Novas de Ponte de Lima, com uma corrida de touros agendada para domingo, 14 de setembro, às 18h00, no Picadeiro Grande da Expolima. O espetáculo integra o programa oficial das Feiras Novas que acontecem este ano entre 10 e 15 de setembro.