Viana do Castelo está “de braços abertos” para acolher as comemorações oficiais do Dia do Exército, que acontecem, pela primeira vez na cidade, entre os dias 24 e 29 de outubro. Cerca de 1.200 os militares e 170 viaturas vão marcar presença nestes dias, com atividades que acontecem um pouco por toda a cidade.
As celebrações integram uma programação extensa, entre cerimónias militares, demonstrações, exposições, homenagens, concertos, apresentações de livros, corridas solidárias e atividades diversas junto da comunidade.
Em conferência de imprensa de apresentação do programa, o Chefe do Estado-Maior do Exército (CEME), General Eduardo Mendes Ferrão, explicou que o Exército “tem tradição de celebrar o seu dia nas capitais de distrito” e que a escolha recaiu sobre Viana do Castelo por causa “da beleza da cidade, da simpatia das gentes de Viana e do acolher de braços abertos e de forma incondicional do Município de Viana do Castelo tem demonstrado”.
“Estou certo que será um enorme sucesso para Viana do Castelo e para o Exército”, vaticinou o general, explicando que os militares e todo o dispositivo destacado para estas comemorações “vão permitir dar a conhecer melhor o que é o Exército, o seu passado, a sua história e a sua cultura, mas mostrando também o presente, aquilo que o Exército é e faz”.
Todas as atividades são abertas à comunidade, tendo o Chefe do Estado-Maior do Exército afirmado que estes dias em Viana do Castelo são uma forma não só de demonstrar o que é o Exército aos mais jovens, mas também “uma oportunidade de encontro com os antigos combatentes”.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, valorizou igualmente “o reencontro da comunidade vianense com uma entidade de prestígio como é o Exército”. “É uma honra e um privilégio podermos receber esta experiência única e estou certo de que teremos uma simbiose perfeita entre os objetivos do Exército e o acolhimento da cidade a estas comemorações”, afirmou.
O autarca disse mesmo que Viana do Castelo “estava desejosa de poder receber estes dias” e que os vianenses “estão expectantes”.
O programa do Dia do Exército arranca no dia 24 de outubro com a Cerimónia de Evocação e Homenagem a D. Afonso Henriques na Igreja de Santa Cruz, em Coimbra.
Pelas 16h00 do primeiro dia, acontece a inauguração da Expo Exército 2023, na Praça do Eixo Atlântico, seguida da apresentação do livro “D. João I e o Exército”, na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, às 17h00, e da inauguração da exposição “D. João I”, nos Antigos Paços do Concelho, às 18h00, seguida da inauguração da exposição “In Tempo Real”, no mesmo espaço.
Dia 25 de outubro, às 11h00, demonstração de inativação de engenhos explosivos no Jardim da Marina e, às 15h00, demonstração cinotécnica no mesmo local. O Centro Cultural de Viana do Castelo acolhe um concerto de Música de Câmara às 18h00.
A 26 de outubro, o programa inclui abertura da Exposição Tecnológica no Centro Cultural, às 11h00, e demonstração de capacidade de armas químicas no Jardim da Marina, pela mesma hora. De tarde, às 14h00, o Instituto Politécnico de Viana do Castelo é palco do Seminário Perspetiva de Género. O Jardim da Marina recebe novamente demonstração cinotécnica a partir das 15h00 e o Centro Cultural um concerto de Música de Câmara, às 18h00. Nessa noite, a Praça da Liberdade é palco de um Concerto Jovem, às 22h00.
Nessa noite, às 23h55, o Jardim da Marina recebe salto de paraquedistas noturno e às 23h59 haverá fogo de artifício.
A 27 de outubro, às 9h00, a Biblioteca Municipal recebe o Seminário “A Modernização da Guerra”. Nessa tarde, às 17h00, Cerimónia de Homenagem aos Mortos no Largo 9 de Abril, seguida de Homenagem ao Batalhão de Caçadores Nº 9, no mesmo local. Na noite de 27 de outubro, a Praça da Liberdade recebe o Concerto da Orquestra Ligeira do Exército.
A 28 de outubro, às 10h00, acontece a Corrida Solidária e atividades “SUPERA” na Praia Norte. Para as 12h00, está agendado o Descerramento de placa do Exército na Praça do Eixo Atlântico. O Rio Lima acolhe, nessa tarde, às 15h00, Demonstração Operacional e, às 16h00, o Pavilhão Municipal José Natário recebe o Sarau Gímnico e Musical. Às 18h00, o Teatro Municipal Sá de Miranda acolhe o Concerto da Banda Sinfónica do Exército.
No último dia, 29 de outubro, às 11h00, Missa de Ação de Graças e Sufrágio no Santuário da Senhora da Agonia. Às 12h00, o Campo d’Agonia recebe a Cerimónia Militar e, às 17h00, dá-se o encerramento da Expo Exército no Forte Santiago da Barra.
O humorista vianense Hugo Soares vai apresentar o seu mais recente espetáculo de stand-up comedy, “em Honra de”, em várias freguesias do concelho de Viana do Castelo. A iniciativa conta já com 12 datas agendadas em 12 freguesias diferentes, sendo o primeiro espetáculo marcado para 3 de janeiro, no Centro Cultural de Outeiro.
A árbitra Filipa Cunha, filiada na Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC), foi promovida à Primeira Categoria de Arbitragem da UEFA, por decisão do Comité de Arbitragem do organismo europeu. A promoção entra em vigor a partir de 1 de janeiro de 2026.
A freguesia de Miranda, em Arcos de Valdevez, voltou a acolher, no primeiro fim de semana de dezembro, a tradicional matança do porco, organizada pela Associação Cultural, Recreativa e Desportiva local. A iniciativa, em vigor desde 2016, procura manter viva uma prática histórica da comunidade rural e reforçar os laços familiares e comunitários.
Portugal saiu vitorioso das negociações europeias sobre as quotas de pesca para 2026, garantindo resultados que trazem estabilidade e previsibilidade para os pescadores nacionais. O destaque vai para o bacalhau, com mais 800 toneladas asseguradas nos grandes bancos da Terra Nova, no Canadá.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou um aumento de 25% nos apoios financeiros destinados às Juntas de Freguesia do concelho.
O espetáculo Circo Mágico de Natal, previsto para o próximo dia 20 de dezembro, no Centro Cultural de Viana do Castelo, foi cancelado por motivos de força maior, anunciou a organização, Cardinali Live Entertainment.
A Câmara Municipal de Caminha aprovou por unanimidade uma recomendação ao Governo para a instalação de uma estação salva-vidas no concelho, na sequência dos recentes naufrágios em Moledo e ao largo de Aveiro que afetaram a comunidade piscatória local.